Friday, August 28, 2009

As Bizarrices do Mundo Virtual


Lendo hoje a BBC me deparo com uma matéria que considerei bizarra. E tenho a impressão que não exagerei no adjetivo. Uma aposta entre dois amigos noruegueses feita há pouco mais de dois meses, se transformou em um fenômeno de internet que já reuniu mais de 165 mil colaborações de pelo menos 174 países.

Um web designer da Noruega, Ola Helland, fundou um site (www.onemilliongiraffes.com) no qual pede que as pessoas coloquem suas fotos de girafas. E vale de tudo: desenhos rabiscados, aquarelas elaboradas, esculturas com lego, com pedras, com galhos e até com alimentos.

Segundo Helland, a ideia do lançamento da “corrente” ou do site “One Million Girafes” começou em razão de uma conversa que teve com o amigo Jorgen, numa noite em que trabalhavam até tarde em um jornal de Stavange,na Noruega..

Tudo é possível” com a Internet" , Helland afirmou. E foi mais além . Disse que” não há mais limites” e que poderia facilmente conseguir um milhão de qualquer coisa que quisesse.

Feita a aposta, Jorgen estabeleceu um prazo até o final do próximo ano para que esse milhão de girafas cheguem e o critério de que as girafas podem ser feitas de qualquer jeito e forma. Só não são aceitas fotos de girafas compradas em lojas ou desenhadas pelo computador. Essas eles consideram moleza.

O designer conta que colocou o link na sua página do Facebook e no Twitter pensando que iria conseguir entre 10 e 15 girafas, no máximo. Qe nada! Ele saiu para o almoço e, quando voltou, já tinha 60 girafas. No fim do dia já tinha 134, o que o assustou e o levou a pensar que havia perdido o controle.

De acordo com Helland, a página se transformou em algo muito maior do que apenas uma aposta com o amigo. "Se transformou em uma forma de espalhar alegria e fazer com que as pessoas desliguem a televisão e criem algo real. Algo que elas podem tocar e sentir"."É surpreendente que pessoas literalmente do mundo todo estão sendo criativas e fazendo girafas só por minha causa", declarou .

O designer afirma ainda que em menos de 70 dias, pessoas de 174 países visitaram o site e a página já ultrapassou 1,5 milhões de visitas. E não é que o criativo designer está sendo apoiado pelos pais e avós, que estão adorando passar horas com filhos e netos fazendo as, agora "em alta", girafinhas.

O jornalista Thomas, L. Friedman(um dos meus gurus) diz em seu livro O Mundo é Plano que Colombo entrou para a história quando disse aos seus soberanos que a terra era redonda . Já ele, Friedman, conta que depois de várias viagens ao redor do mundo e ao interior dos Estados Unidos, ao chegar em casa afirmou à sua mulher : o Mundo é Plano .

Na visão de Friedman, os avanços das tecnologias e da comunicação conectam os indivíduos como nunca antes.

As girafinhas estão aí para confirmar. Cada uma ...







Um beijo.

Bom fim de semana!!

Lau

Fonte de Inspiração: BBC News
Ilustração: três, das dezenas de girafas que já foram encaminhadas.