Sunday, August 3, 2014

Sobre joelhos...



Que todo mundo sabe que o joelho é importante na nossa locomoção, sei que sim: sabem.O que seria de nós sem nossas pernas e, consequentemente, sem nossos joelhos.Há até quem os chamem -no plural (porque são dois )de GPS.Fiquei encafifada pensando por que esse "nickname".

Aí veio um engraçadinho,um amigo meu, e me disse que seria/é por causa das "rótulas", num trocadilho,na hora, considerado "fajuto" por mim.Mas, depois,até concordei com a explanação do defensor :"rotas" são caminhos. 

Falando em caminhos, há os que não conseguem andar, caminhar ...e  em muitos casos porque  estão com os joelhos bichados, como costuma dizer meu filho toda vez que se "contunde" nas peladas* de fim de semana. 

E falando em futebol, é tão comum vermos trágicas joelhadas e tantas baixas.E  muitas por causa de um joelho bichado.A menos de um mês da estreia na Copa do Mundo- #ACopadasCopas,o atacante Suárez, o mordedor, passou por  uma cirurgia  para corrigir uma lesão no menisco, outro adendo ao joelho.

Assim como existem pessoas que dão topadas, conheço, de perto, a presidente do clube das...  há quem dê joelhada. E olha que não perde nada pra topada, e dói horrores. Quando se cai, então, rala-se ,fere-se e sangra...os joelhos.

Quando pensamos, concatenamos, não os joelhos, as ideias.Uma coisa sempre leva à outra. E o sangrar me lembrou um caso  bizarro que li e que  aconteceu  no Arizona, estado americano em que  uma das minhas netas  nasceu.

Uma mulher caiu na rua e apareceu um anjo salvador que se prontificou junto a outras 3 pessoas a socorrê-la. Até aí, um gesto nobre.

Mas o que ninguém sabia era que por trás da bondade se escondia um "anjo" que era chegado a um sangue.Digamos que se tratava de um anjo vampiresco. 

E  não é que o cara  lambeu o joelho ferido da mulher!? Lá, foi preso na hora. Aqui, a mulher seria culpada por estar com joelhos à mostra, aposto.Vivemos  numa sociedade injusta  e preconceituosa, além da falta de solidariedade que existe no sexo feminino.

Além dos joelhos ralados,não podemos esquecer que há muito outros tipos: os fracos, que se dobram à qualquer ordem; os firmes, que não bambeiam; os de padaria-que matam a fome de muitos; os defumados; os mais sofisticados,que têm como companhia  o chucrute... Esse último é bom lembrar  que  não faz muito bem aos brasileiros.

Ligando "lé com cré", lembrei dos 7 profetas. Profeta, não sei por que motivo, me  lembra o dito popular "ajoelhou, tem que rezar". No Brasil,  é muito utilizado  e significa  que você  não pode desistir de algo que começou ou a que se propôs fazer. O que, no meu caso, agora, foi trazer para quem me lê uma pergunta:

-Por que os homens apreciam  tanto os joelhos das mulheres?

E tal pergunta procede.No nosso dia a dia,  na condução, no metrô, por exemplo-vááárias vezes o sexo dito frágil tem que/de usar subterfúgios, esticando a saia,o vestido, acomodando a bolsa sobre as "rótulas" para que elas não sejam "fraturadas" com  olhares masculinos perdidos e  fulminantes. 

Se há algum "deuso protetor dos joelhos femininos": roguemos por ele.

Amém.

Um beijo para os amigos que me leem.
Boa semana! 
Lau Milesi


----------

* pelada = partida sem lances técnicos, enfadonha, jogo improvisado, segundo o  Dicionário Popular de Futebol- O ABC das Arquibancadas -Leonam Pena-Editora Nova fronteira.

Quem quiser saber mais sobre joelhos, clica aqui.

aqui, uma "historinha antiiiga" sobre o ditado, a metáfora, o provérbio: "ajoelhou, tem que rezar"

Imagem via Pinterestmoon.