Thursday, March 6, 2014

Sobre "acumuladores", "hoarders", Síndrome de Diógenes...

 (com licença poética)
                             
Se você tem compulsão por "guardar" tudo, tudinho, até o que  não lhe serve mais, preste atenção: você é um acumulador, um "hoarder", sofre da Síndrome de Diógenes..

No ano passado (que foi há 3 meses) li a história de um homem que tinha compulsão por guardar informações: eram revistas, jornais, panfletos espalhado pro todos os cômodos da casa. Não dava para a família se movimentar dentro do próprio espaço. A doença estava num  nível tão adiantado, que até o lixo acumulado pela filha era vasculhado pelo pai,como se estivesse numa pesquisa bibliográfica.

A psicologia dá um nome bonito à  "mania" : "ele sofre de um distúrbio organizacional".Já a família passa a sofrer de  distúrbio social : não pode convidar um amigo  para um jantar,um bate -papo.

A matéria nostrava o drama da  filha do acumulador, que vivia trancada no quarto à espera de uma oportunidade para sair da casa .Não se sentia mais confortável em viver num ambiente tão poluído.A crise familiar chegou a tal ponto, que a mulher deu um ultimato: ou ele limpava a casa, ou iria embora. 

Encurralado, por laços familiares e a doença, o "acumulador" declarava não ver luz no fim do túnel. E a esposa, já desiludida, não acreditava na cura que, segundo o médico, levaria muito tempo. 

Quando meu filho estudou no Arizona, tive a oportunidade de conhecer o pai de uma amiga dele que "colecionava" alimentos vencidos em seu freezer. Ninguém me contou, eu vi. E ele mesmo afirmara que era difícil se livrar daquelas embalagens (muitos intactas), dos mais variados "appetizers", "mesmo com o  botulismo batendo à  porta do freezer"( palavras dele).

E argumentava: "é incontrolável  a vontade de armazenar,de guardar".

Questionado sobre o motivo do  "hobby" tão exótico,Bill, como o chamarei,dizia que o "armazenamento"o remetia  a bons momentos que teve com sua esposa-já falecida- quando íam  às compras no Hipermercado Walmart.

Não tenho notícias tão recentes do Bill, o colecionador, mas até 2000 ele continuava fiel ao "vício".

De acordo com a International OCD Foundation,"não há muita pesquisa sobre a acumulação em adultos mais velhos.No entanto,é evidente que a acumulação numa fase mais adiantada de vida é um sério problema psiquiátrico e merece uma atenção e tratamentos consideráveis".

Livros de auto-ajuda,segundo a OCD também podem fornecer programas potencialmente úteis a esses "acumuladores", mas não seriam tão eficientes quanto uma terapia intensiva.

Quando menina, lá nos meus 15 anos, viajava para Belo Horizonte  naquele trens -leito e não admitia jogar o "ticket" do trem, guardanapo do restaurante, um papelzinho de bala, sequer, fora.Guardava todos em minha bolsinha, que  vivia carregada de formigas (que sabe já eram as do Drummond, fico pensando).:)

Tive uma mãe muito carinhosa, mas, tirana,de pulso forte. E  em um descuido meu, lá íam minhas lembranças pro lixo,acompanhadas de uma ladainha de broncas e de críticas.

Talvez seja por isso que passei a não "guardar" nada.Nem o verbo.

Pulando, não do trem, para o mundo da ficção, esse aqui, o virtual, soube por um médico psicanalista renomado, que há pessoas que sofrem de uma "doença" similar aos "hoarders" e não se dão conta. E com isso não procuram ajuda médica. 

 São os chamados acumuladores de informações com interpretações que lhes sejam convenientes, que lhes sirvam para alimentar suas doenças.Acumuladores que gostam de imaginar, advinhar a vida dos outros. Sem contar que  há  os intitulados  "se(m) cura" que gostam de colecionar o que não lhes pertencem.

Numa linguagem mais popular, gostam de pegar no pé das  pessoas.Secar,"urubuzar" como dizem os cariocas.

Esses,costumam ser,em potencial, colecionadores de mágoas, raivas, revoltas, ciúmes, frustrações etc.E são insistentes, pegajosos. Que gente chata!!!!

Não me excluo de ter sido,durante um tempo,uma acumuladora no mundo virtual. Não de pé (adoro o meu), frustração ou de ciúme. Mas, de  revolta, de mecanismos de defesas e sede de justiça.

Durante algum tempo,acumulei revolta por ser perseguida por stalkers (sem vergonha,reincidentes, nojentos,auras feias, frustrados, falsos,sonsos,descarados).

Mas,hoje,com o "olhar"que passei a ter através das minhas retinas do que aconteceu, acumulo dó, (não a nota musical),acumulo peninha desses pobres coitados stalkers acumula...dores de cotovelo.

Pena sim.Principalmente ao constatar o quanto essas pessoas precisam de tratamento,(não estão se conscientizando disso, hein), e também por terem desperdiçado tempo e oportunidades em suas  vidas de serem amigas umas das outras.Essa vida é tão curta...

Se é para acumular, que seja o melhor de/para cada um de nós. Que acumulemos saúde emocional e mental; alegria; sabedoria; "coisa bonita";amor ao próximo;diversão; viagens, amigos sinceros.

Abro um parênteses, para saudar os amigos sinceros,(quantos viraram "de verdade", de "carne e osso", e acabamos até por conhecer suas famílias).

Graças a Deus, ganhei  vários amigos nesse mundo virtual. Como foi prazeroso! Como foi bom ter sido eu mesma no meu blog e, ao conhecer os amigos "ao vivo", não ter nada para me envergonhar, nem nada a esconder ou me desculpar.

Meu blog  é como se fosse minha casa, onde as coisas são feitas a meu gosto,faço meus posts com carinho, sempre procuro deixar algo.Dinamizo meu blog da forma que considero correta,  recebo pessoas que eu gosto e quem eu quiser.

 Sou assim.Ser eu mesma me trouxe amigos queridos, leitores,companheiros de brincadeiras e até trabalho. É tão bom unir o útil ao agradável, né?

O não tão bom fica por acumular experiências negativas.Chegar à conclusão de que o mundo virtual é perigoso, malvado.É um lugar em que as pessoas más, até de  intenções, se escondem atrás de teclados,de falsos elogios, sorrisos  e de eus (muitos  vezes dos outros, que não lhes pertencem) líricos, que destilam ódio, rancores.

O fato de estarem escondidos atrás de  um teclado, dificulta (um pouco) colocar algumas dessas pessoas atrás das grades.Sim, porque muitos merecem ser isolados da sociedade, tamanha a m.a.l.d.a.d.e, a perversidade e a insistência em perseguir pessoas, eleitas por  esses doentes como alvo.Pessoas  que nunca lhes fizeram mal algum. A não ser : existirem.

A esperança (a minha, então) é que o mundo está mudando.Pode parecer que não, mas está. A impunidade no mundo virtual está por um fio. Vocês vão ver.

Há muitos depoimentos  sobre essas experiências dolorosas na virtualidade.Mas,certamente, deixarão algum ensinamento, deixarão atitudes e mecanismos para enfrentar qualquer tipo de ataque de m.a.l.d.a.d.e, sarcasmo, ciúme ou  frustração que venha a surgir dessa espécie citada, desses covardes.

Gente que demonstra ser infeliz,invejosa,doente.Gente que não consegue conviver, nem lidar com suas pró-prias frustrações,com seus complexos de superioridade, com seus egos enooooormes.

 Ta-di-nhos.Vivem na virtualidade, fizeram da ficção seus mundos.

Acordem!! Pulem da tela! Vão se exercitar, caminhar, viajar, ouvir uma boa música.

Enquanto isso, no mundo real é só comemoração. Um  "Vivaaaa" aos acumuladores de vida saudável!!

Um viva à lucidez!! Vivaaa!!

Um viva aos  acumuladores  de "carne e osso"...e de  ♥.

Vivaaaaa!!



Pros "stalkhoarders", deixo uma medicação:
Vai fazer bem a vcs.
Desapega, gente.
Larga do meu pé.
hehehe...




   Já para acompanhar o tratado sobre acumula dores
deixo,a  pedidos ♥ e sugestões,
mais uma vez, a sábia Rita Lee. :)


Observem quantas pessoas já viram esse vídeo: 1.408.618




Aqui pode-se ver sobre pessoas portadoras da Síndrome,do TOC, da mania, da doença
       


                                                                         " Recadinho"
Estou fazendo um curso de regressão e não "me seria "se não escrevesse esse texto". Desculpem.

      Um beijo para os meus amigos acumuladores e distribuidores de carinho.♥
                                                                                      
                                                                              Lau

                                                                                         

p.s.- Hoje, ao abrir o blog, vi um comentário nesse meu post que me emocionou.Um post que já tem 4 anos de publicado.Meu blog recebe também pessoas sensíveis.Obrigada! Que bom!!!

Lembrei de minha mãe,de meu pai, e também do Antonio Campos, o de verdade. E corri pra escrever esse post.



Imagens editadas by me no Picasa . A "florzinha do campo é minha", meu take.Já a sobre "hoarders" é da Web.