Olá amigos, aí vai mais uma cidade por onde passei, mais uma vez, nas minhas recentes férias: Saint Louis, no Missouri. Desculpem o post enooorme, resumi ao " máximo". Juro.:)
Meu querido e saudoso pai não perdia um filme de faroeste.Aqueeeeles que mostravam caravanas, mocinhos, emboscadas, índios,lutas contra foras-da-lei (se bem que até hoje se encontram essas espécies) e todos todos os tipos de intempéries.Pois é, era a partir de St. Louis que saíam essas caravanas com o objetivo de colonizar as distantes terras americanas,segundo a história.
Quem chega à cidade é saudado pelo imenso arco de concreto e aço, o GateWay Arch,como os americanos chamam, que passou a ser o símbolo principal da cidade. A ideia da construção desse arco surgiu graças ao arquiteto Eero Saarinen.
Com altura equivalente a um prédio de 65 andares, o monumento não só dá boas-vindas aos turistas que chegam como, de certa forma, homenageia aos que de lá partiram. É o que mais se ouve por lá.
Saint Louis foi fundada por mercadores franceses no ano de 1764.Vale lembrar que o nome da cidade, que fazia parte do território de Louisianna, foi escolhido em homenagem ao rei francês Luís IX.
No ano de 1803, o território foi vendido aos Estados Unidos e St. Louis passou a ser propriedade americana. Naquela época a França estava com toda força.Já hoje não se pode dizer o mesmo.
A construção do Gate Way Arch serviu também para revitalizar o centro de St.Louis. Os visitantes hoje contam com dois cinemas, que exibem filmes interessantes relembrando a construção do arco e a conquista do oeste americano, além de museus.
Mas a atração local é o bondinho que leva até a parte mais alta do "arco", de onde se tem uma vista panorâmica dos estados do Missouri e de Illinois.
(topo do Arco)
(Missouri e Illinois)
Caminhando no sentido contrário do arco e descendo uma escadaria junto ao rio, encontram-se barcos que fazem passeios turísticos pelo rio Mississipi, que banha a cidade.
(Passeios de barcos)
( rio Mississipi)
Outro ponto turístico interessante é a Saint Louis Union Station. Construída em 1894, a Union Station foi a maior estação de trens dos Estados Unidos e equivalia, na época, à Central do Brasil (RJ) e a aeroportos brasileiros de grandes demandas.
Em St. Louis,como em algumas capitais brasileiras,o transporte de massa teve sua matriz invertida e a estação férrea quase foi para o espaço. Felizmente, abriram os olhos e resolveram dar o devido valor ao prédio que,mais tarde,foi todo reformado. No local hoje encontra-se um shopping moderno com várias lojas e restaurantes.
(Saint Louis Union Station )
De acordo com dados históricos,a partir de 1850 começou nos Estados Unidos uma febre de construções de linhas férreas e Saint Louis, devido à sua localização(centro do país), resgatou seu lugar,na área dos novos meios de transporte. A cidade hoje também dá um senhor incentivo ao uso de bicicletas.
Outro ponto que vale a pena ser visitado é o Saint Louis Art Museum, localizado num prédio construído no ano de 1904. O prédio abriga mais de 100 galerias com peças lindísssimas.
(St. Louis Art Museum)
Como em toda cidade, St. Louis também tem trechos privilegiados. Um dos trechos mais bonitos da cidade fica no lado oeste, próximo ao shopping Saint Louis Galleria. É lá que se encontram algumas das melhores lojas e belas casas construídas em estilo clássico.
Nesse shopping ou mall encontramos livrarias e lojas como Dillards, Macy´s, Ann Taylor e tantas outras que fazem a cabeça das "meninas" e dos "meninos".
No mês de junho, então, é ótimo para se visitar,pois as "sales"estão na toda. Pode-se comprar tênis (lindinhos),super fashion,e sapatos mais lindos e charmosos, ainda, das marcas coach, diesel,num precinho jamais encontrado. Nem pela Internet.Em tempos de $ em baixa vale a pena mesmo.E um pouco de futilidade, de vez em quando, também faz parte da vida.... e das férias.
Recentemente,uma estátua de 2,5 metros de Chuck Berry foi aprovada pela prefeitura da cidade e uma parcela dos moradores não gostou da ideia. Há quem que considere o pioneiro do rock "um criminoso e inimigo das mulheres", de acordo com a revista Parade.
( O Grande Chuck)
Mas graças a atuação de uma vereadora oposicionista (político sabe aproveitar as oportunidades)ao governo atual, a estátua será erguida numa praça próxima a uma rua de restaurantes, lojas e bares, entre eles o Blueberry Hill,(link) onde Berry fez mais de 160 shows nos últimos 15 anos.
A cidade de Saint Louis oferece muito mais .Quem quiser dar uma olhadinha em outras atrações é só clicar aqui.
Um beijo
Lau
E.T.
Falando em cidade americana... hoje, 4 de julho,comemora-se o Independence Day.(link) Ticinha hoje acordou toda vestidinha nas cores do país. Como é patriota!!! :)
A Daniele, do blog http://www.neointerativo.com/ foi quem reconheceu a cidade de St.Louis no post do dia 27. Valeu, Dani.:) A Nha Benta vai depois.
Em outra oportunidade conto sobre a minha passagem por Chicago.
Imagens: minhas e do site de St.Louis
Mais sobre Chuck Berry vejam aqui.
Hummm,,,boas as ferias na terra do Tio Sam,,,é sempre gostoso ver novos ares,,ou ver tudo aquilo que estamos acostumados só pela tv...grande beijo de linda semana pra ti querida...
ReplyDeleteLau, obrigada por partilhar conosco um pouco da sua via viagem...
ReplyDeleteViajar nos transformam, bom pra desopilar, não é?
Pelas fotos percebi que essa viagem foi show!
Um abraço, que sua semana seja iluminada!
Wonderful photos! Lindas fotos. Bjs
ReplyDeleteÉ bom passearmos um pouco com você. Cada Estrado cada cidade tem os seus encantos e sua estória. Por isso gosto de conhecer, desde cidades pequenas até megalópolis.
ReplyDeleteTenha uma linda semana
Bjux
Que delicia de viagem amiga.
ReplyDeleteSaudades daqui e de vc.
Uma boa semana.
beijooo.
Oi amiga! :)
ReplyDeleteAgora, viajei em pensamento pelas fotos e suas palavras. Nossa, foi muito bom! Obrigada pela partilha, pela boa disposição e informação.
5*****
Beijo grande
Oi Lau
ReplyDeleteUma viagem que rendeu um belo Post. Parabéns
Bjs.
Adoro esses relatos das cidades, quando a pessoa está em férias, eles fluem junto com a alegria que sentem.
ReplyDeleteBoa férias e muitas alegrias com a família.
Abraços e nos mantenha informados :)
Cara Lau,
ReplyDeletegrato pela "reportagem"!
abs
Muito bom estas cronicas sobre cidades americanas fora do circuit turistico tradicional e ja super manjado. Estou gostando muito.
ReplyDeleteBjs
Que maravilha de post. Amo ver coisas de viajens. òtimas fotos, amiga! Um lugar bom, esse aí. Espero um dia breve conhecer essas belezas. O shopping, uau! Eu ia amar passear!
ReplyDelete...
enquanto eu estava escrevendo, percebi ao lado direito do seu blog, esse slide com seus selos. Muito LEGAL* Gostei*
Lau! amiga! Uma linda semana pra te*
Abraços,
Lu
Um belo dia pra ti minha amiga,,,grande beijo.
ReplyDeleteNem notei que era longo! Uma delicia de post. Adorei saber mais sobre essa cidade e você nos contou muito bem.
ReplyDeleteQuanto aos filmes de bang-bang...meu pai também adorava e meu marido adora...rs, eu gosto de alguns e só consigo ver uma vez o que não é o caso deles. Ver os malfeitores se darem mal é bom mesmo que por aqui seja só em filme.
Gostei do trenzinho no arco, deve ser bem legal.
beijos
Muito bacana as informações trazidas; o mundo precisa conhecer o que há ao seu redor, e vejo aqui, um ponto turístico... Adorei vir.. parabéns!
ReplyDeletePassando por aqui para visitá-la, conhecer o seu espaço, e de pronto,já seguindo-a.
Convido-a a participar do sorteio mensal que acontece em meu blog dirigido aos meus seguidores, basta seguir o blog que você já está concorrendo todo mês a um livro de minha autoria. Aproveita também, para tomarmos um chá juntas e lermos bons livros por aqui e por lá... Sigo-te1
Bjs
Olá querida amiga Lau!
ReplyDeleteBelo post, eu tal como o seu pai, vi quase todos os filmes do faroeste, e logo de inicio os índios para mim é que eram os bandidos, só mais tarde é que comecei a ver os filmes de outra maneira.
Por falar em filmes, vou falar aqui de um Cruzeiro que acabei de fazer com a mulher, filha genro e neta. Fomes de carro até Sevilha, de Sevilha de avião até Veneza,em Veneza embarcamos no Norwegian Jady, seguimos pelo mar Adriático rume ao sul a primeira paragem foi em Dubronik Croácia, seguimos para sul, entramos no Mediterrânico, e paramos na Grécia Atenas, e aí tive naqueles lugares que já tinha visto em filmes antigos, como Acropolis Gostei muito de Atenas, depois entramos ainda pelo mar Egeu, e fomos até à Turquia regressamos a Veneza, mas antes paramos ainda na Croácia, tivemos mais dois dias Veneza, foi bonito e bom.
Desculpe lá eu me ter alongado um bocadinho no comentário, mas é só partilhar consigo um bocadinho das minha férias.
Um beijinho grande grande,
José.
Olá Lau!.. Lendo sobre sua viagem posso imaginar a maravilha que deve ter sido!!.. Desculpe-me por estar um pouco ausente.. mas sempre que posso dou um jeitinho de entrar e visitar os cantinhos.
ReplyDeleteUm super beijo em seu coração..
Verinha
Oi. Tudo blz? Estive por aqui dando uma olhada. Muit legal. Gostei. Apareça por lá. Abraços.
ReplyDeleteUma linda e bela viagem, parabéns. Viajar faz bem para a lma.
ReplyDeleteTenho um visita no blog Poetas.
Vou te esperar por lá.
http://sandraregina7.blogspot.com/
Com muito carinho
Sandra
Querida, vim agradecer sua visita, foi um prazer. Lindíssimo o seu espaço, de muito bom gosto, vou entrar com tempo para saborear direito. Grande abraço e volte sempre.
ReplyDeleteUm dia todo lindo cheio de carinho e poesia pra ti amiga...beijos e beijos.
ReplyDeleteAfinidade desde o início com os filmes que tb assisti muitos!!!!Uma viagem mesmo!!!Bjs na alma amiga.
ReplyDeleteLau
ReplyDeleteboa tarde
Agradeço sua visita, e explico o motivo do meu sumiço. Problemas no meu blog, me impediam até de responder os comentários feitos lá. Eu tinha, e ainda tenho, em parte, dificuldade em ficar plenamente "logado", e não há google que resolva isso. Eu mudei meu modelo de caixa de comentário e só assim melhorou um pouco.
Quanto ao seu post, proporciona uma bela viagem por Saint Louis. Da mesma forma que a seu pai, os filmes de bang bang no velho oeste também me agradam.
Grande abraço, e vejamos se o comentário vai ser "consumado".
Gostei desta postagem...tudo muito bem explicadinho com fotos legendadas! Quando um dia fôr a Saint Louis, direi: conheço isto aqui! Espanto dos meus amigos: mas como? Através da minha amiga Lau, se quiserem, posso ser vossa cicerone!! Olhem só eu a brilhar...
ReplyDeleteTambem eu adorava os filmes do faroeste com o velhinho John Wayne...levavam tiros e não morriam, caíam à água e saiam secos...mas era um delírio!!
Beijocas, minha querida e um bom fds.
Graça
Mais tarde volto para bater um papo com os amigos.
ReplyDeleteBeijos gelados do Rio de Janeiro. Que friiiiooo!!!
Olá poeta amigo,ao contrário de muitos, sou fanzoca das terras do Tio SAM e dos "produtos" (brasileiros tb) de lá. :)
ReplyDeleteBeijosss e obrigada.
Olá Dora, eu que agradeço sua visita. Foram ótimos os 19 dias que passeei por lá.
ReplyDeleteUm beijo
Olá Phivos! Thanks. Eu que aprecio-e muito- as fotos dos seus posts. Bjsss pra você e pra família.
ReplyDeleteVerdade, Wanderley. Estou completando meu ciclo pelo Sul de lá(do país) e adorando, como sempre.
ReplyDeleteBjuxxx e valeu, amigo.Obrigada!
Oiiii Ana, quanto tempo!!!! Que bom te ver aqui. Beijocas e obrigada.
ReplyDeleteOlá Fátima, e pões disposição nisso. Quando sento em frente ao computer, solto os dedos.Coitados de vocês.:)Haja paciência...:)
ReplyDeleteUm beijo, amiga, e obrigada.
Oi Sally, obrigada. Tinha tanto mais pra falar...
ReplyDeleteBeijocas, amiga.
Olá Joakim,férias sempre "rendem" posts, por outro lado não "rendem".Passam tão rápido.:)
ReplyDeleteUm abraço e obrigada por sua visita.
Olá Doutel, eu que agradeço sua presença sempre bem-vinda.
ReplyDeleteUm abração
Olá Barros, obrigada . Também gosto muito desse circuito. Big Apple já não faz mais minha cabeça. Gosto da cultura do Sul, é bem interessante. Sem falar em "jazz" e "blues" que lá residem.Delícia de se ouvir....e de se dançar, idem...:)
ReplyDeleteBjsss
Oi Luciane, como vai? Que bom te ver aqui. Obrigada. Ah...você iria gostar mesmo dos shopppings. O slide já está há um ano. É fácil de se fazer. Se quiser ajuda fale, tá? Beijossss
ReplyDeleteTive um belo dia, poeta. Obrigada pelos votos. Beijossss
ReplyDeleteOi Angela, obrigada pela força de sempre. O meu também gosta de bang-bang...e como. :)
ReplyDeleteEu já tinha visitado a cidade, como disse, e tenho zilhões de fotos. Só que com pesoas da família que não gostam -e não admitem- que eu as publique. Vc imagina, né ?
Um beijo e obrigada, amiga.
Olá Drisph, seja bem vinda!Muito obrigada pelo convite. Já aceitei e gostei muto do chá e do seu blog.
ReplyDeleteBeijossss
Oiiii José querido, que delícia de comentário. Viajei com você. Que legal como passeou !! Viajar faz muuuito bem.Tenho loucura para conhecer a Grécia. Falando nisso, você poderia visitar o blog do Phivos, ele é grego. Ele e a esposa viajam o mundo todo e publicam as fotos das viagens e dos parentes e amigos que viajam. Até uma foto minha em Brugge ele publicou uma vez. Que beleza que deve ter sido a sua viagem. Como conheceu lugares.Isso é muuuito bom. Imagino a netinha como deve ter curtido com o vovô e a vovó ao lado.Eu adorei Veneza,visitei a cidade há dois anos. Fiz até um post sobre a cidade. Foi quando visitei a Holanda e a Bélgica.Amei!! Em agosto volto para outras bandas.:) Como a proposta do blog é falar tb sobre viagem, contarei as novidades aqui. Obrigada pela visita, adorei te ver aqui. Um beijo pra você,pra netinha e pra namorada.:)
ReplyDeleteOi Verinha, obrigada querida. Não se preocupe , sei do quanto temos que nso esforçar para manter as visitas em dia.Eu que o diga...
ReplyDeleteBeijocasss e valeu, amiga.
Olá "braileiro", tudo blz. Aparecerei por lá.
ReplyDeleteUm abraço e obrigada pela visita.
Olá Sandra, seja bem-vinda. Verdade, viajar é tudo de bom.Abre novos horizontes, no sentido literal da palavra "horizonte".:)
ReplyDeleteObrigada pelo convite-já aceito e conferido. Gostei muito. Um beijo
Olá Gi, eu que agradeço seu retorno.
ReplyDeleteObrigada,volte sim.Outro abraço.
Obrigada, poeta, por sua gentileza.
ReplyDeleteBeijosss
Oi Zilda, verdade pura quando você fala em afinidades. Espiritual também, no caso do meu pai.
ReplyDeleteUm beijo,amiga,e obrigada por passar por aqui.
Olá 007, senti sua falta.Também tive meus dias de "bang bang" por aqui.Só que agora relaxo...espero passar e volto. A demanda é muito grande e a estrutura está começando a balançar, acho eu. Tomara que tudo se resolva.
ReplyDeleteUm abraço e obrigada pela visita.
Olá Graça querida, quando você visitar Saint Louis pode contar com a cicerone aqui. :)Foi uma viagem bem gostosinha. Depois conto sobre Chicago. Não conhecia , mas gostei.
ReplyDeleteJohn Wayne... bem lembrado. Esse ator foi super premiado. Era um excelente ator. Obrigada pelo gentil comentário e bom fim de semana pra você também.
Um beijo, querida amiga.
Lau,
ReplyDeleteAdorei as fotos e saber sobre a cidade!
PS: Adoravaaaaaaaa filmes de faroeste!
Beijos com carinho
Oi SAM, desculpe não ter repondido antes. Menina, ando sem tempo para o blog. Uma loucura. Que bom que vc gostou. Depois me conte sobre a sua. Postei umas fotos no face sobre essa viagem, vc deve ter visto.
ReplyDeleteBeijocas e valeu, amiga, pela visita.
"devagar se vai longe
ReplyDeletemais perto de deus o ateu
do que o monge"
Tão impressionante quanto o desfecho da poesia é a sua capacidade de misturar fatos e depoimentos: chuck berry e Gate Way Arch, Sales com Faroeste, Pai com Saudade e, maravilhosamente transformar o mix em beleza pura. Obrigado. Beijos. Sempre
Djabal, agora que estou vendo seu comentário. Desculpe, meu amigo querido,meu irmão, meu "personal blogger".:) Que coisa, tô boba de não ter visto esse comentário. Me perdoe,tá?
ReplyDeleteEu não sei o que houve que, do nada, surgiu esse post na minha página ??
Um beijo, amigo querido.