A mulher do Intendente-Geral saiu de casa pela manhã para ir ao cabeleireiro,mas ao cabeleireiro ela não chegou.
A meio caminho viu o bando de crianças que dançava em torno de um mico,e o mico tocava rabeca. Ficou tão encantada com a alegria que resolveu incorporar-se ao grupo, e lá permaneceu dançando. Dançando e cantando, como todos faziam.
Juntou gente na praça,e o Inspetor de Veículos, escandalizado, foi avisar ao Intendente-Geral que sua excelentíssima esposa tinha regredido à infância.
O marido correu ao local e, com severidade,chamou a mulher ao respeito das conveniências Ela estendeu-lhe os braços,sorrindo e dizendo-lhe:"Vem".Mas o Intendente Geral não quis atendê-la e saiu furibundo rs ,exclamando que daquele momento em diante não era mais casado.
Imagem com licença poética
O mico da rebeca, sempre tocando,afastou-se, e as crianças o foram seguindo.A mulher do Intendente-Geral, também.À proporção que caminhavam,ela ia ficando do tamanho das meninas, e quando sumiram na volta da estrada era uma criança igual às outras.Dançando e cantando.
(Carlos Drummond de Andrade (link)in " O Poder De Uma Rabeca".)
Disclaimer
Dando sequência às homenagems que já faço anualmente a Drummond em seu mês de aniversário,(31/10)hoje usarei as próprias palavas do escritor e poeta para apresentar,mais uma vez, o livro Contos Plausíveis:
"Esses contos (serão contos?) não são plausíveis na acepção latina de merecerem aplausos.São plausíveis no sentido de que tudo neste mundo, e talvez em outros, é crível, provável,verossímil. Todos os dias a imaginação humana confere seus limites,e conclui que a realidade ainda é maior do que ela.Não posso dizer, verdadeiramente ,que os escrevi.Escreveram-se no dia a dia do Jornal do Brasil,sem a intermediação de forças misteriosas.Queriam existir como estórias,ocuparam papel e hoje formam livro. (Carlos Drummond de Andrade )
Quem quiser relembrar mais homenagens ao cético Drummond,de outro outubro,pode clicar aqui (post muito procurado, por sinal ) Há outra aqui . Aqui há um outro post "top" .
É só jogar na "lupinha" do blog que outros contos de Drummond podem ser lidos.
Obrigada.
Em consonância com o título do post ,o soundtrack aqui (Desculpem, o link anterior estava quebrado)
Bom domingo aos leitores amigos.
Beijo
Lau
Imagens com licença poética:
2 - Amarelinha" de Aldemir Martins (link)em colagem com uma "rabeca" * (link) (colagem by euzinha, no Picasa)