Friday, May 27, 2011

Sobre Dias...



Para que servem os dias?
Dias são onde vivemos.
Eles vêm,nos acordam
Um depois do outro.
Servem para a gente ser feliz:
Onde podemos viver senão neles?

(Excerto do poema "Days", de Philip Larkin.)




Assim como há quem prefira o branco ao vermelho;blues a jazz;MPB a funk;sorvete de menta ao de baunilha;viajar de carro a viajar de avião,há sempre quem tenha uma quedinha por um dia da semana.

Conheço uma pessoa que não marca nada,compromisso algum às terças-feiras.Já uma outra tem horror ao domingo.Logo domingo,que lembra Sol,descanso.Mas,segundo essa pessoa,o domingo passou a ser sacramentado de "sinistro",desde um acontecimento desagradável que viveu numa bela manhã dominical.

Mesmo sabendo que nem todos os dias são perfeitos, devemos brindar a cada um deles, brindar com alegria  nossa passagem por essa vida.

Leibniz diz que a alegria quando vivida em profundidade não deixa espaço pra mais nada.Ele a define como um sentimento totalizante que,estando presente, domina todos os demais.

Totalizante ou apenas passageira, temos que admitir que essa força motriz é que nos faz querer viver todos os nossos dias,que nos faz agir, né não?É claro que nem todos entendem a alegria desse modo.Para muitos,ela é apenas uma sensação fugaz de contentamento, algo que que apenas contrasta com a dor.

Já para filósofos como Nietzsche e Spinoza, a alegria é um sentimento vital, que se confunde com a própria potência de existir, uma disposição para a vida, digamos assim. 

Eu me sinto alegre e bem disposta às segundas-feiras.Talvez até por ser o dies Lunae.Rendo muito nesse dia. Já às sextas... o rendimento é devagar, quase parando.

E vocês,amigos, qual o dia da semana que  mais curtem? Já viram que estou animadinha pra puxar um assunto...:) Adoro diálogos.

Um beijo  e bom fim de semana!!

 Lau






Imagem: Seven 

Philip Arthur  Larkin  (09/8/1922 - 2/12/85) foi um poeta inglês.Seu primeiro livro de poesia,The North Ship, foi publicado em 1945.Philip fazia parte do grupo de poetas ingleses The Movement.