Tuesday, September 3, 2013

Da série "trechos de livros e opiniões"...

                                                 (A Vitória de Samothrace-Louvre)

...[não nem por isso não dou por baixa minha competência, num fogo e-ferro.A ver.Chegassem viessem aqui com guerra em mim, com más partes, com outras leis, ou com sobejos olhares, e eu ainda sorteio de acender esta zona, ai, se, se!] (Guimarães Rosa, 1986, p.15).

Tudo depende do sentido moral da ação escolhida pela imaginação material: se ela sonha o mal, saberá propagar a impureza, saberá fazer eclodir o germe diabólico; se sonha o bem, terá confiança numa gota da substância pura,saberá fazer irradiar sua pureza benfazeja.A ação da substância é sonhada como um devir substancial desejado na intimidade da substância.É, no fundo,o devir de uma pessoa.(Bachelard, 2001-p.149)
  
...[Vou ensinar o que agorinha eu sei,demais:é que a gente pode ficar sempre alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo]. (Guimarães Rosa,1985.p.19)

...[A primeira coisa, que um para ser alto nesta vida tem de aprender, é topar firme as invejas dos outros restantes]. (Guimarães Rosa,1986-p. 271)

...[o que quero dizer é muito simples:seja feliz.Em vários lugares, isso não é fácil.Nos Estados Unidos,me disseram,essa frase está escrita na Constituição.Aqui sempre nos dizem para não rirmos alto demais,é proibido ser feliz, demonstrar felicidade.Desde criança ouvimos que o orgulho vem antes do tombo.Mas, um homem que mergulha pra pegar peixe, pega peixes.Quem tem por meta pegar estrelas alcança uma estrela.Por isso,quem tem peixe só pode partilhar peixes,não estrelas.(Um Lugar Para Todos-p.274-Thrity Umrigar)

Ninguém pode partilhar o que não tem, entende? (Lau Milesi)


 Hoje deixo Beto,o Guedes,com "Sol de Primavera".


Um beijo e boa semana
Lau :)






Os aquis:

Sobre o GRANDIOSÍSSIMO Guimarães Rosa clique aqui.
Aqui sobre Bachelard.
Sobre o gentil e bondoso ser aéreo Beto Guedes clique aqui.,
E aqui pode-se passear pelo Louvre.Quem  ainda não foi, aproveite.

Imagem: Com licença poética:"A Vitória de Samothrace".(A Deusa da Vitória-Louvre)