Monday, April 26, 2010

Porções de alimentos aumentam até em quadro da "Última Ceia".

Olá amigos, tudo bem ? "Olha"...como diz o meu varãozinho, falta de assunto é um mal que atinge a qualquer ser humano. Falta de inspiração para um post (hã...hã...), falta de assunto com visita chata... Mas falta "do que" pesquisar? Sei não.

Agora mesmo, checando meus e-mails, vi uma pesquisa bizarra, na minha opinião, divulgada pela BBC, sobre um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos,onde especialistas em obesidade dizem que o tamanho das refeições mostradas em vários quatros da " Última Ceia" foram aumentando com o passar dos anos, o que reflete o aumento do tamanho das porções ingeridas em refeições através dos séculos.

Os pesquisadores chegaram a conclusão de que os acompanhamentos, pão e pratos colocados diante de Jesus e dos apóstolos aumentaram, progressivamente, em até dois terços. E afirmam que a descoberta sugere que o fenômeno - servir porções maiores em pratos maiores - ocorreu de forma gradual no decorrer do milênio.

Segundo o professor professor Brian Wansink, o fenômeno se deu porque no decorrer do tempo passou-se a servir porções maiores e em pratos maiores.

Nesse ponto , concordo com eles. Abrindo um parênteses, um dia desses fui a um evento e quase não consegui segurar o prato de tão grande e pesado.

Mas, continuando, de acordo com os pesquisadores, os últimos mil anos testemunharam aumentos dramáticos na produção, disponibilidade, segurança, abundância e capacidade de adquirir alimentos. E como a arte imita a vida estas mudanças passaram a ser mostradas em pinturas como, por exemplo, o mais famoso jantar da história.

Os cientistas foram tão minuciosos nessa pesquisa, que chegaram a calcular medidas dos objetos mostrados . Eles afirmam que as refeições principais aumentaram em 69% e o tamanho do prato aumentou 66% entre a pintura da "Última Ceia" mais antiga analisada (um quadro de cerca do ano 1000) e a pintura mais recente (dos anos 1700). Já o tamanho do pão, segundo estas análises, aumentou em cerca de 23%.

Craig Wasink, que é professor de estudos religiosos, afirma que as mudanças nos tamanhos das porções provavelmente é o reflexo da cultura nos quadros, e não da teologia. Para ele , não não há razões religiosas para as refeições ficarem maiores.

" Pode ser que as refeições realmente tenham crescido ou , então, as pessoas simplesmente ficaram mais interessadas em comida", afirmou.

Charlene Shoneye, nutricionista da instituição de caridade britânica ligada ao controle do peso Weight Concern, disse não está surpresa com estas descobertas, pois o tamanho de nossos pratos e porções de comida aumentaram realmente. Que descoberta, hein?

"Por exemplo", segue Charlene, " há 20 anos a maioria das batatas fritas vinham em pacotes de 20 gramas. Agora elas vêm em pacotes de 30 gramas, 50 gramas ou até 60 gramas, e ainda estamos comendo o pacote todo." E esse aumento de tamanho mudou a percepção do que é normal", acrescentou a nutricionista .

Diante de pesquisa tão "relevante", me interessei também e estou fazendo uma pesquisa à parte. Será que esses pesquisadores estão com razão ? Passamos , realmente, ao longo dos anos a comer mais ?

Um beijo e boa semana pra vocês.

Lau

Fonte: BBC News
Imagem :Google


pronto, tirei... :(