Saturday, October 23, 2010

Partidas, Chegadas, e por aí vai a "ainôsni".


A minha querida amiga Angela, do blog Entremeios , me indicou para uma brincadeira virtual. Me senti muito honrada de ter sido lembrada. Angela, como uma amiga querida que é, sabe que tenho algumas dificuldades em relação a seguir regras.

Mas como ela é um doce de pessoa, estou aqui para quebrar (mentirinha) as regras da brincadeira, que consiste em "falar"/"divagar" sobre o tema "Entre partidas e chegadas, o que faz você feliz"?

A tarefa vem acompanhada desse selinho abaixo, que deve ser passado à frente. Portanto, os amigos que colecionam selinhos, fiquem à vontade.

Bem, para começar a brincadeira caio no lugar comum.E se é comum, simples, é gostoso de se curtir, de se receber. E nada como a chegada de filhos, netos e de outras pessoas queridas; boas notícias, telefonemas amigos; aniversários de filhos/netos/amigos; o meu (adoro fazer aniversário) viagens, férias, (delícia), final de semana; e a presença da Lua e do Sol são algumas que estão no topo da lista das chegadas bem-vindas. Taí, todas essas me fazem muito feliz.

E há várias outras chegadas carregadas de expectativas e de esperança, como a dos "mineiros do Chile" ao convívio de suas famílias, o que o mundo inteiro presenciou e comemorou com muita alegria.


Mas como nem tudo é perfeito... há algumas que só nos deixam felizes nas partidas. E a "ainôsni
" é uma delas. Para decifrar a palavra é só ler de trás para a frente. Aliás, essa foi uma "simpatia" que quando "chegou" a recebi também com simpatia e felicidade. E uma das regras é jamais pronunciar o nome "dela".

Pois é, a "maldita" resolveu chegar essa noite para me fazer companhia e ao horário de verão. E "ela" veio que veio. E não entendi o motivo. Aparentemente, tive uma semana produtiva, me distraí, me alimentei bem. Fiquei realmente surpresa com a "infeliz" chegada.


Num primeiro momento, atribuí a falta de sono ao filme "Tropa de Elite 2" que assisti há algumas horas atrás(ontem).

No filme, mesmo sendo de ficção (????), as cenas são tão reais, que nos lembram a vida aqui fora. Fiquei intensamente perturbada com o que vi.

Durante a minha batalha contra esse mal que acomete boa parte da população, tomei como exemplo a luta do Capitão Nascimento (personagem do ator Wagner Moura), contra o nosso "sistema" tão corrupto, pernicioso e cruel e lutei também com todas as armas contra a invasora. Mas foi em vão."Ela" não foi derrubada. Assim como o "sistema", que permanece "dormindo " em berço esplêndido.
 

Recorri a um livro que ganhei de minha filha , "Say Good Night to Insomnia”, a respeito de um programa desenvolvido na escola Médica de Harvard, que cheguei até seguir, durante seis semanas, quando perdi minha saudosa e querida mãe. Nessa época, ele me ajudou muito.

Mas hoje, não. Li várias vezes a dedicatória de minha filha:“Mãe querida, diferente de outros livros, se este te colocar para dormir é sinal de que ele é excelente!! Não surtiu efeito. Peguei meu cavaco( ninguém sobrevive ,em pé, ao ouvir alguém que não seja profissional) . Não adiantou.

E eu só pensava na hora em que o dia iria clarear, os pássaros começariam a cantar (ainda bem que tenho o privilégio de morar próximo a eles), e eu estaria caindo pelas tabelas de tão cansada. Falando em tabelas, há outro perigo. Dizem que a "ainôsni"engorda. Mas isso é assunto para outro post.

Exausta, o caminho foi tentar esfriar a cabeça, que fica extremamente quente de tanto rolar na cama de um lado para o outro. E, para relaxar, nada melhor do que blogar.(ou falar) [rs] Viajei para o outro mundo e estou aqui a contar uma das chegadas, nada agradável,enquanto vocês devem estar dormindo o sono dos anjos. Que bom!!! 

Dormir, além de ser uma delícia, faz bem à saúde. Segundo os médicos, a maioria dos adultos necessita de sete a oito horas de sono por noite, mas este número está sujeito a variações individuais. Eu que o diga... 

Agora... quanto às partidas, evoco na madrugada Cervantes (D. Quixote):

"Comigo, respondeu Sancho, meu primeiro movimento é logo tal comichão de falar que não posso deixar de desembuchar o que me vem à boca". [rs]Falei tanto sobre essa chegada desagradável , que só me resta dizer pouco quanto às partidas.


Até porque, partidas só aprecio as do metrô, as pontuais, (principalmente quando se está atrasada), e as partidas de vôley, futevôley e futebol, que me fazem sentir bem, feliz mesmo, posso dizer.

A verdade é que felicidade, sem clichê, está nas coisas mais simples da vida. E dormir é tão simples. É só fechar os olhos. E eu não estou conseguindo.
.. 

Falando nisso, por favor amigos, se vocês conhecem uma arma poderosa contra essa desagradável chegada ou se há algum "enosni" (leia insone) por aqui agora (tomara que não) aceito dicas de como poderei dormir, como um anjo, mesmo depois de ter acabado de ler as manchetes mais bizarras do cenário político atual.

Essa ajuda, garanto, estará no topo da lista de boas chegadas.



Beijosss , bom sono, e bom final de semana para os amigos que aqui chegam e também muito me alegram.



Agradeço a lembrança da amiga Ângela. Beijo, amiga.


Lau






Desculpem o post enoooooorme, estou super tagarela. Fazer o que? Culpa da "ainôsni".
Imagens : asleep at guitar (meu fofo)
Owls and woman at the sofa
(pixdaus)
Say Goodnight to Insomnia , Gregg D. Jacobs, Ph.D