Wednesday, April 13, 2011

Sobre beijoqueiros & Cia... (reposting)


 Hoje vi um casal que me chamou a atenção pelos beijos que trocavam. Não só a mim, como a todos os clientes do restaurante onde almocei com a família.Todos, inclusive os garçons, observavam, boquiabertos, a naturalidade e a espontaneidade da troca de beijos em público.

O casal beijava muuuito, ignorando completamente a todos que estavam ao seu redor. E era um beijo atrás do outro. E um não era igual ao outro. O cardápio era mais variado do que o do restaurante. Só vendo pra crer.

 Nem preciso dizer que os mais conservadores soltavam fogo pelos olhos diante de tal comportamento.

Bem... vindo para casa, resolvi fazer uma pesquisa sobre o beijo.  E descobri  que as referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2500 a.C . nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Descobri também que, na Itália, no século XV, se um homem beijasse uma donzela em público era obrigado a casar imediatamente. Ainda bem que estamos no século XXI, imagine se  o rapaz  beijoqueiro vivesse nessa época.

Mas as curiosidades  não param por aí. A história mostra que os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos eternos apaixonados.  Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Já os súditos podiam beijar apenas seus pés. Coisas da realeza. 

Um outro detalhe interessante  é que antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo.E durante a  festa do casório, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens presentes, que em troca lhe davam algum dinheiro.

Enfim, as curiosidades sobre o “beijo” são muitas, mas o que mais me chamou a atenção foi todo o mecanismo do  ato de beijar , o que veio , inclusive, reforçar a  imagem  que o casal me passou.

Vejam só: durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentam de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo traz também benefícios  ao coração.Até aí tudo bem.

Mas como tudo na vida há sempre um porém, no beijo há uma considerável troca de substâncias,sendo 9 miligramas de água; 0,7 decigramas de albumina; 0,8 miligramas de matérias gordurosas; 0,5 miligramas de sais minerais, sem contar  outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias e  uma grande quantidade de vírus.Uff!!

Por favor, não se assustem com esses números -esse não foi meu objetivo , até porque  vem agora o lado quente do beijo. Beijar queima calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.

Diante desses dados, entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.Quantas calorias perderam !! Sem brincadeira,o rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos. 

Falta de apetite ou beijoqueiros de carteirinha?  Não sei, só sei que  aparentavam  estar felizes da vida.

L.M.


* E eu, embora não venha me sentindo nada feliz nesses últimos dias  com  o bárbaro assassinato  das 12 crianças indefesas e de tantas outras feridas, deixo  osculuns para os  meus amigos que passam por aqui e  que me presenteiam com seus  comentários, inteligentes, simpáticos e poéticos.
 

                                                                                   E.T.

Aproveito para agradecer a convivência.com os meus sinceros amigos nesses dois anos, completados hoje,  do RENASCENDO .

Além dos osculuns , deixo  essa florzinha de romãzeira.

Diz-se que a flor da árvore da  romã - a romãzeira- representa a amizade sincera.

Que possamos estar juntos por muitos e muitos anos.

Com carinho:
 
Lau





Agradeço também à amiga Dora, do blog Filha do Céu, pelo lindo selinho.
Mais um para a minha galeria filatélica ao lado (slides). E mais um que repasso aos amigos. 



Bom fim de semana!!!!

Texto reeditado .
Imagens:   Kiss, by Pixdaus e Flor da árvore da romãzeira, de  Rui Tomás Monteiro- by  Olhares.

Mecanismos do Beijo :Gardner

D.V. 113426 open. cal.