Wednesday, October 20, 2010

Rosto, mas poderia ser Alquimia ...



Sobre a poeira dos abraços
Construo meu rosto
Entre a mão e o que ela fere
O pueril sopra seu fogo
Oficina impiedosa
Esta Alquimia é real.

14/12/52

(Ferreira Gullar)




E.T. No livro, o poema só aparece com a data de 14/12/52, como título. Portanto, o título da postagem quem deu fui eu, que me apossei do poema. :)


Queridos amigos,

como não sou poeta/poetisa( estou providenciando minha matrícula numa oficina de poesia), ofereço esse poema do Livro A Luta Corporal, o primeiro livro do poeta Gullar, a todos os poetas amigos do blogspot.

Ofereço também a Quintana, Drummond, Gullar,Vinicius, Milton,Bethânia, Manoel de Barros, Patativa,Cazuza, Gregório, Leminski, Bilac, Bandeira, Murilo, Cora Coralina, Adelia, Clarice, Cecília, Elisa Lucinda, Affonso Romano, Guimarães, Pessoa, Camões, Sofia de Mello, Florbela,Neruda,Laforgue, Dickson, Borges, e a tantos outros que os amigos lembrarem , assim como os poetas/poetisas daqui que, com sua arte e seu talento, me fazem refletir, sonhar e até ver a realidade de uma forma menos cruel.



Um beijo pelo " Dia do Poeta".

Com carinho:

Lau


Imagem: face and leaf

José Ribamar Ferreira Gullar - São Luís (10 de setembro de 1930)- É um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos . Com dezenas de livros publicados, o poeta maranhense é conhecido pela crítica e pelo leitor, em geral, por seu tom, que mistura o lírico e o social, sempre trazendo denúncias contra os governantes, separando muito bem quais são os dominantes e quais são os dominados. É dono de uma alentada obra, que vai de poemas a ensaios, passando por peças teatrais, prosa experimental, roteiros para telenovelas, traduções e crônicas.