Imagens com ©=direitos autorais- "Rifugio Camparient"
" O homem confiará no homem como um menino confiará em outro menino".
( Thiago de Mello in " Os Estatutos do Homem")
Disclaimer
O Estatuto do Homem,do poeta da floresta,Thiago de Mello,foi publicado em mais de trinta idiomas.Seus artigos e parágrafos o reconhecem como "poema do mundo".Thiago é reconhecido como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.Quando o homem é capaz de um gesto fraterno (solidário,de praticar bondade,de acreditar no outro,ajudar esse outro),ele readquire,neste exato momento,o poder da infância:"um menino confiará em outro menino".
O poema nasceu no Chile,assim que Thiago de Mello leu o primeiro ato institucional da revolução de 64."Escrevi esse poema pensando no meu povo,sobretudo no destino do homem",declarou o poeta que,em seguida,renunciou ao cargo de Adido Cultural brasileiro.
Assumindo sua transgressão às instruções da embaixada,Thiago de Mello recebia todo brasileiro perseguido pela "ditadura".Foi só botar o pé no Brasil e chegar a sua vez.Foi preso,porque rasgou o verbo e declarou à imprensa chilena:"Voltarei ao meu País para lutar junto aos meus irmãos,pela liberdade".
Logo depois foi exilado e o poema "Os Estatutos do Homem" tornou-se um lema em favor da dignidade,da liberdade,não só dos brasileiros,mas daqueles que vivem sob a batuta da ditadura.
Salve!,Thiago de Mello!!!
Salve!,Thiago de Mello!!!
Nota da autora do post:
.qualquer semelhança com o tenso momento político-social que estamos vivendo é a pura realidade.
Um beijo aos amigos leitores
Bom fim de semana
Lau
Imagem com "Direitos Autorais" (link) Fonte de inspiração "Os Estatutos do Homem"- Thiago de Mello com a tradução de Pablo Neruda .