Wednesday, November 13, 2013

Sobre um Episódio Veneziano...


                                                                           (Veneza, bela e calma Veneza)

A Duquesa de Arrivabene apaixonou-se por um gondoleiro de Veneza e, para não deixá-lo um só momento, acompanhava-o no trabalho.

Frequentemente, manejava o remo, deixando a cabeça do namorado repousar em seu colo alabastrino.

Era ciumenta a duquesa, e Paolo tinha de recusar passageiras cujo sorriso parecia demasiado promissor. Com o tempo,nem mais os homens eram admitidos na gôndola, que vogava ao sabor do capricho feminino, entre beijos que se diriam capazes de inflamar a água do canal.

Paolo, exausto, quis fugir, mas sua amante ameaçou "afundar" com ele e com a embarcação, em derradeiro enlace amoroso. 

A gôndola envelheceu, os dois também. Se já não se amavam como antigamente, é porque tinham chegado a formar uma só individualidade, meio carne, meio madeira. Um dia,o barco afundou, levando consigo os dois amantes, não se sabe se ainda vivos ou mumificados. :)))

 Desde então,os gondoleiros temem  o amor das duquesas e preferem não transportá-las, pretextando que a gôndola está com defeito.

(Carlos Drummond de Andrade, (link) o Grande, meu parceiro de fé)



Disclaimer

1-Impressionante esse assunto sincronicidade.Na semana passada esse meu post aqui , surgiu à minha frente váááárias vezes. Me deu uma saudade da viagem que fiz à Itália, especificamente, Veneza. Cheguei a postar algumas fotos sobre essa minha viagem na "minha página do facebook"(08/11). E não é que ao abrir o livro de contos de Drummond me deparo com esse acima!???? 

A vida vive dando sinais. E eu aproveito e trago-os todos pra cá.:)


Disclaimer 2- Meu filho costuma dizer que mulher ciumenta é como um calo latejando num sapato.rs .Dá vontade de arrancar  "do pé"  rs e jogar no lixo.:) "Mulher borderline"... como  os jovens de hoje a chamam.
  

Para acompanhar Drummonzinho, deixo hoje um vídeo que mostra as belezas de Veneza.
Quem ainda não conheceu deve ir rapidinho. Eu amei!! E vou voltar em breve.

aqui 


Um beijo para os amigos que me visitam.

Até...

p.s. obrigada aos que passaram por aqui ontem.



Aqui tem uma matéria super interessante sobre as" Gôndolas de Veneza".

 Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond , in Contos Plausíveis, pág.83.Editora Record.

Imagem: Minha, feita por  mim, minha câmera= direitos autorais reservados e protegidos.(mesmo que a imagem não esteja 100%).