Friday, March 18, 2011

Um alerta literário sobre o medo... e afins...


..."Mas ninguém tem a licença de fazer medo nos outros, ninguém tenha.
O maior direito que é meu - o que quero e sobrequero - :
é que ninguém tem o direito de fazer medo em mim".

(Guimarães Rosa in Grande Sertão Veredas)





Afins: 

Recentemente, a exposição  pela mídia da reação de uma participante do reality show Big Brother 11 ao entrar em pânico quando viu  o amigo vestido de "palhaço" fez com que  a Coulrofobia-medo de palhaços (as) - quando estão muuuuito "maquiados" ou  "dissimulados" não dá nem para se advinhar o sexo, concordam? -viesse à tona e as pessoas passassem a conhecer mais sobre o assunto.

Outro tipo de medo/fobia é a Anginofobia –  fobia de morrer ou ver morrer alguém engasgado. Abrindo um parênteses:  estar engasgado já é horrível, imaginem ver alguém virar estrelinha desse jeito.My Gosh!!

O Grande Nelson Cavaquinho, que esse ano  foi  homenageado na escola de Samba Estação  Primeira  de Mangueira, sofria desse medo. O mesmo  medo que o fez, por exemplo, ficar acordado atrasando o relógio para que não batesse exatamente  3 horas  da manhã, pois sonhara que morreria naquela noite e naquela hora.Que tristeza!

Já um outro tipo de medo/ transtorno que vem crescendo atualmente é  o conhecido como Agorafobia, definido por médicos e terapeutas  como uma ansiedade extrema que aparece quando a pessoa se encontra em locais ou situações das quais sair (escapar) poderia ser difícil ou embaraçoso. 

A ansiedade agorafóbica pode ser, inclusive, antecipatória, ou seja, aparecer diante da simples possibilidade de "ter que" participar de determinadas situações. Isso é terrivel. Ainda contarei - prometo- a situação bizarríssima-íssima-íssima ...que  vivi recentemente e que me rendeu um transtorno do qual continuo em tratamento.

Continuando,essa ansiedade antecipatória pode levar ao afastamento (fuga) desses eventos, presumivelmente causadores de Ansiedade.

De acordo com médicos e terapeutas, um dos sintomas da Agorafobia, dentre outros,  é a paúra, o medo de estar entre multidões.

Uma pessoa que apresenta esse transtorno, por exemplo, não estaria presente ao discurso que  o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faria , a princípio, na Cinelândia, nesse domingo (20), no Centro do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

 Notícia por um lado fresquinha e por outro "antiguinha", (e já esperada) o evento  foi transferido   para o  Theatro Municipal, que também fica na Cinelândia. Como se pode ver, o medo está presente em todo o mundo (ou, quem sabe, mundos).

Um outro tipo de medo (apavorante) dos americanos , e que procede, é esse aqui.

E em homenagem à vinda do presidente da minha querida  gringuinha  à minha também querida cidade, me despeço... sem medo...de ser feliz. :)

 
Kisses
 Have a good weekend my sweet friends :)

   Bye

                                                           Lau                                                         



 *Alguns outros tipos  de classificação de fobias podem ser encontradas aqui.

 * E nesse blog  pode- se acompanhar os bastidores da visita do presidente Obama e família ao Brasil.








Fonte citação:Guimarães Rosa - Grande Sertão : Veredas, Segunda Edição, página 372 .Editora José Olympio.
Fobias :  Informações -Chambless, D. 


Imagem: No fears, by W.N.- My Thumbrl
Um blog é a sua tribuna virtual...

 "INSCRIÇÃO"  -:) D.V.1132