Wednesday, August 26, 2009

Poetar, Citar, Comer e Não Ter Culpa.




LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
(Cecília Meireles)
Um dia desses ouvi uma amiga dizer que é como a Lua. Tem suas fases. Eu também tenho as minhas. E atualmente estou numa "fase doméstica surpreendente". Digo surpreendente porque ODEIO cozinha.Cozinha, esse lugar que durante tanto tempo as mulheres ficavam horas e horas para fazer alguma coisa diferente e hoje em dia , num piscar de olhos, não só mulheres como também homens podem fazer mil coisas rapidamente ... e deliciosas.

Tenho ouvido falar muito em “bolo de caneca”. Pronto. Virou um desafio fazer um “bolo de caneca”. Adoro bolos e aí é que o desafio se torna maior. E quando se pode fazer rapidamente e em pequenas doses,(menos culpa) é só botar a mão na massa.
E não é que ontem, com aquele tempinho lusco-fusco e depois de alguns probleminhas, (...problemas têm família grande, e aos domingos saem todos a passear ,o problema, sua senhora e outros pequenos probleminhas"- já dizia o grande poeta Leminski) , peguei o avental e resolvi dar uma de “chef de cozinha".

E, para minha felicidade,deu tudo certo. Fiz essa obra de arte que vocês estão vendo.Agora entendo o prazer de Picasso ao concluir suas obras. A minha tem um “excessozinho” de massa na caneca ... (visível na foto) mas como foi a primeira vez e como também excessos fazem parte da vida e de fases ... relaxei.

Vocês não podem imaginar a alegria de ver que fui capaz de fazer essa obra - prima. E mais: degustá-la todinha.. .Ficou uma delícia. Agora entendo o “porquê ” de alguém ter tido a ideia de escrever o livro “O Valor das Pequenas Coisas”. Como não sou egoísta, deixo a receita para quem aprecia o produto. É fácil, fácil.
Vale lembrar que esse texto foi "fabricado" há sete meses e o bolo da primeira caneca , idem. Mas o segundo está quentinho. Acabei de fazer. Acordei com vontade de comer algo diferente. São fases...
Observem que o segundo bolo ficou murchinho.O motivo, já sei, foi porque substituí açúcar por adoçante (a malvada e hipócrita culpa).
Aí vai a receita para quem se interessar. É uma delícia.
Bolo de caneca
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo ( não sou muito fã, mas...)
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
Como fazer: Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente ou "sutilmente" até incorporar a massa. Leve por três minutos no microondas na potência máxima.
Um beijo
Lau
.

1-

2-
Obs.: Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989 ) foi um escritor, poeta, tradutor e professor) .
Foto: Portrait de Françoise- Picasso- 20 de maio de 1946 .Cecília Meireles: Poetisa, professora e jornalista .
O Valor das Pequenas Coisas- Roque Schneider .

Bolos de caneca: L.M.