Friday, October 19, 2012

"Odisseia"


                                                                     
 (Tela- O Viajante -sobre o Mar de Névoa)

O amor foi à  função, bebeu, cantou e bailou, estava muito excitado, tiveram de levá-lo para casa e prendê-lo no quarto para que repousasse. No dia seguinte o amor cantou e bailou sem beber, e era sempre  primavera nos seus modos e falas. O amor,viajou, voltou, fazia piruetas, trocadilhos, esculturas, criava línguas e ensinava-as de graça.

Todos o queriam para companheiro, paravam de guerrear para abraçá-lo, jogavam-lhe moedas que ele não apanhava, gerânios que ele oferecia às crianças e às mulheres.O amor não adoecia nem ficava mais velho, resplandecia sempre, havia quem o invejasse, quem inventasse calúnias a seu respeito, o amor nem ligava .

Cercaram sua casa de madrugada, meteram-lhe a cabeça num saco preto, conduziram-no a um morro que dava para o abismo, interrogaram-no, bateram-lhe, ameaçaram jogá-lo no precipício, jogaram.

O amor caiu lá embaixo aos pedaços, mas se recompôs e foi preso outra vez, aplicaram-lhe choques elétricos, arrancaram-lhe as unhas, os dedos, o amor sorria e quando não podia mais sorrir gritava numa de suas línguas novas, que não era entendida.

E desfalecendo voltava à consciência, e torturado outra vez, era como se não fosse com ele. Quebraram o amor em mil partículas, e ninguém pôde ver as partículas.

Foi sepultado normalmente no fim do mundo, que é pra lá da memória.Ninguém o localizou, mas todos falavam nele, o amor virou um sonho, uma constelação, uma rima, e todos falavam nele, e ressuscitou no terceiro dia.

( Carlos Drummond de Andrade, o  Grande)



   Para acompanhar o romantismo de Drummond,
 deixo, hoje,"The Beatles".(link super legal)



E o Grande Vinicius de Moraes (link)que está comemorando hoje,  no céu,  seus 99 anos.



Bom fim de semana!
Um beijo
Lau
                                                                 


Recadinho:
Agradeço ao novo @migo que ficou por aqui. Seja bem-vindo!




Por questões éticas,os comentários foram preservados. 

Imagem: do pintor alemão ( link) -,Caspar David Friedrich,1818.

Fonte: Contos Plausíveis, de Carlos Drummond de Andrade, pág.122- Editora Record