Thursday, July 7, 2011

Degustar, ler e ouvir...


LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!

(Cecília Meireles)

Pedi ajuda à maravilhosa poetisa (às favas com o feminismo linguístico) Cecília Meirelles, para conversar sobre a minha surpreendente fase doméstica. Em outras palavras: curtir uma cozinha.Essa parte da casa que, no passado,as mulheres ficavam horas e horas para fazer um prato diferente.E hoje em dia, num piscar de olhos, não só as mulheres como também os homens podem fazer mil pratos, rapidamente e deliciosos.

Com o  tempo lusco-fusco no Rio de Janeiro, um friiiiiio gostoso, um apetite daqueles para sobremesas - e a pedidos- decidi ontem à noite dar uma de "chef".

Meu objetivo era fazer um cupcake ...adaptado.Virou um desafio fazer o bolinho.O jeito foi botar a mão na massa (depois de devidamente lavadinhas,)link e partir para realizar o feito com a ajuda  de um grande amigo:o microondas.

Vale lembrar que há 12 meses, como o tempo passa, tive a mesma vontade e me aventurei a "confecionar" a obra abaixo.Cheguei a publicar um post  sobre o assunto aqui.Na primeira tentativa pintou um “excessozinho”de massa (visível na foto). Mas dizem que alguns excessos fazem parte da vida e de fases ... Nem dei bola.


Hoje, com mais experiência no assunto, :) tenho o prazer de apresentar minha nova produção.Agora entendo o prazer de Picasso ao concluir suas obras.Se bem que o bolinho dessa vez está meio murchinho,dá pra notar. A causa  dessa aparência foi a falta de açúcar, substituído por adoçante.É a famosa e hipócrita culpa...

Só não fiz a calda como recomenda a receita.Fiz um brigadeiro de panela (uni o útil e engordativo ao agradável) e decorei o pseudo cupcake com MMs(enooormes) por falta dos menores no momento.


O importante é que a dona das mãozinhas fofinhas que seguram a "obra prima",na foto acima com unhas da cor do céu, degustou e aprovou.

Confesso que também vibrei quando o bolinho ficou pronto. Lembrei de um livro que li há muito tempo: "O Valor Das Pequenas Coisas", de Roque Schneider.As pequenas coisas, ao contrário do que muitos (não pensam) também trazem alegria e felicidade.(sem clichê).

Deixo o caminho das pedras para quem quiser se aventurar na empreitada. É só dar uma olhadinha nesse  vídeo que sequestrei do Youtube.


Seguindo o título do post, aí vai uma dica literária: "Um Dia", de David Nichols.Um clássico moderno, com uma história romântica ,cativante (quem não gosta de ser cativado (a) /cativar) e inteligente ( o que  todos nós somos). :)

-----------------
Aqui está uma (pequena) sinopse do livro:
Os personagens se conheceram em 15 de julho de 1988.Mas eles sabiam que depois da formatura  ambos trilhariam caminhos diferentes.Só que depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e os dois levam vidas isoladas,vidas diferentes de que sonhavam ter. Ao longo  dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento dos dois são narrados, um por ano, e interessante, todos no mesmo dia:15 de julho.

O livro é  fenômeno editorial no Reino Unido. A Editora é a Intrínseca e o roteiro foi adaptado para o cinema pelo próprio autor.


  ----------------

Finalizando -já era sem tempo- para ouvir, deixo como sugestão essa maravilhosa composição de Tom Jobim, na voz do também maravilhoso TOQUINHO. A-do-ro...os dois !!

 

 Um beijo e bom fim de semana para todos os amigos que passam por aqui.

Lau



E.T.  
Sorry pelo post mix de hoje. Deu vontade, fiz. Estou nessa fase...de fazer o que me dá vontade e o que  me deixa bem. Aconselho o mesmo aos amigos. :)

Muito obrigada pelos comentários super gentis no post da minha viagem. Dei um time nas viagens,cansa um pouco, não é? Em outro post conto mais novidades das miniférias. :) + 1 bjo.:)





 Imagem:  Portrait de Françoise- Picasso-(link) 20 de maio de 1946 .
Cecília Meireles, (link) Poetisa, professora e jornalista .
Tom Jobim  e Toquinho,(links) grandes compositores brasileiros.