Monday, May 28, 2012

About Gossip ... Fofocar faz bem?

O  (mau) hábito de falar/fuxicar da/a vida alheia é antigo: já na pré-história nossos ancestrais descobriram que  era importante conhecer e repercutir os pontos fracos dos adversários.Afinal, já naquela época informação era artigo valioso.

Mas só nos últimos anos essa prática, tão repugnante e típica do ser humano, passou a ser estudada cientificamente,e agora pesquisadores da sociedade Britânica de Psicologia chegaram a uma descoberta que pode(?) aplacar a culpa daqueles que se comprazem em disparar veneno contra alguém, seja pelas costas, indiretamente, veladamente, anonimamente.

Estudos sugerem que, pelo  menos num primeiro momento,a fofoca pode trazer alguns benefícios para quem faz."Essa prática eleva os níveis dos chamados hormônios fundamentais para deflagar a sensação de bem estar, como a serotonina, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade", diz Colin Gill, um dos coordenadores do estudo.

O que eu,Lau, gostaria de saber é se a culpa ou outros eventuais desdobramentos desagradáveis associados ao comentário maldoso desencadeiam mal estar no fofoqueiro ou no *"stalker". Mas tenho minhas dúvidas se esses itens estão incluídos na pesquisa.

Um outro viés bizarro desse estudo  é que o fato de falar de alguém com malícia tem função social, pasmem: ajuda  a criar vínculos entre os fofoqueiros, diz a pesquisa.

"Quando criticamos/inventamos/imaginamos comportamentos e características de alguém que não está presente depositamos grande interesse no que o interlocutor tem a dizer e vice-versa", observa o pesquisador.

"Assim,criamos laços que,consequentemente, nos fazem sentir felizes(?) e provocam a liberação desses hormônios", acrescenta Gil.  E eu "digo",:) diria: cada uma...

Estudos indicam também que a maledicência (a fofoca) é um fenômeno social complexo, com outras implicações neurológicas.Embora  há quem afirme que até implicações psiquiátricas poderiam ser levadas em conta. No que acredito, principalmente quando o fofoqueiro ou o *stalker tem ideia fixa em alguém.

Os pesquisadores usam como argumento o fato de que o nosso cérebro "prefere" deter-se em informações a respeito de pessoas que conhecemos.Qualquer um com quem convivemos,(ainda que não pessoalmente, mas que vemos frequentemente na TV, por exemplo) se torna "socialmente" importante pra nós.

Esse funcionamento "mental" pode ajudar a entender o sucesso das revistas, sites, "blogs" e programas que se dedicam a revelar detalhes da vida pessoal de "celebridades", ou de pessoas até comuns, que por um motivo ou outro, chamam a atenção.

Um aspecto mais problemático da fofoca é que, em sua forma mais crua, é uma  estratégia para promoção de interesses egoístas e da própria  reputação à custa  do desconforto alheio.

Muitos, aliás, recorrem "descaradamente " aos boatos para se favorecer. E isso vem de looooonge.

Todos devem lembrar do imperador Júlio César, por exemplo,que costumava lançar mão desse artifício "pagando pessoas" em ouro para espalhar informações comprometedoras e até  falsas sobre seus desafetos políticos.

E essa prática ainda persiste, infelizmente.

Pelo sim, pelo não, felizmente, prefiro liberar a minha serotonina fazendo meus exercícios físicos (work out), minhas viagens... e dando boas gargalhadas.

Gossip ou fofoca, na minha opinião, é pra quem  não  tem o que fazer,  mas  esses "pesquisadores"...

Uma semana repleta de serotonina e alegria para os amigos que passam por aqui. E, de preferência,  sem gossip = fofoca.;)

Aquele beijo.

Com carinho :♥
Lau


 Para relaxar e esquecer os efeitos das fofocas,
deixo Bezerra da Silva 
com uma letra hilária,:)[rsrs] mas que tem a ver com o tema. Como tem.:)

Por favor,cliquem
para assistir no Youtube,
caso não consigam no modo personalizado...tão bonitinho e pequenininho.:)



--------------
* stalker =
O (a) "stalker",segundo a literatura, costuma destilar as suas frustrações escolhendo uma ou mais vítimas,e abraça essa causa dedicando hoooooooooooooooooras do seu tempo monitorando a vida das vítimas.
Êta gente chata essa raça de "stalker", né não? E de fofoqueiros também . :)
-------------

Aqui (link)pode-se saber  mais sobre o grande Bezerra da Silva, cantor, compositor e violonista brasileiro.

Informações sobre  a pesquisa:  Revista Scientific American (Brain) desse mês.

Imagem : Gossip, capturada na Web.


---------------------------------------------------------------------------------------------------
 Agradecimento:
 Quero agradecer  à amiga Fátima, do blog  Pecados & Virtudes, pelo selinho comemorativo dos três anos de seu blog. Sucesso, Fátima, é o que desejo a você.Que continuemos por muitos e  muitos mais três anos.:) Bjsss.