Sunday, August 2, 2009

"O Homem é Mono", mais um depoimento ratifica...

Publicado em 03 de agosto de 2009 , 09: 50

O texto abaixo , que escrevi em fevereiro desse ano, está sendo republicado para dar uma força(rs) à minha amiga "M " que ontem me ligou injuriadíssima . Segundo ela, ao levar ao marido a notícia de que o porteiro havia avisado que iriam cortar a água por alguns instantes , ele respondeu com o olho grudado na TV: “Então, fica combinado assim. Vamos amanhã."(???)

Detalhe: O marido da injuriada amiga em questão estava assistindo a partida de futebol entre o Fluminense e o Atlético Paranaense.


Um dia desses li uma matéria super interessante na “antessala” ( nova regra ortográfica) de um consultório médico, que abordava as queixas de mulheres que se sentem falando sozinhas ao lado de seus maridos, companheiros, amantes, namoridos e etc.

Uma delas contava que sabia quando o marido parava de ouvi-la, pois de tempos em tempos na conversa, ele saia com uma das intervenções curingas : Hum-hum. Nossa!! Por quê? Tá bom..., É mesmo?

No engraçadíssimo sitcom “Two and half Men” (exibido no Brasil pela Warner) o personagem interpretado por Chalie Sheen, um cara absolutamente desinteressado de compromisso e que se dá bem com as mulheres, adiciona outra palavra à lista:" Entendo”.Essa irrita meeeeeeesmo. Entende o que?Se não perguntamos nada ...

Mas por que, por que os homens agem assim? Por que não nos escutam? Será que o homem é “mono”, faz uma atividade de cada vez? Diferente da mulher, que faz zilhões de coisas ao mesmo tempo?

Estudos revelam que o cérebro deles funciona de modo mais prático do que o nosso. A mulher descreve as cenas com precisão cirúrgica e requintes de sentimento. Já os homens são objetivos e, portanto, impacientes (alguns, lógico) com os nossos floreios e nossas “viagens”, ao contar um caso...

“Quando estou falando meu marido ele fica em "standy by” (adorei essa) , diz uma das entrevistadas. “Ou seja, está ligado, mas não funciona , principalmente se o assunto for ele – e alguns aspectos que precisa melhorar... Nessa situação, ele olha para o nada, com cara de paisagem, apenas balançando a cabeça”, concluiu.

O jornal britânico Daily Mail publicou um artigo revelando que as mulheres falam com voz mais aguda e musical que os homens, emitindo uma gama maior de ondas sonoras, difíceis de "decodificar", e com isso fazem o cérebro masculino trabalhar mais, o que explica um certo cansaço depois de algum tempo de nos ouvir.

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sheffield, no norte da Inglaterra, se os homens não escutam as mulheres não é por má vontade, mas porque o cérebro deles têm mais dificuldade de compreender a voz feminina.

Será verdade????? Esses pesquisadores...

Beijos, amigos, e uma boa semana para todos.

Lau Milesi




Fontes de inspiração: “Querido você escutou o que eu disse? (Melissa Diniz)-Revista Cláudia e AFP -Agência France Press

Ilustração de Caco Galhardo

Capa do livro da escritora alemã Hilke Steinfeld, especialista em linguística. Neste livro ela apresenta uma análise sobre as causas das dificuldades na comunicação verbal entre homens e mulheres...