Thursday, July 7, 2011

Degustar, ler e ouvir...


LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!

(Cecília Meireles)

Pedi ajuda à maravilhosa poetisa (às favas com o feminismo linguístico) Cecília Meirelles, para conversar sobre a minha surpreendente fase doméstica. Em outras palavras: curtir uma cozinha.Essa parte da casa que, no passado,as mulheres ficavam horas e horas para fazer um prato diferente.E hoje em dia, num piscar de olhos, não só as mulheres como também os homens podem fazer mil pratos, rapidamente e deliciosos.

Com o  tempo lusco-fusco no Rio de Janeiro, um friiiiiio gostoso, um apetite daqueles para sobremesas - e a pedidos- decidi ontem à noite dar uma de "chef".

Meu objetivo era fazer um cupcake ...adaptado.Virou um desafio fazer o bolinho.O jeito foi botar a mão na massa (depois de devidamente lavadinhas,)link e partir para realizar o feito com a ajuda  de um grande amigo:o microondas.

Vale lembrar que há 12 meses, como o tempo passa, tive a mesma vontade e me aventurei a "confecionar" a obra abaixo.Cheguei a publicar um post  sobre o assunto aqui.Na primeira tentativa pintou um “excessozinho”de massa (visível na foto). Mas dizem que alguns excessos fazem parte da vida e de fases ... Nem dei bola.


Hoje, com mais experiência no assunto, :) tenho o prazer de apresentar minha nova produção.Agora entendo o prazer de Picasso ao concluir suas obras.Se bem que o bolinho dessa vez está meio murchinho,dá pra notar. A causa  dessa aparência foi a falta de açúcar, substituído por adoçante.É a famosa e hipócrita culpa...

Só não fiz a calda como recomenda a receita.Fiz um brigadeiro de panela (uni o útil e engordativo ao agradável) e decorei o pseudo cupcake com MMs(enooormes) por falta dos menores no momento.


O importante é que a dona das mãozinhas fofinhas que seguram a "obra prima",na foto acima com unhas da cor do céu, degustou e aprovou.

Confesso que também vibrei quando o bolinho ficou pronto. Lembrei de um livro que li há muito tempo: "O Valor Das Pequenas Coisas", de Roque Schneider.As pequenas coisas, ao contrário do que muitos (não pensam) também trazem alegria e felicidade.(sem clichê).

Deixo o caminho das pedras para quem quiser se aventurar na empreitada. É só dar uma olhadinha nesse  vídeo que sequestrei do Youtube.


Seguindo o título do post, aí vai uma dica literária: "Um Dia", de David Nichols.Um clássico moderno, com uma história romântica ,cativante (quem não gosta de ser cativado (a) /cativar) e inteligente ( o que  todos nós somos). :)

-----------------
Aqui está uma (pequena) sinopse do livro:
Os personagens se conheceram em 15 de julho de 1988.Mas eles sabiam que depois da formatura  ambos trilhariam caminhos diferentes.Só que depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e os dois levam vidas isoladas,vidas diferentes de que sonhavam ter. Ao longo  dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento dos dois são narrados, um por ano, e interessante, todos no mesmo dia:15 de julho.

O livro é  fenômeno editorial no Reino Unido. A Editora é a Intrínseca e o roteiro foi adaptado para o cinema pelo próprio autor.


  ----------------

Finalizando -já era sem tempo- para ouvir, deixo como sugestão essa maravilhosa composição de Tom Jobim, na voz do também maravilhoso TOQUINHO. A-do-ro...os dois !!

 

 Um beijo e bom fim de semana para todos os amigos que passam por aqui.

Lau



E.T.  
Sorry pelo post mix de hoje. Deu vontade, fiz. Estou nessa fase...de fazer o que me dá vontade e o que  me deixa bem. Aconselho o mesmo aos amigos. :)

Muito obrigada pelos comentários super gentis no post da minha viagem. Dei um time nas viagens,cansa um pouco, não é? Em outro post conto mais novidades das miniférias. :) + 1 bjo.:)





 Imagem:  Portrait de Françoise- Picasso-(link) 20 de maio de 1946 .
Cecília Meireles, (link) Poetisa, professora e jornalista .
Tom Jobim  e Toquinho,(links) grandes compositores brasileiros.

34 comments:

  1. Nós mulheres estamos familiarizadas com as fases elas fazem parte e nós 9os homens que estranham um pouco..rs). Vejo que está numa fase de lua cheia. Culinária, romantismo e um toque de tristeza.
    Quanto ao Roque Schneider concordo e até acho que a vida é feita dessas pequenas coisas e tirar alegria delas é tornar a vida alegre. Grandes acontecimentos ocorrem só as vezes na nossa vida.
    Adorei a musica.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Gostei do seu blog,ja o leio a algumas semanas.
    Estou seguindo, entra no meu blog e siga eu tb.
    Caso haja interesse em trocar banners, é só copiar o código do meu banner, e me avisar que imediatamente coloco o seu banner no meu blog.
    beijos.
    http://loucopolemico.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Oi Lau! :)

    Que mistura que você fez aqui, tipo 'salada russa' mas cê sabe que dá sempre certo ;). É gostoso de se ler, de se ver e de se ouvir!!

    Amei, e sabe que depertou uma vontade de pestiscar qualquer coisinha? Você é uma 'culpada inocente' rsrsrs

    Beijooo

    ReplyDelete
  4. Amiga!

    Hoje estou super Vinicius, e Tom sempre melhora o tom. Foi ótimo ouvir essa musiquinha por aqui.
    Estou com muitas saudadesss de vc!

    Beijosss

    ReplyDelete
  5. Olá Lau!
    É sempre muito gostoso de ler seus posts.. e concordo plenamente contigo.. o que nos dá vontade de fazer, temos mais que ir em frente e fazer rsrsrs.. passar vontade para quê né? rsrsrs
    Uma super beijoca em seu coração Lau.. e fiquei imensamente feliz com sua presença lá no meu cantinho.. obrigada de coração!

    Verinha

    ReplyDelete
  6. Cara Lau,
    super-gostoso este seu post de hoje! E terminando com essa música... Ohlalalala!!
    abs

    ReplyDelete
  7. Huuuummmm,,,o frio tá fazendo bem por ai...um lindo final de semana pra ti minha querida...beijos e beijos.

    ReplyDelete
  8. Querida amiga Lau!
    Vejo que também tem jeito para estas coisinhas doces, o bolo de cima está com muito bom aspeto, embora o de baixo esteja bem mais colorido.
    A minha patroa nessa ária da doçaria, é quase uma profissional, faz bolos de anos, de baptizados, mas é só para pessoas amigas,agora já faz bolos com andares e com desenhos e tudo, e depois como ela à maior parte das amigas não leva dinheiro, tem clientes aos montes.
    Alguns bolos que não saem bem, ficam uma semana inteira em cima da mesa da cozinha, e o José vai comendo um bocadinho agora outro mais logo,às vezes vou esconde-lo, mas adianta nada, porque sei onde ele está, e vou lá na mesma, e qualquer fatia de bola, tem seiscentas ou setecentas calorias, e para queimar essa quantidade de calorias, tenho que andar por ai a fugir durante umas duas horas.
    A Lau, da-me muita atenção, e depois eu estico-mo nos comentários, mas é porque gosto muito de falar consigo.

    Um bom fim de semana junto de toda a família.
    Um beijinho grande grande,
    José.

    ReplyDelete
  9. Querida amiga Lau,


    Adorei as dicas do doce, da leitura e tudo isso ao som desta bela música e o talento e a sensibilidade de Cecília Meireles. O conselho eu sou seguidora ferrenha rsrs.

    PS: Só não ouso me aventurar na cozinha. Não sei fazer absolutamente nada!


    Beijos com carinho e lindo fim de semana, Lau.

    ReplyDelete
  10. Que saudade de visitar seu blog...
    Realmente é sempre muito bom vir aqui! Um grande abraço!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. Amiga você é doce de pessoa. Amo suas visitas lá no meu blog. É sempre um prazer, uma honra.

    Que maravilha de post. Tantas coisinhas preciosas. Essa bela poesia. Esse bolinho de caneca. Que vontade, me deu fome. Ficou muito bom amiga. A dica de leitura - "O Valor Das Pequenas Coisas", de Roque Schneider”. Vou procurar por esse livro. Quero ler!
    Música linda - "Este seu olhar". Tb adoro!!!

    Vou partilhar com você, uma música q estou ouvindo agora:

    "Na galeria
    Cada clarão
    É como um dia depois de outro dia
    Abrindo salão
    Passas em exposição
    Passas sem ver teu vigia
    Catando a poesia
    Que entornas no chão" (As vitrines - Chico Buarque)

    Tenha um final de semana maravilhoso, recheado de muitas alegrias. TUDO DE BOM***
    Abraços,
    Lu

    ReplyDelete
  12. Uma semana muito linda pra ti minha querida amiga...beijos e beijos...

    ReplyDelete
  13. É com muito carinho que venho retribuir a sua visita e dizer que vc me deixou muito feliz com a sua vinda. Agradeço com o coração...
    Os amigos são jóias raras, principalmente no palco da vida. Elas estam sempre a brilhar. Obrigada pela sua companhia.
    Curiosa e demais blogs agradecem.
    Não esquece de que a vida é bela pelo simples fatos de existir e nos dar a chance de refletir sobre ela.
    Crinhosamente,

    ReplyDelete
  14. Oi, Lau,

    Está certíssima, faça mesmo aquilo que te der vontade!! A gente merece de vez em quando. Queria eu ter vontade de cozinhar. Veja que não digo nem dom, porque este só com milagre, rs! Meu problema é que quando penso em fazer qualquer coisa, a vontade vem e vai tão rápido que nem dá tempo de fixar. Por isso tento espaçar o menos possível as visitas à mãe e aos familiares que têm esse dom. Afinal, comida caseira é outra coisa, né...

    Ps: tinha dado um time não respondi ao seu comentário no blog. Tem livro novo sim, e com certeza vou precisar da ajuda dos amigos pra divulgar. Informo sobre o lançamento :)

    Bjs!

    ReplyDelete
  15. Criado, a chaleira! , e o rapaz entregou-lhe o utensílio, que o homem se pôs a revirar, e depois disse: "Seu bico não tem solda. Essa chaleira não serve senão para essa bacia, e esta bacia não serve senão para esse aposento elevado, e este aposento elevado não serve senão para esta casa, e esta casa não fica bonita senão com este hospede."

    Tirei um trecho do livro: "As mil e uma noites", para que pudéssemos ter uma ideia do pensamneto que me veio à mente quando juntei o azul nas pontas dos dedos perfeitos, com o brigadeiro de colher, e a poesia da Cecília. Tudo se encaixa, como já disseram outros comentaristas, muito maravilhosamente. E mais, nessa obra maravilhosa descobri que a metáfora mais perfeira, para os árabes daquele época, da beleza feminina se encontrava na comparação com a Lua. É, minha cara, eles eram terríveis. E voltando ao texto: lindo! Parabéns e obrigado. Beijos. Sempre.

    ReplyDelete
  16. Oi Angela, muito bom estar na fase da Lua Cheia.Ando mesmo cheia...de um montão de coisas boas para fazer e não tenho tempo, amiga. Vir aqui é uma delas.Angela, há um ano fiz um post à la Elizabeth Gilbert :Comer-Rezar e Amar. Dessa vez misturei/acrescentei verbos. :) Coisas do momento. Adorei saber que você entende de Lua.:)

    Um beijo e valeu pea força.

    ReplyDelete
  17. Olá @loucopolêmico,obrigada pela visita. Eu que gostei do seu nickname... Como já disse no seu blog,tenho um pé nos dois adjetivos.:) Brigadão, seja bem-vindo!

    ReplyDelete
  18. Oi Fátima, como disse pra Angela, lá em cima,esse post é um flasback . Salada russa é bom, gostei. Adoro saladas...!!! :) Não petisque...só arrisque...
    Beijocas e obrigada, amiga.

    ReplyDelete
  19. Oi Lisette, obrigada. Uma ligeiro samba do crioulo doido,digamos assim.

    Um beijo e valeu!

    ReplyDelete
  20. Oi Quel, sempre ando Vinicius, Tom e Toquinho,melhores companhias e inspiração do que essas, né? Você sabe.Saudades de você também.Quando você volta pra cá?
    Beijinhos, minha amiga. :)

    ReplyDelete
  21. Volto mais tarde, amigos. O dever me chama. Beijosss

    ReplyDelete
  22. Oi Verinha, obrigada pelo carinho. Imagine...eu que gosto muuuuito de suas visitas e agradeço sua presença.
    Beijocassss

    ReplyDelete
  23. Olá caro Doutel, adorei o Ohlalalala!!
    Brigadão por sua visita.
    Um abraço

    ReplyDelete
  24. Olá poeta amigo, hoje até que não está tão frio. O Sol brilha no Rio de Janeiro hoje. Mas nessse dia estava muuuuito.

    Um beijo e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  25. Oi amigo José, que legal, a sua esposa é muito prendada. José, como sempre trabalhei fora, a cozinha não é um lugar que me apetece. Só para dar umas beliscadas nos bolos, como você também o faz. :) Mas admiro muito quem tem jeito para a culinária. Fazer bolos para batizados, casamentos, deve ser muito trabalhoso.É para profissional.Parabéns para a esposa e pra você. Morri de rir quando você diz que come os bolos às escondidas . Eu faria o mesmo, José.:) Depois é só malhar, pedalar e caminhar que o bolo se vai...e as calorias, idem.:)

    Desculpe a demora em responder seu comentário. Esses dias andei super ocupada, muito mesmo.Pode se esticar o tempo que você quiser. A casa é sua.:)
    Beijossss pra você ,pra esposa e pra netinha.

    ReplyDelete
  26. Oi Sarinha,obrigada. Fico feliz que tenha gostado das dicas...mesmo as que falam sobre culinária.:) Eu sei fazer tu-di-nho. Mas não tenho tempo para... Boa desculpe, né? Quanto ao conselho, incorporei solenemente também. :)

    Um beijo, amiga, e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  27. Oi Luciane, você é muito gentil. A recíproca é verdadeira. Gosto também de te ver aqui.Adoro seus posts sobre o seu estado.São lindos!
    Quanto ao presente musical, amei. Chico é tudo de bom.Costumava esbarra com ele nas minhas caminhadas matinais.Não tenho feito mais, por falta de tempo.Chico continua com aqueles olhinhos lindos: duas contas.:)

    Beijos, amiga.

    ReplyDelete
  28. Oi Jorge, desculpe, pulei seu nome.Obrigada, volte sempre e será também sempre bem-vindo.
    Um abração.

    ReplyDelete
  29. Obrigada ,poeta amigo, a semana está transcorrendo bem.
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  30. Quem agradece sou eu a sua gentil visita. Obrigada pelo convite, gostei muito.
    Beijosss

    ReplyDelete
  31. Oi Dani, que bom que você voltou.Pra que ir para a cozinha? Vai não...é muito trabalho. :) Sóse for para fazer bolo de caneca. É flash, rapidinho.
    Realmente, passei a me permitir essas vontades, minha amiga.
    Vamos trabalhar o livro, sem dúvida.
    Beijocas, Dani.

    ReplyDelete
  32. Oiii amigo Djabal, bom relembrar esse trecho e muito melhor ainda te ver aqui de novo. Muito legal mesmo. Tudo bem?
    Chaleira, céu, Lua, olhar rendem um bela composição,né não? E regada a brigadeiro, então.Digo, brigadeiro, o doce.Nada de metáforas , nesse caso. :)
    Falar em Lua agora me lembrou o Skank:
    Eu tenho uma força (...de vontade, acrescento) -E tem que se ter hoje em dia,né não Djabal?-
    Que deixa pegadas na lua...:)
    Beijos, amigo, e obrigada pela força de sempre.

    ReplyDelete
  33. Lau, para nós mulheres, a Lua tem um significado especial,provoca um sentimento de mistério, dúvida e romantismo.
    Ótima postagem!
    Carinhoso e fraternal abraço.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)