Thursday, October 23, 2014

Série Fábulas Montessorianas (3) O porco-espinho carente...


Imagens  com licença poética, editadas no Picasa.

...de vitamina D.


Era uma vez um porco-espinho que adorava a balada.Toda noite ele ia a festas, clubes ou raves, onde fazia o maior sucesso com seu visual loucão --era muito cool ser amigo de um porco-espinho.Um dia ele acordou às seis da tarde, como de costume, e percebeu que vários dos seus espinhos haviam se soltado durante o sono. O porco-espinho procurou um dermatologista, que constatou carência de vitamina D e recomendou banhos de sol pela manhã. 

Acontece que o porco-espinho era incapaz de acordar cedo e decidiu não abrir mão das baladas, mesmo sob o risco de ficar careca. Quanto mais caíam seus espinhos, porém, mais escasseavam os convites para as noitadas:o que gostavam no porco-espinho era justamente o seu visual loucão, cheio de espinhos. 

Hoje, ninguém mais o chama pra nada, as hostess o barram na porta, ele vaga sozinho noite adentro e atende pelo nome de "gambá"--quando atende, pois, geralmente, se alguém se aproxima, ele exala amargura e corre pro mato.

((capturada  na  coluna do genial escritor Antonio Prata") (link) )







Disclaimer

 Que baita crônica !! E quantas metáforas!!! Quisera eu tê-la escrito. Só os sorrisos (muitos) :)))) que meus netos Rafaella e Elio deram ao  lerem comigo essas crônicas, já valeram a  minha corrida para publicar seguidamente.

Nas minhas pesquisas, descobri que as metáforas, (link) também, são muito utilizadas em terapia.
Milton H Erickson,(link) psicólogo/médico M.D. americano, lançava mão de metáforas para ajudar seus clientes, elaborando "estórias" a partir dos "traumas,das histórias" pessoais de cada um deles. Interessante, né?
Bora todo mundo "metaforizar". :) 





 Um beijo para os amigos que me leem
Obrigada pela audiência nesses dias. Foi muito legal!

Lau
Bom dia!! 





 O som  para  acompanhar "a gambá", ops, o porco-espinho  tá aqui.♪




Aqui, pode- se conhecer um pouco da metodologia" Ericksoniana".

Imagens captadas na Web.