Sunday, November 8, 2009

"O Brasil Borboleta"-Um pouco de Geografia


Eu recebi essa matéria, já há alguns dias, através da newsletter da BBC e achei bizarra. Geógrafos da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, desenvolveram um projeto pelo qual os mapas de vários países são redesenhados de acordo com sua concentração populacional. Segundo Benjamin David Henning, um dos idealizadores do projeto Worldmapper, as imagens permitem a compreensão visual dos recursos e fluxos mundiais. O projeto também gera mapas de acordo com centenas de outros fatores, como idade, origem populacional, idioma falado, renda, etc.

O estudioso explica que "é uma maneira mais fácil de identificar como melhorar os problemas enfrentados pelos países ou diferentes regiões do mundo".

Fiquei intrigada do mapa do Brasil ter virado uma borboleta. Era o que nos faltava. Mas deve ter sido coincidência. Como o estudo foi feito na Grã Bretanha, lembrei de uma coisa que não tem nada a ver com borboleta, mas lembrei. Lembrei de uma jovem brasileira que aparecia numa foto publicada no tablóide britânico The Sun,
em que o príncipe William, de 24 anos, segundo na linha de sucessão à Coroa Britânica, posa com uma das mãos sobre o seio da estudante de 18 anos.

Li no Jornal de Debates que, em um site de relacionamento, a brasileira contou que vendeu a foto ao tablóide e recebeu “mó grana”. A notícia, que repercutiu no Brasil e na Inglaterra, reascendeu , na época, o debate iniciado por um polêmico filme turista que trazia o slogan, "Num país onde vale tudo, qualquer coisa pode acontecer". E produtor do filme ainda mandava um recado: "Mudem a realidade do país para a imagem também mudar".

Eu citei esse caso porque vira e mexe falam sobre a imagem do Brasil lá fora. E eu sempre me questiono:" será que a imagem do Brasil no exterior reflete a nossa realidade"?

Mas... voltando ao assunto Brasil Borboleta, fiquei tão encafifada com essa imagem que "viajei" através da Física e da Química" e cheguei até ao "Efeito Borboleta", termo que se refere às condições iniciais dentro da" Teoria do Caos"?

Mas ... "Teoria do Caos"? Nem pensar.Me recusei a continuar a procurar mais motivos para essa imagem de borboleta.Minha autoestima de brasileira não me permite nem imaginar que nosso país esteja à beira do caos. Até porque ele não está meeeesmo, concordam?

Outros países como China, Chile e Itália também ganharam desses estudiosos suas diversas formas.

O do Chile ( de onde temos vários amigos aqui no blogspot)
bastante conhecido por sua forma peculiar, se mostra bastante diferente se consideradas áreas menos densas, como o Deserto do Atacama e a Patagônia.


O mapa da China mostra como os habitantes se concentram na faixa mais próxima ao mar, no leste do país.Achei um pouco parecido com o do Brasil. Vá entender...


A tradicional imagem da "bota" da Itália( país de vários amigos daqui tb) se distorce quando os geógrafos levam em conta o fato de o sul do país ser menos urbanizado.
Na Rússia, as áreas mais inóspitas e frias do país permanecem com menos habitantes. Eles se concentram na área europeia, a oeste.
Desculpem se vocês acharam o assunto chatinho, mas amo geografia e sou "fissurada"(antiiiigo esse termo) por mapas. Gosto muito de localizar países, estados, cidades, ruas, rotas... Me sinto, às vezes, um verdadeiro GPS .

Um beijo e boa semana para todos.

Lau Milesi



A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abrange a maior parte do país conhecido como Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas: Escócia, na parte norte; Inglaterra, no sul; e País de Gales, a oeste. A quarta nação, a Irlanda do Norte, situa-se na Ilha Irlanda.