Monday, July 4, 2011

Saint Louis

Olá amigos, aí vai mais uma cidade por onde passei, mais uma vez, nas minhas recentes férias: Saint Louis, no  Missouri. Desculpem o post enooorme, resumi ao " máximo". Juro.:)

Meu querido e saudoso pai não perdia um filme de faroeste.Aqueeeeles que mostravam caravanas, mocinhos, emboscadas, índios,lutas contra foras-da-lei (se bem que até hoje se encontram essas espécies) e todos todos os tipos de intempéries.Pois é, era a partir de St. Louis que saíam essas caravanas com o objetivo de colonizar as distantes terras americanas,segundo a história.

Quem chega à cidade é saudado pelo imenso arco de concreto e aço, o GateWay Arch,como os americanos chamam, que passou a ser o símbolo principal da cidade. A ideia da construção desse arco surgiu graças ao arquiteto Eero Saarinen.
Com altura equivalente a um prédio de 65 andares, o monumento não só dá boas-vindas aos turistas que chegam como, de certa forma, homenageia aos que de lá partiram. É o que mais se ouve por lá.

Saint Louis foi fundada por mercadores franceses no ano de 1764.Vale lembrar que o nome da cidade, que fazia parte  do território de Louisianna, foi escolhido em homenagem ao rei francês Luís IX.


No ano de 1803, o território foi vendido aos Estados Unidos e St. Louis passou a ser propriedade americana. Naquela época a França estava com toda força.Já hoje não se pode dizer o mesmo.

A construção do Gate Way Arch serviu também para revitalizar o centro de St.Louis. Os visitantes hoje contam com dois cinemas, que exibem filmes interessantes relembrando a construção do arco e a conquista do oeste americano, além de museus.


Mas a atração local é o bondinho que leva  até a parte mais alta do "arco", de onde se tem uma vista panorâmica dos estados  do Missouri e de Illinois.

                                                                 (topo do Arco)

                                                             (Missouri e Illinois)
Caminhando no sentido contrário do arco e descendo uma escadaria junto ao rio, encontram-se barcos que fazem passeios turísticos pelo rio Mississipi, que banha a cidade.

    (Passeios de barcos)

                                                                ( rio Mississipi)
Outro ponto turístico interessante é a  Saint Louis Union Station. Construída em 1894, a Union Station foi a maior estação de trens dos Estados Unidos e equivalia, na época, à Central do Brasil (RJ) e a aeroportos brasileiros de grandes demandas.

Em St. Louis,como em algumas capitais brasileiras,o transporte de massa teve sua matriz invertida e a estação férrea quase foi para o espaço. Felizmente, abriram os olhos e resolveram dar o devido valor ao prédio que,mais tarde,foi todo reformado. No local hoje encontra-se um shopping moderno com várias lojas e restaurantes.

                                                     (Saint Louis Union Station )
De acordo com dados históricos,a partir de 1850 começou nos Estados Unidos uma febre de construções de linhas férreas e Saint Louis, devido à sua localização(centro do país), resgatou seu lugar,na área dos novos meios de transporte. A cidade hoje também dá um senhor incentivo ao uso de bicicletas.

Outro ponto que vale a pena ser visitado é o Saint Louis Art Museum, localizado num prédio construído no ano de 1904. O prédio abriga mais de 100 galerias com peças lindísssimas.
(St. Louis Art Museum)
Como em toda cidade, St. Louis também tem trechos privilegiados. Um dos trechos mais bonitos da cidade fica no lado oeste, próximo ao shopping Saint Louis Galleria. É lá que se encontram  algumas das melhores lojas  e belas casas construídas em estilo clássico.
Nesse shopping ou mall encontramos livrarias e lojas como Dillards, Macy´s, Ann Taylor e  tantas outras que fazem a cabeça das "meninas" e dos "meninos".

No mês de junho, então, é ótimo para se visitar,pois as "sales"estão na  toda. Pode-se comprar tênis (lindinhos),super fashion,e sapatos mais lindos e charmosos, ainda, das marcas coach, diesel,num precinho jamais encontrado. Nem pela Internet.Em tempos de $ em baixa vale a pena mesmo.E um pouco de futilidade, de vez em quando, também faz parte da vida.... e das férias.

St. Louis também tem seus problemas. São comuns roubos em shoppings e algumas polêmicas quando o assunto é espaço urbano.

Recentemente,uma estátua de 2,5 metros de Chuck Berry foi aprovada pela prefeitura da cidade e  uma parcela dos moradores não gostou da ideia. Há quem que considere o pioneiro do rock "um criminoso e inimigo das mulheres", de acordo com a revista Parade.

                                                              ( O  Grande Chuck)
Mas  graças a atuação de  uma vereadora oposicionista (político sabe aproveitar as oportunidades)ao governo atual,  a estátua será erguida numa praça próxima a uma rua de restaurantes, lojas e bares, entre eles o Blueberry Hill,(link) onde Berry fez mais de 160 shows nos últimos 15 anos.

 A cidade de Saint Louis  oferece muito mais .Quem quiser dar uma olhadinha em outras atrações é só clicar aqui.

                                                                      
Um beijo

Lau



 E.T.
  
Falando em cidade americana... hoje, 4 de julho,comemora-se o Independence Day.(link) Ticinha hoje  acordou toda vestidinha nas cores do país. Como é patriota!!! :)

A Daniele, do blog  http://www.neointerativo.com/ foi quem reconheceu a cidade de St.Louis no post do dia 27. Valeu, Dani.:) A Nha Benta vai depois.

Em outra oportunidade conto sobre a minha passagem  por Chicago.




Imagens: minhas e do site de St.Louis
 Mais sobre Chuck Berry vejam  aqui.