Wednesday, August 12, 2015

" No Interior da Baleia"... 2+ 2 = 5 em Um. Da série Quartas com Drummond.


  (imagens metafóricas: "4 bichos em um") :))))

Havendo a lei de Moisés autorizado que se comessem, dentre os animais habitantes das águas, aqueles providos de barbatanas,o pobre pescador,ao divisar uma baleia,dispôs-se a ingeri-la.Guardaria em seu casebre o que sobrasse da refeição,e devia ser muito, para ulterior aproveitamento.

A baleia,aparentando ser de boa índole,mostrou-se disposta a satisfazê-lo,mediante contrato. Ela também sentia fome, e por isso começaria comendo o pescador, que, já no seu ventre, a iria comendo pouco a pouco.A proposta foi aceita,e o animal, atenciosamente, evitou mastigar a carne do contratante,que por sua vez prometeu ser gentil na manducação interna.

O ventre da baleia era tenebroso, atravancado de volumes que incomodavam o pescador. Eram formas que se moviam,e ele distinguiu entre elas seres vivos,homens e peixes ansiosos por libertação.Estavam todos reduzidos a cativeiro, por haverem prestado fé à palavra da baleia. O pescador percebeu que devia incorporar-se ao grupo na tentativa de buscar o caminho de saída, fosse ele qual fosse. Mas os que estavam lá dentro havia muito tempo,declarando-se sem forças para agir,acharam de bom aviso devorar o pescador,para que melhor enfrentassem a situação.O que foi feito, apesar de seus protestos.





Disclaimer
Os contos de Drummond sempre nos deixam uma mensagem. Este conto,da baleia do ventre tenebroso e dilatado ,deixa bem claro o cuidado que todos devemos ter com pessoas perigosas,dissimuladas.E como existem por aí,não é
Que baleia marginal,my Gosh!!!!!! 
Coitado do pescador.Ou... bem feito. 
Pra que  se misturar com quem não tem amor ao próximo,não é? 
 Dançou,como se diz na gíria carioca.

O soundtrack do conto,digamos assim,fica a cargo do grande cantor,compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba,em especial de partido-alto,"Bezerra da Silva".(link)
aqui.


Aqui há um muito original,que já publiquei há anos no blog.

E.T. Peço desculpas a quem ouviu o primeiro vídeo,que foi aplicado por engano no link. 






   Boa semana aos amigos que passam por aqui.
Um beijo
Lau
 Até...




Imagens com licença poética captadas na Parade Ayurca NPR e  editadas no Picasa.

Fonte:: Andrade,Carlos Drummond de, in Contos Plausíveis- 8.ed. Rio de Janeiro-Record, 2010- página 109.