Thursday, September 22, 2011

O sonho está de volta...


 Nesses últimos dias, tenho voltado muito(imaginação fértil) até a década de 80. Para ser mais precisa,  tenho vivido intensamente (em sonho) o ano de 1985. Nessa época a minha vida era tão diferente. Eu tinha meus pais. Eles eram tão meus amigos. E foi com eles que  deixei  meus filhos, ainda pequenos, para ir ao Rock in Rio.

Ontem, quando passei pela  Cidade do Rock,(link) que está linda, fiquei imaginando como o Rock in Rio de 1985 foi diferente.A começar pela infraestrutura, que hoje é show e em 85 não existia.

Banheiros? Hummm...se o artigo 233 do Código Penal, que enquadra quem faz pipi em público fosse aplicado não haveria plateia. O que faltava em banheiros, sobrava em alegria e "líquido".

Foram nada mais nada menos do que 1.600.000 litros de bebidas em 4 milhões de copos, consumidos por um público no total de 1 380.000 pessoas.Um  woodstok em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Realizado pela primeira vez em 1985, em meio à eleição presidencial de Tancredo Neves que marcava o fim dos 21 anos do período negro, repugnante(minha opinião) da ditadura, o Rock in Rio apresentou uma nova receita, um novo conceito de evento.

Como diz o jornalista Luiz Felipe Carneiro, o público brasileiro teve o creme de la creme da música em um mesmo lugar. Carneiro é  autor do livro Rock in Rio – A história do maior festival de música do mundo. (Editora Globo).

Vale lembrar que, na disputa pela presidência, o senador Tancredo Neves derrotou seu adversário, o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf. ( é...ele mesmo)

  
( Tancredo é um nome difícil de pronunciar, ou seria emoção?. :)

Referências ao resultado da eleição não faltaram no maior show de rock do mundo. Os artistas, nessa época, não ficavam em cima do muro como alguns de hoje. E comemoraram muito a eleição de Tancredo Neves.
.

Quando o Barão Vermelho subiu ao palco, o público vibrou.Co-mo-lem-bro-do-Ca-zu-za!!Foi um delírio quando Cazuza se dirigiu à plateia e falou ao microfone: "Que o dia nasça lindo pra todo mundo amanhã. Um Brasil novo e com a rapaziada esperta!" 

     
     
 E sua previsão, de certo modo, se concretizou. Hoje, tempos um novo Brasil. Quanto à rapaziada esperta, sei não...Alguns ainda insistem em tocar numa banda afinada com o que não é saudável. A mídia vive mostrando as tragédias em que se envolvem.

Saudável mesmo...ah...foi ouvir o saudoso Freddie Mercury em "Love of My Life".

 
  (chega a dar arrepios,olha eu aqui.)

"You got a friend", com James Taylor .

 
(lindo, lindo e lindo, esse momento)

Ivan Lins, em "Depende de Nós".


 
"Depende de nós"...

Whitsnake em Love Ain´t No Stranger: 


 

E tantos outros, como Ozzy Osbourne; Pepeu Gomes,Ney Matogrosso, Baby Consuelo, Rita Lee, Dusek; Iron Maden; Nina Hagen, Rod Stewart; Scorpions;Yes e Whitesnake; a lendária banda  AC/DC...e por aí vai só talento... Uff!!

Bem, me empolguei tanto,(pra variar) e o que deveria ser contado no lead do texto, (lá em cima) e motivo principal desse post, deixei para o final.Nesse Rock in Rio não terei mais meus pais,lamentavelmente. E nem filhos pequenos.Já são crescidinhos.Ainda bem.:)Mas terei uma companhia muito especial: minha neta/afilhada e amiga,Giuliana.

Nos dias 23 (amanhã) e 30 de setembro, Giuliana vai viver o seu primeiro Rock in Rio, vai dividir a emoção com a avó. A mesma emoção que senti em 1985 e que Herbert Vianna cita aqui em sua playlist.


(povo marcado, povo feliz)
Amo, de montão, José Ramalho.

Como diz Adelia Prado, "o sonho encheu a noite,extravasou pro meu dia. Encheu minha vida. E é dele que eu vou viver. Porque sonho não morre ".  

 E não é que o sonho está de volta?? :)

A  programação para essa sexta, que será dedicada à música POP, promete.Vejam as feras aqui.

E aqui abaixo, a talentosa menina, Maria Gadú, que estará na programação do primeiro dia Rock in Rio 2011. Amo, essa música. Sou fã, de carteirinha, dessa menina.


(né?)

Um beijo e bom fim de semana!

Lau

* . Amigos, desculpem o tamanho do post. Mas eu precisava registrar esse Rock in Rio no meu blog.


  . Esqueci de dizer que  no ano que vem, o filme do Freddie Mercuy deve estar nos cinemas.
  O ator Sacha Baron Cohen,(Borat)fará o papel de Freddie Mercury em um filme sobre o grupo britânico Queen. Bacana, né?

Números: Revista Exame.
Imagem: Criada  para o  Rock in Rio pela Artplan.


p.s.