Thursday, October 6, 2016

"De que lado estás? "

Arte de Xi Pan 
Imagem com licença poética

Mulher, como te chamas? - Não sei.
Quando nasceste, tua origem? - Não sei.
Por que cavaste um buraco na terra? - Não sei.
Há quanto tempo estás aqui escondida? - Não sei.
Por que mordeste o meu anular? - Não sei.
Sabes, não te faremos mal nenhum. - Não sei.
De que lado estás? - Não sei.
É tempo de guerra, tens de escolher. - Não sei.
Existe ainda a tua aldeia? - Não sei.
E estas crianças, são tuas? - Sim.
                                                     
( Wislawa Szymborska in Vietnã)

(Ao  Haiti,o país mais pobre das Américas, devastado pelo furacão Matthew. (link)
O balanço provisório é de 900 pessoas mortas.Muito triste! )
#PrayforHaiti




                                                                     Disclaimer

 Gosto demais da conta da poesia dessa polonesa.Gosto da simplicidade com que ela escreve.Já publiquei  uma outra obra de Wislawa aqui.E o poema "Vietnã", em especial,me tocou profundamente.Mesmo com a guerra e, provavelmente, com um tirano a inquirindo, em estado de choque-o que me pareceu- a mulher, totalmente desorientada, é  pressionada a declarar  tomadas de posições,o que não aparenta não ter condições no momento.Inteiramente perdida,só ao ouvir a palavra " filhos"  demonstrou lucidez para reivindicar sua origem,sua família. 
Um poema sensível e feminino.
Espero que apreciem.

Um bom fim de semana para os amigos que me acompanham.
Beijo
Lau




Arte de Xi Pan.(link)

WISLAWA SZYMBORSKA  (link) foi Prêmio Nobel de Literatura em 1996. 

11 comments:

  1. Revirei os olhos muitas vezes.Essa foto?????Muita coisa linda junta.
    Como te entendo,sogrinha.<3
    Estava lendo agora depois do almoço as notícias do furacão.Mas tá tudo bem,Deus olha pela gente.A cunhadinha-comadre também já disse no grupo e eu revirei os olhos de alegria.
    Bjoss
    Love you
    Fica bem. <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi princesa amiga,obrigada por seu carinho e seu colo.Tudo sob controle.
      Love you too.♥
      Beijinho

      Delete
  2. Amiga querida,o que dizer de post tão completo e lindo,como disse sua nora.
    Lau,o despertador toca,não ouvimos.O galo canta,não ouvimos.Mas se um filho geme,ou grita,estamos de pé em segundos.
    Reconhecemos,sentimos ao longe a nossa prole.
    Belíssimo poema,embora muito triste,minha linda.
    Estava em falta com você.Não estou me desculpando,mas sei que você gosta quando viemos aqui.*-*
    Veja a minha presunção.
    Bjokas da amiga e fã,
    Lu
    Obs: Lau, e esse furacão,quantas vítimas fez.
    Uma tragédia.:-(
    Muito feliz com a notícia de que está tudo bem com a sua filha,netinha,genro e seus amigos.Graças a Deus!
    Bjk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu querida,presunção nenhuma.rs Gosto sim da visita de meus amigos.Obrigada pela força e por seu carinho.Estou assistindo ao blah, blah, blah dos candidatos pífios do Rio.
      Obrigada pela visita e por sua amizade.
      Beijos pra vocês.
      Boa noite.

      Delete
    2. Lu,vc que é advogada me responda por favor. Não precisa ser aqui.Quem defende criminoso é o quê?
      Beijos.
      Me mailing.rs

      Delete
  3. Uma visão poética e dolorida sobre a guerra.
    EMOCIONANTE!!
    Agradecido pela indicação do artista responsável pela foto, conferi várias outras artes de qualidade.
    Continua tudo MUITO BONITO por aqui.
    Grande abraco,
    Dante

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por sua visita sempre gentil,Dante Servedelo.Tb me tocou muito esse poema.Sou admiradora da poesia dessa polonesa.
      Bom sábado.
      Um abraço

      Delete
  4. Que linda!!!Estou encantada!!!Quanto sentimento materno!!!
    Minha aluna querida,te desejo sucesso aqui também.
    Carinho e bjss
    Cynthia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Teacher,vc q é uma querida.Obrigada por seu carinho.
      Tb amei esse poema.Isso é q é saber fazer poesia,né?
      Reviro meus olhos,como diz a minha netinha,pra coisa linda.E tenho revirado muito meus olhinhos esses dias.:)
      Mon Dieu.♥ :)
      Beijo,teacher.Obrigada.
      Boa noite.

      Delete
  5. Que linda!!!Estou encantada!!!Quanto sentimento materno!!!
    Minha aluna querida,te desejo sucesso aqui também.
    Carinho e bjss
    Cynthia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beijo. Obrigada.Não tenho coragem de deletar essa gagueira do blogspot,teacher. :)

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)