Tuesday, September 9, 2014

"Duas Sombras" (Da série Contos de Drummond em Setembro)


Por que Meneses tinha duas sombras em vez de uma,como toda gente? Ele não sabia nem se importava com isto.Há casos de pessoas que perderam a sombra e lutaram por trazê-la de volta, mas o fenômeno de duas sombras iguais era totalmente inédito. A cidade interessou-se a princípio:acabou se acostumando e mesmo tirando partido. Meneses era a única atração turística  de um lugar pobre de paisagem e de prazeres.

-Já que me tornei polo turístico- disse ele-devo tirar proveito desta condição.A Prefeitura tem de me pagar uma quantia mensal.O Prefeito coçou a cabeça.Pagar a um indivíduo por ter sombra dupla? Não estava certo.Por outro lado,viajantes começaram a chegar de estados vizinhos e até do exterior.Dinheiro chovendo.

Meneses trancou-se em casa e, atrás da porta, negociou, com a autoridade, participação na renda.Ou isto, ou se mudava para longe.

Esta foi a origem da Taxa das Duas Sombras, que vigorou até a morte de Meneses, rico e afamado. 

Só que, nos últimos tempos uma sombra diminuíra de tamanho, e um vereador da oposição propôs que lhe fosse cassada a sinecura. Mas uma sombra e meia era nova atração, e a proposta foi rejeitada.
(Carlos Drummond de Andrade)


Hoje, a cantora Maria Rita 
está comemorando seu niver. 
Minha homenagem à filha de Ellis Regina  pode ser ouvida aqui.

Outro aniversariante do dia está aqui, num belo "doodle", 

criado pelo Google (um parceiraço tb), 
em homenagem ao ENORME escritor, Leo Tolstói.

Um beijo para os amigos que me leem
Lau







Fonte: Carlos Drummond de Andrade em Contos Plausíveis- pág. 79
Editora Record
Imagem: Two shadows by Decade