Monday, July 22, 2013

Dos preferidos do papa Francisco...



"Uma Oração"

Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo. Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana. É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir. Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que veem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias. O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre. Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta. A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo. Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.

Quero morrer completamente;quero morrer com este companheiro,meu corpo.


p.s. quem diz é Borges, hein. Eu não quero virar estrelinha  tão cedo. 

---------

 Sobre Citações:
"Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à das feras, mas isso é injuriar estas últimas."

"Ninguém se salva sozinho".

"Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar." 

"Conhecemos um homem pelo seu riso.Se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente."  

"Amigos, peçam alegria a Deus. Sejam alegres como as crianças e como os pássaros no céu".  

                          
 Disclaimer: 
Andei lendo que o papa Francisco diz ser apreciador do escritor russo Dostoiévski 
e do argentino Jorge Luiz Borges,daí a ideia de homenageá-lo na chegada à minha cidade. Ao comentar seu gosto musical,o papa destacou a orquestra do argentino Juan D'Arienzo,conhecido como "El rey del compás", assim como Carlos Gardel  e Astor Piazzola, que optei por deixar na minha homenagem.



Um beijo para os meus amigos e desculpem o abandono do blog. Falta de tempo.
Até...
Boa semana
Lau





Aqui tem tudo sobre a chegada do papa ao Brasil.
Fonte:  Jorge Luiz Borges, Obras completas Vol.1.
Citações: Web
 Imagem:  This living hands. (Com licença poética) Model: Karolina V- Especializacion Fotográficas.