Friday, July 3, 2009

É de "Grátis"? "Tô" Pegando ...

A máxima popular “de graça até injeção na veia”, realmente, não surgiu de graça (sem trocadilho). É impressionante como as pessoas adoram ganhar brindes ou “samples”-amostras- como dizem os americanos. Amostras de tudo são disputadas hoje em dia e em qualquer lugar .

Na orla marítima, aos domingos, então... Tem gente que parece que acabou de fazer supermercado. Como num domingo desses, em que uma operadora de celular resolveu distribuir água mineral de graça. As pessoas faziam de tudo para pegar as garrafas. Rolou até um rodízio entre os parentes para encher as mãos. Até quem tinha trazido sua garrafinha de casa entrava na fila. A euforia chegava à histeria .

Já outros disfarçavam ... como se não estivessem interessados, mas passavam tão coladinhos aos pontos de distribuição que não havia como não receber a disputada água mineral. Jogo nesse time. rs Gosto que me enrosco de brindes. Mas não disputo a tapas. Mas também não condeno quem corra atrás. Como pregava minha santa avó, nunca diga “dessa água não beberei”.rs

Um dia desses assisti uma outra cena do "grátis", hilária. Uma sorveteria colocou dois funcionários com bandejas e uniformes chamativos oferecendo amostras do sorvete a quem passava. As "samples" eram em copinhos, com colherinha e tudo que tem direito. Uma senhora, que passava com um rapaz na hora, parou e aceitou, de pronto, a “amostrinha”. Já o rapaz que a acompanhava não demonstrou muito interesse, o que deixou a senhora em questão visivelmente indignada.

“Ahhh, minha filha”, disse ela à menina com as amostras .“Ele é tímido”. "Você pode me entregar outro copinho que mais à frente ele vai provar dessa delícia. Diante desse argumento, só restou ao rapaz esticar a mão e aceitar o “sorvete-brinde”. Mas nem teve tempo de mudar de ideia, pois sua acompanhante, dois passos adiante, o arrancou das mãos e ... glupt.

Uma outra cena que também me chamou atenção e que me arrancou boas gargalhadas aconteceu numa das lojas de atendimento de um determinado Plano de Saúde. Se me contassem não acreditaria. Um senhor de uns setenta anos pegou a senha de atendimento e logo se dirigiu à máquina de café localizada na antessala. Pegou seu copo de café e se refastelou na poltrona. Em seguida, abriu uma pasta e pegou um belo sanduíche de pão francês para completar o seu lanche da tarde. Não satisfeito com o primeiro copo, levantou-se e encheu o segundo.

Mesmo recebendo aquela olhada de lado por parte da recepcionista, não se intimidou. A impressão que tive foi que ele estava querendo descontar os abusivos preços dos planos de saúde. Aliás, todos eles estão o olho da cara.

Cara ...de “pau” foi uma outra, também fã de tudo que é “grátis”. Essa pessoa entrou na loja, deu aquela filmada no ambiente, aceitou o café que a vendedora ofereceu, bebeu água, pegou umas trufas e saiu dizendo que voltaria mais tarde. Tinha acabado de ver que estava na hora do dentista, foi a desculpa dada por ela para aproveitar os mimos da loja.

Hoje em dia, é muito comum a preferência aos locais que tenham um diferencial. Quem não prefere se deliciar com um capuccino, acompanhado de uma torradinha, um biscoitinho , ou um chocolate de menta ... como mimos. A era do "grátis ... tô pegando" cresce a cada dia. Ficou "glamourosa". É "fashion", correr atrás do "grátis".

Um dia desses, uma amiga foi fazer a cobertura de um evento badaladíssimo, em que distribuíam sandálias havaianas, diga-se de passagem, minhas preferidas. Pois é, segundo ela, nessa festa, algumas celebridades só faltavam cortar os dedos para entrar nos tamanhos oferecidos. Era um tal de gente com pé 37, pegar sandália 35 ... e vice-versa. E ela me contou, em segredo, agora não é mais, que os convidados pegavam as sandálias, íam para um canto, colocavam nas suas respectivas bolsas e voltavam como quem não quer nada ... mas quer... e pegavam outro par . Afinal, era grátis.

O mais interessante é que esse comportamento, hoje em dia, não é somente visto no mundo real. Já chegou ao virtual, acreditem.

Pois não é que existe um site que oferece amostras de maquiagem, perfumes, shampoos e etc... É o http://www.coisasgratis.com/. Cada uma ... E eu já fui lá.

Bom fim de semana para os amigos que me visitam.
Gosto muito de vocês... "de graça". rs

Um beijo

Lau Milesi




E.T. Esse mimo acima, foi oferecido, de graça, às celebridades que participaram da entrega do "Globo de Ouro", do ano passado. Sem o cachorrinho, lógico. Quem não pegaria?