Sunday, March 18, 2012

Hoje é Domingo, Pede Cachimbo...e Jamelão




“HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO".Na verdade não é Pé de Cachimbo, mas sim PEDE (do verbo pedir) cachimbo. Ou seja, pede paz, tranquilidade,família, moleza, praia... E a gente sempre a imaginar um pé de cachimbo no quintal, todo florido,com cachimbos pendurados,soltando fumaça”.

Pedaço desse lead faz parte de uma das crônicas de Mário Prata, em que ele diz que alguém sempre deve ter tido uma  palavra que se traz da infância, e pensa-se que há um certo significado,como o clássico jargão que é a frase inicial do post.

Mas esse domingo não pediu cachimbo.Pediu "jamelão".Quem mora no Rio sabe que na Lagoa  Rodrigo de Freitas há várias árvores carregadinhas dessa frutinha.

Para quem não a conhece, trata -se de uma frutinha parecida com a azeitona, roxiiiinha, que nos deixa com a língua bem marcada por sua cor.

Conhecido como "jambolão", é vista por muita gente como ardilosa, pois mancha as mãos, os tecidos das roupas, os calçamentos das ruas e a pintura dos carros .

Mas a frutinha tem seu lado bom. Uma pesquisa realizada em laboratório pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o extrato da fruta, que contém antocianinas, substâncias presentes na pigmentação, levou à morte uma média de 90% das células leucêmicas. Os testes foram realizados ainda em células sadias, das quais 20% morreram.

Na minha adolescência, nem imaginava esses benefícios do Jamelão e vivia deixando minha mãe com os cabelos arrepiados,quando subia nas árvores, lá nas “grimpas”, atrás dessas frutinhas.

E hoje,voltei no tempo ao passar pelas belas árvores carregadinhas de jamelão. E aproveitei, pois contei  com a solidariedade de um “senhor de meia idade”, que subiu em uma das árvores  que fazem parte da paisagem e, além de se deliciar direto da fonte, fez a festa de quem estava embaixo  "de olho" na  frutinha.

Esqueci de tudo que aprendi em relação à higiene das frutas, passei a mão para tirar a poeira,  coloquei em prática aquela máxima “ o que não mata engorda”... e me deliciei com os jamelões, gordinhos, lindos e roxinhos.

Ao final do banquete, parecia uma vampira, com a língua roxiiiiinha ... mas feliz ...


 Um beijo e uma boa semana.

Lau

  
 Hoje, deixo Booby Mc Ferri , com Be Happy. :) 
 
 
 
 
 
   Aqui tem  tudo sobre o Jamelão.

Fotos do pé de Jamelão: Minhas e da web editadas no Picasa.
 
Só a da minha língua que não tive coragem de publicar.:)
 Post reeditado.