Tuesday, July 26, 2011

Uma letra, um pensamento ... e um desafio...



Todos caminhos trilham pra a gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu
Eu ligo no sentido de meia verdade
Metade inteira chora de felicidade...

  (excerto da composição "Tudo é Diferente")

Olá pessoal, tudo bem? Sabe aqueles dias em que estamos mais ligados, atentos a sons? Pois é, ontem tive um dia desses.Quando estava a caminho de casa, ouvi essa bela composição da talentosíssima menina Maria Gadú por três vezes.

Na terceira vez, como estava num trânsito super engarrafado, me liguei na letra para aliviar minha irritação. E  não é que acabei por descobrir que há nela (na letra) uma figura de linguagem que aprendemos na vida escolar.Isso não saiu do meu pensamento.:)

De repente, muitos já  devem até  ter observado ... e eu ,como sou desligada, estou aqui incorporando Cristóvão  Colombo.:)




 E aí, já descobriram?  :)  Tá feito  o desafio. Quem acertar ganha uma Nha Benta :)

Um beijo

Lau




E.T.

Adorei  o carinho que recebi dos amigos por ocasião do meu "niver". Foi muuuito bom!!!

Muito obrigada!

+ Bjsss



Aqui pode-se conhecer o trabalho da cantora Maria Gadú.

Imagem: Bridge, by Pixdaus



___________________________________________________________________________________

 Resposta do desafio (frustrado)  [rs] 

A figura de linguagem que a composição mostra é uma figura de pensamento,(subdivisão das figuras de linguagem) que se chama  "antítese" e consiste no uso de termos contrários, de palavras que se opõem  pelo sentido.
   
Ex.: Maria Gadu canta : "dia/e noite"; " metade/inteira" / você passa/eu paro...e outros...

  Bjossss

 

Friday, July 22, 2011

Sobre almas desencontradas...


 Deram-me um corpo, só um!
Para suportar calado (a)
Tantas almas desunidas
Que esbarravam umas nas outras,
De tantas idades diversas;
Uma nasceu muito antes
De eu aparecer no mundo,
Outra nasceu com este corpo,
Outra está nascendo agora,
Há outras, nem sei direito,
São minhas filhas naturais,
Deliram dentro de mim,
Querem mudar de lugar,
Cada uma quer uma coisa,
Nunca mais tenho sossego,
Ó Deus, se existis, juntai
Minhas almas desencontradas.

(Murilo Mendes)




Queridos amigos

 Muitas vezes reclamamos tanto da vida...da nossa vida. São tantas dificuldades, tombos, decepções, "dúvidas"(não necessariamente nessa ordem) pelas quais passamos que esquecemos de agradecer, de celebrar a vida que recebemos .
E hoje estou aqui para dizer que amanhã estarei celebrando mais um ano de vida.
Deus me livre de não receber, sequer, um parabéns.:)
Terei que correr para o divã.:)
Gosto, gosto mesmo, adoro fazer aniversário -assumo- embora atualmente bata uma tristeeeeeza nessa data.
Lembro que não tenho mais meus pais.Viraram estrelinhas.
  E o tempo hoje está fechado, começa a chover aqui no Rio. 
Vamos ver se amanhã o céu fica estrelado...
  Meu pai me ligava dezenas de vezes no dia do meu niver para me dar "parabéns".
Foi ele quem me acostumou a esse ritual.
Snif...


Um beijo

Bom fim de semana!

Lau

 






  


Fonte: Poema "Choro do Poeta Atual", de Murilo Mendes in AS METAMORFOSES- RJ-Editora Ocidente_RJ .

Murilo Mendes,(link) foi  um dos mais importantes poetas brasileiros e quem disse:" sem esperança não surge o inesperado". 

Imagem sequestrada do pintor vietnamita Duy Huynh, autor de  lindos trabalhos surrealistas. Quem quiser conferir é só dar uma passada pelo seu website que fica aqui.

Tuesday, July 19, 2011

Pra não envelhecer...



...Água da fonte
Cansei de beber
 Pra não envelhecer...

(excerto da composição Sapato Velho)
                                              








Sapato Velho, de Mu - Claudio Nucci - Paulinho Tapajós) na voz do  Grande Roupa Nova (link)
Imagem: "Thirsty bird".


 
 Notinha da autora :  :)

 Sincronicidade ou coincidência, o amigo e poeta - super gentil, Everson, 
do blog /http //olivrodosdiasdois.blogspot.com/,ao comentar o post anterior citou a música de hoje, que já  estava escalada há dois dias para ser publicada,como uma de suas preferidas.Achei super interessante essa coincidência ou sincronicidade. O assunto sincronicidade sempre me despertou curiosidade.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo  o livro"Sincronicidade- Um princípio de Conexões", que pode ser encontrado nesse site. Vale a pena ler a sinopse.

 Um beijo e vida que segue...de Roupa Nova (literalmente...)

Lau

Sunday, July 17, 2011

Com "Roupa Nova "


Se você vê estrelas demais
Lembre que um sonho não volta atrás... :) 

        (Excerto  da composição "Anjo",
de Renato Correa -Dalto e Claudio Rabelo)
                                                           
( A todos que sonham...)



Durante essa semana estarei de Roupa Nova. :) (??????)

 Um beijo e bom domingo!

"Até mais tarde" :

Lau



 E.T. 

Lá se vão três anos após a pesquisa sobre sonhos,(link) mas, para não fugir à regra e porque achei super interessante, quis dividir com os meus "sonhadores". :)


L.M.





 Imagem: Nightsky and Sunrise, by zzanigifs -Pixdaus. Exaustivamente mexida para ter seu tamanho reduzido.Tudo em vão...Sorry, não consegui.

Friday, July 15, 2011

Sobre o viver... e afazeres...



Décimas
 (autobiografia en verso)

Eu não protesto por mim
Porque sou muito pouca coisa,
Denuncio porque para a sepultura
Vai o sofrimento do mendigo.
Ponho Deus por testemunha
Que não me deixe mentir,
Não é preciso sair
Um metro fora de casa
Para ver o que aqui nos passa
E a dor que é o viver.

(Violeta Parra)


Violeta Parra encerra seu poema falando sobre a dor que é viver.Realmente, a vida muitas vezes machuca. O que se vê por esse mundo afora não é brincadeira. Mas, por outro lado, ela (a vida ) é bonita... é bonita... e é bonita ...já dizia o cantor e compositor Gonzaguinha- no que também concordo.

E mesmo com  toda essa beleza, ela (a vida) nos imprime uma rotina de afazeres de tal forma, que deixamos de  fazer muitas outras atividades que também nos dão prazer, como, por exemplo, alimentar/atualizar um blog. Ficou meio enrolado o que quis dizer, mas acho que vocês me entenderam.:)

Desculpem a minha ausência. A partir de hoje vou fazer das tripas coração para atualizar o blog de três em três dias. 

O meu obrigada aos amigos que me visitam e,principalmente,àqueles que deixam seus comentários gostosos, poéticos, delicados e divertidos.:)
Um beijo e bom fim de semana!

Lau

 
 
Para saber mais sobre Violeta Parra , é só clicar aqui.
 
Aproveitando,quem quiser saber sobre os  5º Jogos Mundiais Militares do CISM 2011, que  acontecem na cidade do Rio de Janeiro, é só clicar aqui .

 Imagem by  Tumblr.

Monday, July 11, 2011

Sobre Chicago...


Há dois anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou o presidente Barack Obama na escolha do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016 numa eleição em Copenhague, onde o apoio de Obama a Chicago acabou mal.O Rio desbancou Chicago, Tóquio e Madri e foi escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. (link)

A primeira eliminada, para surpresa geral, foi Chicago.Na ocasião, vibrei (link) com a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016. E por vários motivos: por ser uma carioca da gema; por ter, na época, parte do meu sangue no projeto; ser brasileira e acreditar no meu país e, por conseguinte, na minha cidade.


Mesmo com a torcida de alguns do "contra", acabamos por derrubar- no sentido desportista- Chicago, a maior cidade do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que fez parte do roteiro das minhas recentes miniférias. 

Com cerca de 2,7 milhões de habitantes, Chicago é a cidade mais populosa da região Centro-Oeste e a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos depois de Nova York e Los Angeles.
 
                                                                  (chegada à cidade)
 A parte mais central da cidade fica em torno do que é conhecido como The Loop, onde estão as melhores atrações turísticas. Sua principal rua é a Michigan Avenue, onde está o melhor do comércio e as grande lojas de departamento, como Nike, Gap, Banana Republic etc. Do jeito que as coisas estão ficando caras no Brasil, principalmente, no Rio, até que dá para fazer boas compras nessas viagens. Acreditem.

Chicago possui  mais de 50 museus espalhados pela cidade.Entre eles, o Museu de Arte Contemporânea, Planetário, Aquário, Museu da Criança, Museu da Ciência e Indústria, Museu de História, e o Museu da História Natural.
                                                                                              


No caminho para Chicago nem de longe poderíamos imaginar o clima  que encontraríamos. O calor (40º) )de Saint Louis, (Missouri) por onde passamos antes, foi caindo bruscamente. E ao chegarmos à grande Chicago encontramos uma temperatura muito baixa, gélida,completamente diferente das que são comuns na estação atual. Foi uma supresa tão grande que houve necessidade de se correr atrás de mais agasalhos.
(Na  foto abaixo, as trê mosqueteiras morrendo de frio. E uma transeunte que passava na hora)



 Logo que avistei o Soldier Field, (fotos abaixo) o estádio da cidade,a casa do time de futebol americano Chicago Bears, lembrei do nosso Maraca.O estádio já recebeu  cinco jogos da Copa do Mundo de 1994 e quatro  da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999. Também foi utilizado nos Jogos Pan-americanos de 1959. E, como se pode observar, não se compara, nem de longe, com o Maracanã,(link) no Rio de Janeiro.
 (clique para ampliar)
Apesar do trânsito de Chicago operar com sistema inteligente e as ruas de Chicago serem bem organizadas, também podem ser vistos engarrafamentos. Outro ponto que me chamou a atenção foi a numeração das ruas.Em cada esquina se vê uma numeração diferente. A cidade é dividida em forma de cruz.Não dá pra se perder. Só confunde um pouco o visitante.

Pertinho do lago Michigan há  muitos barcos oferecendo passeios turísticos. Alguns oferecem jantar a bordo e são um ótimo programa para casais românticos. Outros acompanham parte do rio Chicago e cruzam o coração da cidade mostrando alguns dos pontos mais famosos da região.
                                                                  (foto retirada da web) 
Esses passeios são recomendados no verão,quando as temperaturas costumavam ser super agradáveis. Disse costumavam porque pude constatar a instabilidade/irritabilidade da natureza com os estragos que o homem vem causando. Como contei anteriormente, peguei um frio do cão em Chicago e no dia 15 de junho, ou seja, em pleno verão.

Um outro programa para os brasileiros que passam por Chicago é curtir (pra quem aprecia) uma carnezinha esperta na Churrascaria Fogo de Chão, que emprega muitas pessoas do sul  e do sudeste do  Brasil.O frio estava tão forte que a tradicional cervejinha(para quem também aprecia ) foi substituída por um delicioso vinho.

E como todos sabem que  bebida alcóolica- mesmo que seja só um pouquinho- não combina com direção, o jeito foi desembolsar alguns $ para o táxi.:)

Quem vive em Chicago diz que não troca esta cidade por lugar algum do mundo, como diz a letra  da canção de Frank Sinatra (abaixo) que leva o nome da cidade. Embora tenha gostado muito de passar por Chicago, não trocaria (jamais) pelo meu Rio de Janeiro.Não mesmo.. :)


Aí está minha passagem por Chicago, como alguns amigos pediram que eu contasse.Procurei resumir ao máximo, pois  tenho soltado a língua /os dedos. E dessa vez não foi diferente. Sorry. :)

LM.



  E.T.

No próximo dia 13 comemora-se o Dia  Mundial do Rock e é em Memphis que fica Graceland, considerada a residência oficial de Elvis, o Presley, o inesquecível rei do rock. :) Sou  fanzoca, de carteirinha, de Elvis.Dessa vez não visitei Memphis.

Aqui no Rio a comemoração foi anteciapda pra hoje. Quem quiser conferir a programação  é só dar uma passadinha nesse site: http://www.blogger.com/goog_691106816

O "fog"(neblina) que aparece em algumas fotos mostra a instabilidade do tempo.E algumas dessas fotos foram feitas de dentro do carro ...e em movimento, daí  a péssima qualidade.



Um beijo e boa semana .

Lau

Thursday, July 7, 2011

Degustar, ler e ouvir...


LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!

(Cecília Meireles)

Pedi ajuda à maravilhosa poetisa (às favas com o feminismo linguístico) Cecília Meirelles, para conversar sobre a minha surpreendente fase doméstica. Em outras palavras: curtir uma cozinha.Essa parte da casa que, no passado,as mulheres ficavam horas e horas para fazer um prato diferente.E hoje em dia, num piscar de olhos, não só as mulheres como também os homens podem fazer mil pratos, rapidamente e deliciosos.

Com o  tempo lusco-fusco no Rio de Janeiro, um friiiiiio gostoso, um apetite daqueles para sobremesas - e a pedidos- decidi ontem à noite dar uma de "chef".

Meu objetivo era fazer um cupcake ...adaptado.Virou um desafio fazer o bolinho.O jeito foi botar a mão na massa (depois de devidamente lavadinhas,)link e partir para realizar o feito com a ajuda  de um grande amigo:o microondas.

Vale lembrar que há 12 meses, como o tempo passa, tive a mesma vontade e me aventurei a "confecionar" a obra abaixo.Cheguei a publicar um post  sobre o assunto aqui.Na primeira tentativa pintou um “excessozinho”de massa (visível na foto). Mas dizem que alguns excessos fazem parte da vida e de fases ... Nem dei bola.


Hoje, com mais experiência no assunto, :) tenho o prazer de apresentar minha nova produção.Agora entendo o prazer de Picasso ao concluir suas obras.Se bem que o bolinho dessa vez está meio murchinho,dá pra notar. A causa  dessa aparência foi a falta de açúcar, substituído por adoçante.É a famosa e hipócrita culpa...

Só não fiz a calda como recomenda a receita.Fiz um brigadeiro de panela (uni o útil e engordativo ao agradável) e decorei o pseudo cupcake com MMs(enooormes) por falta dos menores no momento.


O importante é que a dona das mãozinhas fofinhas que seguram a "obra prima",na foto acima com unhas da cor do céu, degustou e aprovou.

Confesso que também vibrei quando o bolinho ficou pronto. Lembrei de um livro que li há muito tempo: "O Valor Das Pequenas Coisas", de Roque Schneider.As pequenas coisas, ao contrário do que muitos (não pensam) também trazem alegria e felicidade.(sem clichê).

Deixo o caminho das pedras para quem quiser se aventurar na empreitada. É só dar uma olhadinha nesse  vídeo que sequestrei do Youtube.


Seguindo o título do post, aí vai uma dica literária: "Um Dia", de David Nichols.Um clássico moderno, com uma história romântica ,cativante (quem não gosta de ser cativado (a) /cativar) e inteligente ( o que  todos nós somos). :)

-----------------
Aqui está uma (pequena) sinopse do livro:
Os personagens se conheceram em 15 de julho de 1988.Mas eles sabiam que depois da formatura  ambos trilhariam caminhos diferentes.Só que depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e os dois levam vidas isoladas,vidas diferentes de que sonhavam ter. Ao longo  dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento dos dois são narrados, um por ano, e interessante, todos no mesmo dia:15 de julho.

O livro é  fenômeno editorial no Reino Unido. A Editora é a Intrínseca e o roteiro foi adaptado para o cinema pelo próprio autor.


  ----------------

Finalizando -já era sem tempo- para ouvir, deixo como sugestão essa maravilhosa composição de Tom Jobim, na voz do também maravilhoso TOQUINHO. A-do-ro...os dois !!

 

 Um beijo e bom fim de semana para todos os amigos que passam por aqui.

Lau



E.T.  
Sorry pelo post mix de hoje. Deu vontade, fiz. Estou nessa fase...de fazer o que me dá vontade e o que  me deixa bem. Aconselho o mesmo aos amigos. :)

Muito obrigada pelos comentários super gentis no post da minha viagem. Dei um time nas viagens,cansa um pouco, não é? Em outro post conto mais novidades das miniférias. :) + 1 bjo.:)





 Imagem:  Portrait de Françoise- Picasso-(link) 20 de maio de 1946 .
Cecília Meireles, (link) Poetisa, professora e jornalista .
Tom Jobim  e Toquinho,(links) grandes compositores brasileiros.

Monday, July 4, 2011

Saint Louis

Olá amigos, aí vai mais uma cidade por onde passei, mais uma vez, nas minhas recentes férias: Saint Louis, no  Missouri. Desculpem o post enooorme, resumi ao " máximo". Juro.:)

Meu querido e saudoso pai não perdia um filme de faroeste.Aqueeeeles que mostravam caravanas, mocinhos, emboscadas, índios,lutas contra foras-da-lei (se bem que até hoje se encontram essas espécies) e todos todos os tipos de intempéries.Pois é, era a partir de St. Louis que saíam essas caravanas com o objetivo de colonizar as distantes terras americanas,segundo a história.

Quem chega à cidade é saudado pelo imenso arco de concreto e aço, o GateWay Arch,como os americanos chamam, que passou a ser o símbolo principal da cidade. A ideia da construção desse arco surgiu graças ao arquiteto Eero Saarinen.
Com altura equivalente a um prédio de 65 andares, o monumento não só dá boas-vindas aos turistas que chegam como, de certa forma, homenageia aos que de lá partiram. É o que mais se ouve por lá.

Saint Louis foi fundada por mercadores franceses no ano de 1764.Vale lembrar que o nome da cidade, que fazia parte  do território de Louisianna, foi escolhido em homenagem ao rei francês Luís IX.


No ano de 1803, o território foi vendido aos Estados Unidos e St. Louis passou a ser propriedade americana. Naquela época a França estava com toda força.Já hoje não se pode dizer o mesmo.

A construção do Gate Way Arch serviu também para revitalizar o centro de St.Louis. Os visitantes hoje contam com dois cinemas, que exibem filmes interessantes relembrando a construção do arco e a conquista do oeste americano, além de museus.


Mas a atração local é o bondinho que leva  até a parte mais alta do "arco", de onde se tem uma vista panorâmica dos estados  do Missouri e de Illinois.

                                                                 (topo do Arco)

                                                             (Missouri e Illinois)
Caminhando no sentido contrário do arco e descendo uma escadaria junto ao rio, encontram-se barcos que fazem passeios turísticos pelo rio Mississipi, que banha a cidade.

    (Passeios de barcos)

                                                                ( rio Mississipi)
Outro ponto turístico interessante é a  Saint Louis Union Station. Construída em 1894, a Union Station foi a maior estação de trens dos Estados Unidos e equivalia, na época, à Central do Brasil (RJ) e a aeroportos brasileiros de grandes demandas.

Em St. Louis,como em algumas capitais brasileiras,o transporte de massa teve sua matriz invertida e a estação férrea quase foi para o espaço. Felizmente, abriram os olhos e resolveram dar o devido valor ao prédio que,mais tarde,foi todo reformado. No local hoje encontra-se um shopping moderno com várias lojas e restaurantes.

                                                     (Saint Louis Union Station )
De acordo com dados históricos,a partir de 1850 começou nos Estados Unidos uma febre de construções de linhas férreas e Saint Louis, devido à sua localização(centro do país), resgatou seu lugar,na área dos novos meios de transporte. A cidade hoje também dá um senhor incentivo ao uso de bicicletas.

Outro ponto que vale a pena ser visitado é o Saint Louis Art Museum, localizado num prédio construído no ano de 1904. O prédio abriga mais de 100 galerias com peças lindísssimas.
(St. Louis Art Museum)
Como em toda cidade, St. Louis também tem trechos privilegiados. Um dos trechos mais bonitos da cidade fica no lado oeste, próximo ao shopping Saint Louis Galleria. É lá que se encontram  algumas das melhores lojas  e belas casas construídas em estilo clássico.
Nesse shopping ou mall encontramos livrarias e lojas como Dillards, Macy´s, Ann Taylor e  tantas outras que fazem a cabeça das "meninas" e dos "meninos".

No mês de junho, então, é ótimo para se visitar,pois as "sales"estão na  toda. Pode-se comprar tênis (lindinhos),super fashion,e sapatos mais lindos e charmosos, ainda, das marcas coach, diesel,num precinho jamais encontrado. Nem pela Internet.Em tempos de $ em baixa vale a pena mesmo.E um pouco de futilidade, de vez em quando, também faz parte da vida.... e das férias.

St. Louis também tem seus problemas. São comuns roubos em shoppings e algumas polêmicas quando o assunto é espaço urbano.

Recentemente,uma estátua de 2,5 metros de Chuck Berry foi aprovada pela prefeitura da cidade e  uma parcela dos moradores não gostou da ideia. Há quem que considere o pioneiro do rock "um criminoso e inimigo das mulheres", de acordo com a revista Parade.

                                                              ( O  Grande Chuck)
Mas  graças a atuação de  uma vereadora oposicionista (político sabe aproveitar as oportunidades)ao governo atual,  a estátua será erguida numa praça próxima a uma rua de restaurantes, lojas e bares, entre eles o Blueberry Hill,(link) onde Berry fez mais de 160 shows nos últimos 15 anos.

 A cidade de Saint Louis  oferece muito mais .Quem quiser dar uma olhadinha em outras atrações é só clicar aqui.

                                                                      
Um beijo

Lau



 E.T.
  
Falando em cidade americana... hoje, 4 de julho,comemora-se o Independence Day.(link) Ticinha hoje  acordou toda vestidinha nas cores do país. Como é patriota!!! :)

A Daniele, do blog  http://www.neointerativo.com/ foi quem reconheceu a cidade de St.Louis no post do dia 27. Valeu, Dani.:) A Nha Benta vai depois.

Em outra oportunidade conto sobre a minha passagem  por Chicago.




Imagens: minhas e do site de St.Louis
 Mais sobre Chuck Berry vejam  aqui.