Duvido que haja alguém que não lembre de boatos que pairaram sobre nossas cabeças por muitos meses ou estações. O Boato está em todos os lugares e em toda as esferas de nossa vida social. Ele é o mais antigo dos meios de comunicação de massa. Antes mesmo de existir a escrita, o "ouvir-dizer" era o único veículo de comunicação na sociedade.
O boato veiculava as informações, fazia e desfazia as reputações, precipitava motins ou as guerras. O aparecimento da imprensa, em seguida o do rádio, e, enfim, a explosão do audiovisual não conseguiram , entretanto, fazê-lo desaparecer. O público continuava a buscar informações através do "ouvi-dizer". E continua...
Muitas vezes ele é revezado na mídia. Eu diria até que o verbo revezar é insuficiente nesse caso: o boato é acelerado e autorizado. O efeito de aceleração é tão grande que ele penetra nas nossas casas e acaba ocupando o status de verdadeiro.
E foi isso que uma parte da imprensa brasileira fez, por ocasião da agonia do presidente Tancredo Neves, quando adoeceu na véspera de sua posse, pondo fim a vinte e um anos de ditadura militar. (lembro tanto de meu pai nesse dia).
Essa coincidência incrível fomentou os boatos. Conclusão: a imprensa armou o que se chamaria a "novela presidencial", dando "informações" para alimentar o "ouvi-dizer" que haveria alguma coisa escondida atrás da inesperada doença do presidente.
Lembro, perfeitamente, de uma passagem em que a revista Fatos & Fotos, equivalente a Newsweek, analisou uma foto do presidente Tancredo sendo removido numa maca e concluiu que era falsa: aquele não era o presidente. E não pararam por aí, chegando a envolver até a jornalista Gloria Maria, da TV Globo, em mil especulações.
Essa introdução foi para dizer a vocês que (boato ou não) recebi esse vídeo de uma amiga que trabalha na editoria de saúde de um jornal carioca, com um recadinho: "estou te enviando antes que ele saia do Youtube". Aí, resolvi trazer para o blog e compartilhar com os amigos que me visitam. Se bem que nesse vídeo "que muitos estão chamando de boato", aparece a fonte...
De repente, alguns de vocês até já assistiram . Pelo sim ... pelo não, pluguei minhas antenas naquela famosa máxima: "todo boato tem um fundo de verdade". Ou toda verdade tem um boato? rsrs Tem mesmo??