Wednesday, August 26, 2015

Da Série "Quartas com Drummond"... Encerrando hoje com "O Rei E o Feno"

(imagem com licença poética) (clique p/aumentá-la)

O rei Nabucodonosor,castigado por Deus,e conforme o predito por voz misteriosa, começou a alimentar-se de feno,como os bois.Isto não é novidade, e consta dos livros santos.Estes contudo, omitiram pormenor transmitido por velho pedreiro de Babilônia a seus filhos e, de geração a geração,chegado oralmente aos dias de hoje.

A princípio o feno tinha gosto de mel e muito aprazia ao paladar do monarca.Assim como assim,era punição leve,e podia considerar-se gentileza do Altíssimo.

Nabucodonosor não se queixava, até mesmo lambia os beiços.Mas depois o feno foi perdendo a doçura e recuperando sua natureza.Era feno mesmo.O Rei decaído surpreendeu-se um dia emitindo mugido de vaca.

Os doutores babilônicos reunidos para analisar o fenômeno dividiram-se em dois grupos.Este entendia que algum anjo complacente,encarregado de cumprir a ordem divina, operara a transmutação de gosto,mas roído de escrúpulos,acabara por executá-la à risca.

O outro opinou que a ordem era aquela mesma,e pretendia iludir o Rei por algum tempo, para tornar mais rude a sentença. Houve empate na votação.

Nabucodonosor terminou assumindo forma bovina. Completamente.

(Carlos Drummond de Andrade ,"o maior poeta que o Brasil já teve",na opinião de Manuel Bandeira). (link)
#28anos sem Drummond


 Para se ler ouvindo a ♪♪♪ que está aqui.(link)

---
Aqui, há outro conto de Drummond,muito interessante ...e divertido, da série "2012".





Recadinho
Obrigada♥ aos amigos que me enviaram e-mails.O blog,+ 1 vez,sofreu uma "avalanche" no "template". E o jeito foi tirá-lo do ar. Aos pouquinhos será resolvido.Vida que segue!! E como segue ,IRK!!!!!! My Gosh !!  

Um beijo aos amigos  e até...♥ Lau  
Ah! Obrigada pelas visitas. 







Imagem "Copyright"= com direitos autorais, feita em Interlaken. (link)
Fonte:  Andrade, Carlos Drummond de in "Contos Plausíveis"-pág.136- Editora Record.