Friday, September 18, 2009

Como vão vocês/ Hoe is het meh je? rs

Olá amigos!!! Tudo bem? Saudades de vocês!!! Estou há dias com a minha língua em cócegas = pontas dos dedos (rs), com uma vontaaaaade de teclar e bater aquele papo, contar as news, mas não dá tempo. É muita coisa pra se ver e fazer.

Mas vou deixar para contar mais detalhes (muitos) quando voltar. Na Europa, a Internet em alguns locais é um pouco carinha, digamos assim.Não que eu seja mão de vaca, não sou. Quem me conhece sabe que não . Mas acho um absurdo ficar pagando 12 euros por cada 60 minutos(?) que nunca são,realmente, 60 minutos.

Isso me deprime (rs)porque fico lembrando do Brasil, dos e-mails que passo e recebo da orla de Ipanema, do shopping Leblon. Fala sério...o Brasil, tadinho, todo carentezinho, cheio de problemas," "oferece" Internet gratuitamente para o MUNDO todo. Ô PÁTRA AMADA!!!! Salve!!Salve!!!

Aí pode tudo. Todo mundo faz pipi à vontade. Tudo bem que há quem abuse e faça até na Lagoa Rodrigo de Freitas.Lembrei agora de um post que fiz sobre o ""Manequinho da Lagoa". Falando em Manequinho, aqui em Bruxelas tem também.E o Brasil copiou. Tudo bem. Mas ainda bem que não copiou a "moda"de cobrar "pipi"a torto e a direito.rs Aqui quem toma muita cerveja tem que guardar uns cents de euros para gastar com o pipi. Mas isso é assunto para depois.Contarei tudo quando chegar. Tudinho... E como tenho histórias.

Aliás, comecei a colecioná-las logo no embarque. Ao "adentrar"-rs palavra preferida de um grande amigo- à aeronave da companhia que me trouxe- "pardon"- rs mas por questões éticas não direi qual foi, já fui surpreendida com a bandeja para as refeições ligeiramente "destruída".Evidente, que abri o bico e evoquei todos os códigos do consumidor. E o que ouvi foi uma desculpa "esfarrrapè" que não me convenceu. E ainda reclamamos das nossas...

Por motivos alheios e não alheios à minha vontade, viajava muito a trabalho e ainda viajo todos os anos pra bem longe, para visitar minha filha, mas nunca voei em uma aeronave com tantos "defeitinhos". Era bandeja quebrada, banco que não inclinava.Tudo muito "bizarro", como o francês costuma dizer.

E bizarro, também,foi o comportamento de um "passageiro fumante", que resolveu testar o detector de fumaça da aeronave. Para sua felicidade não funcionou. Mais esse defeito. Mas o olfato de outros passageiros funcionou e o resultado foi o maior "auê". Como o infrator não se apresentou, os passageiros se tranformaram em detetives para caçá-lo. "O criminoso sempre volta ao local do crime", é o que dizem. E foi o que aconteceu. O gajo não resistiu e ao voltar a puxar sua fumacinha foi pego com a boca na botija/cigarro e devidamente autuado.

Já deu pra notar que eu estava com saudade de papear, né? E como... Bem, quanto aos meus sonhos, que estão virando realidade, quero dizer que amei Bruxelas. Estou deixando uma foto da maior atração turística da cidade, que é a Grand Place. É um lugar super gostoso onde acontecem os principais eventos e é rodeada de prédios históricos dos séculos XV e XVI.Nessa praça ficam o prédio da Prefeitura e vários restaurantes com mesas e cadeiras espalhadas como se tivesse havendo uma grande festa.

Fotografei as principais avenidas da cidade;museus como o Musée Royale, Musée de la Brasserie e outros; além de outros pontos interessantes de Bruxelas como a Cathedral St.Michel, Place Royale , o Manneken-pis ( o Manequinho). Acho o do Mourisco muito mais fofo.Visitei também um parque temático chamado Mini Europe, com miniaturas dos principais prédios e monumentos de diversos países da Europa. São lindas e pode-se ver a Torre Eiffel, Basílica de Sacre Coeur, Torre de Pisa e até o vulcão Vesúvio, entre muitos outros.

Não pensem que esqueci de uma das especialidades do país. Entrei numa loja dos chocolates Godiva e "almocei ".

Essa foto abaixo mostra como a Bélgica é um país interessante. Como o país nas partes norte e sul tem até línguas diferentes, pois no sul fala-se em francês e no norte em Flandes- o flamengo que é derivado do holandês- todas as ruas são indicadas nos dois idiomas. Achei super diferente.






Lembrei de Adelia Prado, nesse momento em que escrevo, quando ela diz: Minha mãe achava que estudo era a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento". Lembram que eu postei esse poema? Pois é, ela diz uma verdade.

A vontade que tenho agora é de falar sobre o que estou sentindo hoje, por exemplo, que acabei de chegar sabem onde???? Em Brugge/Bruges. Me senti fazendo parte de um filme. O lugar é liiiiiiindo!!!!! Brugge está situada em Flandres e como fica perto de outras capitais europeias é muito visitada. São séculos de história e arquitetura medieval . Cada ponto turístico mais lindo do que outro.

Tenho zilhões de fotos pra baixar, mas não dá pra fazer isso agora. Tenho que selecionar as fotos , editar filmes e etc... Prometo que quando chegar ao Brasil vou caprichar nos posts, nas fotos e vamos "conversar" sobre as peculiaridades das cidades, do povo(adorei) , sobre os museus, além do idioma:uma loucura.Lá em cima, no título do post eu saudei vocês no idioma local. Espero que o recepcionista do hotel tenha me ensinado certinho.

Eu gosto de idiomas. Mas nunca pensei que uma "tricolor doente ", como eu,fosse querer tanto falar "flamengo", sem trocadilho.rs

Depois de amanhã irei para Amsterdã e depois contarei tudinho para os amigos que me visitam. Estou saindo para jantar e atrasadíssima.Já são 10 horas da noite aqui.E já estão me olhando de cara feia. O Ministério da Saúde deveria advertir: "blog vicia". rs

Deixo, também, um beijinho para todos os amigos que me desejaram boa viagem. Na volta, responderei um a um. Eu adoro essa interação, já disse.rs

E digo também que vou enviar a conta(em euros) desse post, para o "prefeito de Minas"e o "senador"de POA, dois que ficaram "mangando" (rs)de mim no post em que me despedi.

As fotos de Bruges posto depois, tá bom?

Beijos e até qualquer hora.

Lau



Fotos: By L.M.

E.T. E o relógio do blogspot continua atrasado.E eu continuo com problemas ao formatar meus textos.