Monday, April 9, 2012

Você conhece a biblioteca do seu bairro?


Sexta passada, saiu uma reportagem na Editoria Segunda Página do Globo sobre a situação das bibliotecas no Rio de Janeiro que me chamou a atenção. Nas férias da minha gringuinha aqui no Brasil, ela vivia me pedindo para pegar livros na biblioteca, o que ela faz ...e muito, no país em que  nasceu e vive.

Mas aqui a realidade é outra , vejam só:

Um dado específico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada semana passada pelo Instituto Pró-Livro, chamou a atenção da equipe do vespertino para tablet "O Globo a Mais": o de que 75% dos brasileiros não frequentam bibliotecas. Para entender as razões pelas quais os cidadãos não se interessam por elas, foi pedido à repórter Thais Lobo que saísse em campo para aplicar um teste nas bibliotecas públicas municipais do Rio. 

O imortal Antonio Carlos Secchin elaborou uma lista mínima, com títulos de dez autores nacionais e estrangeiros que, na sua visão, não poderiam faltar nas prateleiras daqueles estabelecimentos. A reportagem visitou dez das 27 bibliotecas municipais, checando se possuíam os títulos da lista, além de outras facilidades, como computadores e acesso à internet.

— As bibliotecas têm poucos usuários e muitos deles vão mais para ler jornal, estudar e conversar com o bibliotecário do que para ler livros. Na maioria delas, percebi um clima familiar, entre pessoas conhecidas. Isso mostra também que estes espaços têm dificuldade de atrair novos leitores — afirma Thais.

Triste também foi a descoberta de como a burocracia e a falta de funcionários emperram o funcionamento das bibliotecas. Em muitas delas, livros doados continuam empilhados à espera de catalogação para irem para as estantes. Em outras, o prazo para a devolução chega a exceder quatro anos.

Paralelamente, a equipe do Prosa &Verso pediu a Felipe Lindoso — autor do livro "O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro"— que analisasse os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, por meio de dez perguntas e respostas. A reportagem foi publicada no suplemento do GLOBO de sábado e teve  destaque no "Globo a Mais" junto com o resultado do teste nas bibliotecas municipais.

A reportagem sobre as bibliotecas municipais também foi publicada na editoria Rio neste domingo. O segredo é o tratamento diferenciado que a notícia recebe em cada plataforma.

No "Globo a Mais", tocando no nome de cada biblioteca, o leitor descobrirá que títulos elas possuem e se têm, por exemplo, acesso à internet. 

Já para a reportagem no jornal impresso, foi pedido à editoria de Arte um infográfico que retratasse a distribuição espacial das bibliotecas. Nele, é possível ver que, na Barra e no Recreio, bairros da zona Oeste do Rio, por exemplo, não há sequer uma unidade.

E você, conhece a biblioteca do seu bairro?
                                                                                   
L.M.


Só pra não perder o hábito, deixo R.E.M. (link)pra vocês.
 Ontem ouvi essa  canção( d+),  umas 3 vezes, no engarrafamento que peguei de volta à minha cidade. :)



  Um beijo e uma boa semana.
                                                                  
 Lau


Fonte: Jornal O Globo,  texto em PDF recebido através da jornalista Selma Schmidt, da Editoria Rio.
Imagem: Library, by Pix.