Thursday, November 12, 2009

Ele brilhou Na Escuridão.


Companhia nos locais mais distantes e inacessíveis, fabricado nos mais diversos modelos e cores, o saudoso "radinho de pilha" foi a estrela do blecaute desta terça-feira. Com a chegada inesperada do apagão, muitos devem ter constatado o valor dessa caixinha que fala. É... aquele radinho,que, muitas vezes, está esquecidinho numa gaveta ou já está na lista do que deve ser despachado porque está entulhando a casa. Está fora "de moda".

Muitos desses aparelhinhos têm sua história própria e passam de mão em mão. Eu, em particular, tenho um carinho muito grande por um rádio-relógio. Todas as vezes que mexo nos pertences de meu pai, lembro da expressão atenta e séria de meu querido e inesquecível amigão ao ouvir o desenrolar de uma partida de futebol envolvendo seu time preferido.

Robert Mcleish, autor do livro "Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção radiofônica", exalta o papel que o rádio cumpre com seus ouvintes. "O rádio reduz os sentimentos de solidão, cria uma sensação de companhia; amplia a experiência pessoal e estimula o interesse por assuntos, eventos e pessoas antes desconhecidos", declara o autor. Além disso, "o rádio traz grande benefícios para seu público, pois desvia a pessoa de seus problemas e ansiedades e proporciona lazer e relaxamento", acrescenta . E isso ninguém pode negar.

Um dia desses, li um depoimento de um médico, portador da Síndrome de Ménière-doença que apresenta um zumbido permanente no ouvido, entre outros sintomas-
enaltecendo um velho amigo, um radinho que trazia desde seus tempos de faculdade. Segundo ele, mesmo com o já conhecido "chiadinho", seu companheiro o ajudava a cair nos braços de Morfeu mais rápido e fazia com que o zumbido não o incomodasse tanto.

Não quero com essa homenagem ao rádio desprezar outros veículos de comunicação. Longe disso. Mas durante o apagão, o radinho de pilha correu junto às novas ferramentas de comunicação como o Twitter, a internet sem fio, celulares e se manteve companheiro e cúmplice de seus ouvintes. Enfim, brilhou com informações precisas e imediatas mesmo na escuridão.

O vídeo abaixo, elaborado por um Universidade de Belo Horizonte, trata sobre a "história do rádio". Bem interessante o "conteúdo".




Um beijo

Lau Milesi


Citação sobre o rádio: • MCLEISH, Robert. Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo, Summus, 2001-página 20.


Agradecimento:

Agradeço à Angela, do blog http://entremeios-angela.blogspot.com/,
pelo lindo selinho recebido.Já está na vitrine. rs