Sunday, January 31, 2010

" Só Dez Por Cento É Mentira"


Olá pessoal, para me redimir do último post (abobrinha pura) trago para os amigos uma dica cultural. E tenho certeza que vocês vão gostar. Principalmente quem aprecia poesia.

Acabei de chegar do cinema e me encantei com a exibição do filme longa-metragem " Só Dez PorCento é Mentira", um documentário que fala sobre a vida e a obra do grande poeta brasileiro Manoel de Barros, considerado o mais inovador em língua portuguesa .

Lindo, maravilhoso, coisa de louco. Imperdível, na minha opinião. Não sei se vocês lembram, mas muitos dos amigos chegaram a tecer belos comentários num post que publiquei sobre uma obra de Manoel de Barros. Quem quiser refrescar a memória é só clicar aqui.

Esse filme foi lançado na praça no dia 23 de janeiro, em São Paulo, e já está sendo exibido no Rio de Janeiro . Fiquei tão empolgada que peguei horários e locais para quem quiser conferir. Quem mora no Rio, pode assistir no Unibanco Artplex, na Praia de Botafogo, 316. Telefone: 2559 8755 Horários: 13;00/ 16:50 e 20:20.

Já em São Paulo, o filme está sendo exibido no Unibanco Artplex Frei Caneca- Sala 7. Bela Vista- Centro. Telefone: (11) 3472 2359. Não consegui os horários de São Paulo, mas pelo telefone os amigos paulistas podem checar as sessões.

Começou na sexta (23) e só vai até quinta (5/2). Portanto, quem aprecia o poeta deve correr.Os "crescidinhos" pagam R$18 e os baixinhos/ estudantes R$9.

Deixei a direção do filme para o final. O diretor Pedro Cezar, responsável pelo roteiro e pela narração, não esqueceu de nada. Nem do "idioleto manoelês". A fotografia é maravilhosa e a música mais ainda. Não foi à toa que o filme ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e do V Fest Cine Goiânia , também em 2009.


Abaixo um vídeo que descobri e que mostra algumas (poucas) cenas do filme , além do depoimento de alguns poetas famosos (Elisa Lucinda e etc...) também encantados com a obra de Manoel de Barros.




Um beijo e uma boa semana para os amigos que passam por aqui.


Lau


Em tempo (só pra variar)

Para os amigos de outros estados, tenho a impressão que é uma questão de tempo,
pois o filme
deve ser lançado no Brasil inteiro .

Já os amigos de outro países poderão conhecer mais a obra do nosso poeta passeando por aqui .

Bj

E.T 2: desculpem, a palavra "impressão" estava digitada erradamente. Já consertei.