Tuesday, December 21, 2010

As Cantoras da Natureza Estão de Volta...


acabou a farra
formigas mascam
restos da cigarra

( Paulo Leminski)

Românticas para alguns, barulhentas para outros, as " cognominadas cantoras da natureza", as cigarras, estão de volta. Nesta terça-feira , bem cedinho, quando a sombra da terra era projetada sobre a MARAVILHOSA LUA,(eclipse) já se podia ouvir o barulhinho de muitas delas. O som emanado pelas cigarras é um despertar para a vida. É um cântico ao amor e à sensualidade, como dizem os românticos apreciadores das cigarras.

Esse bichinho, tão barulhentinho, utiliza um mecanismo para cantar bem parecido com a “dança do ventre” e funciona assim: o som estridente das” cantoras” é produzido por membranas na base do abdômen do macho, que se curvam para dentro e para fora , resultando nesse zumbido característico de que teremos um dia com muito calor
e seguido de chuva, como já diziam nossos avós.

Muito peculiares, as cantoras só se calam quando sucumbem ao amor e há o acasalamento. Como tudo que é bom dura pouco -é o que dizem - as cigarras desaparecem tão misteriosamente quanto chegam, e têm vida curta, como alguns doces momentos da nossa vida.

Mas não são todos que apreciam esses insetos e os veem tão românticos.Como o habitat original das cigarras é a área rural, para a tristeza e o desespero dos agricultores, elas destroem as plantações. Segundo estudos de alguns especialistas em "cigarras", com o desmatamento tão acentuado hoje em dia , elas acabam migrando para o meio urbano .

E migraram também para as fábulas. A cigarra virou personagem mundialmente famosa devido à Fábula de La Fontaine, "La Cigarre et la Fourmi"- "A Cigarra e a Formiga".

Nessa fábula, enquanto a cigarra (que só vive cantando) se divertia, a formiga trabalhava sem parar. E quando chegou o inverno a formiga estava com os celeiros cheiooooos e a cigarra , na miséria. Como toda fábula, reflete uma lição de moral, a de que todos nós devemos ser trabalhadores, responsáveis e precavidos.

Responsabilidades e precauções à parte, se me dessem o direito hoje de escolher entre ser uma cigarra ou uma formiga, optaria por ser uma cigarra ... e já no ano 2011. Já estou cansada de trabalhar. E hoje ainda é terça-feira, dia 21.

Lau

E.T.

Muito obrigada pelos carinhosos comentário deixados no post anterior, o do meu varãozinho. Como dizia a bivó, "quem aos nossos filhos agrada, a nossa boca adoça". Estou um pote de mel.:)

A bivó usava também um provérbio/ditado(me enrolo toda com eles) que dizia assim:

"Mato a cobra e mostro o objeto com o qual a matei" (ligeiramente adaptado). :)


So... quem quiser ouvir o cântico desse bichinho tão fofo, que é a cigarra, é só clicar no link baixo.

http://www.youtube.com/watch?v=8887Hfphv70


Um beijo, Bom Dia, e até mais tarde.




Parte de um post publicado em outubro de 2009. Como o fato se repetiu hoje, e tudo na vida se repete, veio o "resposting".


Grande Paulo Leminski Filho -Curitiba, 24/08/1944 - 7/06/1989 , escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro. ..

Imagem: Pixdaus - "Cicada", by Andrey Antov.