Monday, August 10, 2009

"Boato "

Terça-feira, 11 de agosto, 01:01
Duvido que haja alguém que não lembre de boatos que pairaram sobre nossas cabeças por muitos meses ou estações. O Boato está em todos os lugares e em toda as esferas de nossa vida social. Ele é o mais antigo dos meios de comunicação de massa. Antes mesmo de existir a escrita, o "ouvir-dizer" era o único veículo de comunicação na sociedade.

O boato veiculava as informações, fazia e desfazia as reputações, precipitava motins ou as guerras. O aparecimento da imprensa, em seguida o do rádio, e, enfim, a explosão do audiovisual não conseguiram , entretanto, fazê-lo desaparecer. O público continuava a buscar informações através do "ouvi-dizer". E continua...

Muitas vezes ele é revezado na mídia. Eu diria até que o verbo revezar é insuficiente nesse caso: o boato é acelerado e autorizado. O efeito de aceleração é tão grande que ele penetra nas nossas casas e acaba ocupando o status de verdadeiro.

E foi isso que uma parte da imprensa brasileira fez, por ocasião da agonia do presidente Tancredo Neves, quando adoeceu na véspera de sua posse, pondo fim a vinte e um anos de ditadura militar. (lembro tanto de meu pai nesse dia).

Essa coincidência incrível fomentou os boatos. Conclusão: a imprensa armou o que se chamaria a "novela presidencial", dando "informações" para alimentar o "ouvi-dizer" que haveria alguma coisa escondida atrás da inesperada doença do presidente.

Lembro, perfeitamente, de uma passagem em que a revista Fatos & Fotos, equivalente a Newsweek, analisou uma foto do presidente Tancredo sendo removido numa maca e concluiu que era falsa: aquele não era o presidente. E não pararam por aí, chegando a envolver até a jornalista Gloria Maria, da TV Globo, em mil especulações.

Essa introdução foi para dizer a vocês que (boato ou não) recebi esse vídeo de uma amiga que trabalha na editoria de saúde de um jornal carioca, com um recadinho: "estou te enviando antes que ele saia do Youtube". Aí, resolvi trazer para o blog e compartilhar com os amigos que me visitam. Se bem que nesse vídeo "que muitos estão chamando de boato", aparece a fonte...

De repente, alguns de vocês até já assistiram . Pelo sim ... pelo não, pluguei minhas antenas naquela famosa máxima: "todo boato tem um fundo de verdade". Ou toda verdade tem um boato? rsrs Tem mesmo??

Um beijo, amigos, e cuidem-se.

Lau Milesi




E.T. O vídeo é meio longo.

Trechos pinçados do Capítulo "Boatos". Monografia: "Assessoria de Imprensa no Serviço Público"-local onde proliferam boatos.rs
Fonte: Jean- Noël Kapferer

" Uma Estrela"




Quando menos se esperava, ele chegava. Nas mãos, os famosos Bom-bocados e Nha Bentas. No sorriso, proteção, carinho, amor. Tínhamos uma cumplicidade...que não sabíamos como explicar.

Muitas vezes, em silêncio, conversávamos. Não me perguntem como, também não sei dizer.Seu rosto e seu corpo, mesmo já começando a dar sinais de cansaço, emanavam uma alegria de causar inveja.

Mas tudo isso não foi suficiente para fazer com que ele ficasse mais ao meu lado Me deixou . Logo ele que me havia prometido que nunca iria embora.

Hoje, é uma estrela. Ilumina outra galáxia. Mas o rastro do brilho que acrescentou ao céu, e deixou na terra, ilumina até minha alma. Só não tira a dor e a saudade que sinto de não mais ter um Pai.
Como diz Shakespeare: “todos podemos controlar a dor, exceto aquele que a sente”.É verdade. Ontem, Dia dos Pais, a dor foi grande . Hoje,10 de agosto,dia em que meu querido e inesquecível pai completaria 85 anos, volto a sentí-la e acompanhada de muita saudade.

Não teremos bolo de aniversário hoje, mas teremos amanhã (dia 11) o de sua bisneta Rafaella, que completará 9 aninhos.


Dizem que Deus quando fecha uma porta abre uma janela. Não é a toa. Uns vão para sempre deixando tristeza e dor, outros vêm para nossa alegria e esperança.


Lau Milesi




Uma homenagem ao meu querido Pai.
Trechos de um texto escrito em agosto de 2008 . Parece que foi ontem. Continuarei a republicá-lo por muitos e muitos anos. Assim espero.

E.T.: Há cinco dias estou tendo os mais variados tipo de problemas no meu blog. Além de não mais conseguir formatar meus textos, surgem agora "ghosts" que me impedem de fazer escolha de fontes, cores e etc... Não sei o que está havendo. Desculpem , já pedi ajuda.