Saturday, September 17, 2016

Você prometeu que estaria no outro trapézio...


Você prometeu que estaria no outro trapézio
 quando eu soltasse o meu,não prometeu?
Por isso eu balançava de olhos fechados.
Sem medo.Por isso eu ficava de cabeça pra baixo nesse pedaço de madeira suspenso por duas cordas.Você garantiu que me seguraria pelos dois punhos e me levaria para o outro lado.Que haveria alguém no fim do meu salto.Você juntou os pés e jurou que não me deixaria cair nesse número sem rede.  
Com a cara no picadeiro.Foi por acreditar em você que gasto mais uma das minhas vidas.Morro mais uma vez pela sua ausência.

(Eduardo Baszczyn, (link) in "Desamores")

 (Ao ator Domingos Montagner,(link) de quem eu era fã de carteirinha)


 Disclaimer
 Nesta quinta-feira,o Brasil perdeu (link) um grande ator,Domingos Montagner,que vinha  interpretando na TV o personagem "Santo", em "Velho Chico", uma novela da TV Globo. 

Domingos, que começou sua vida no circo," luarizou-se" nas águas de um rio, (link) local em que foram filmadas várias cenas para o folhetim,que me chamou a atenção pelo tema que o autor escolheu para desenvolver,a transposição do Rio São Francisco,além da trilha sonora que é de primeira linha.

Todo mundo sabe que a morte é a única certeza que temos,mas há também quem não saiba lidar com essa certeza.Sou uma dessas pessoas, confesso.Sofro muito quando alguém parte para a eternidade, como diz Guimarães Rosa.

Somatizo essas perdas,penso na família e,especialmente,nos filhos.Fico mal mesmo.A psicologia analisa essas reações das maneiras mais variadas possíveis,viajam nas nossas emoções,associam a tudo que se possa imaginar,e, por fim, reconhecem que precisamos de um espaço para o luto.

Me senti muito triste esses dias,frágil.Sinto a dor das pessoas,e minha dor multiplica.E passa com o tempo.Sei que passa.Ou melhor, a dor torna-se suportável. Hoje estou bem melhor.

Mas nem a dor humana é infinita, pois nada há humano de infinito,nem a nossa dor vale mais do que ser uma dor que nós temos,diz Fernando Pessoa/Bernardo Soares no Livro do Desassossego.

Que descanse em paz, Domingos Montagner,e continue brilhando,agora, no céu.
Lau

 Aqui há uma das canções que fazem parte da trilha sonora da novela.


Bom sábado aos amigos que me leem
Um beijo
Lau


Recadinho:
 Ao  gentil anônimo que pediu uma música,comunico que no próximo post atenderei ao seu pedido,o.k..? 
. Grata.
Lau


Fonte: Desamores- Eduardo Baszczyn,Editora Sete Letras, pag 82.
Imagem captada na Web

10 comments:

  1. Lau,vou repetir o que dissemos a você quando passamos a ver o sucesso da nossa página do Pilates no facebook e no ig:eu acho muito especial a maneira com que você expressa seus sentimentos.MARAVILHOSO,Lau.
    Que interessante a associação do trapézio ao ator e quanta emoção nessa despedida.
    Nem o rio deu as mãos ao ator.
    A tristeza tomou conta de todos.Mas seu post é lindo demais.
    Deixo meu carinho e bjss
    Cynthia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia teacher e já com minhas desculpas pela demora na recepção.Obrigada por seu carinho de sempre.Muito triste mesmo.Uma pessoa do bem, carinhoso,vide as homenagens que recebeu,e que sorria com os olhos,né?Lembra da foto dele na Visconde,perto do banco? O mulherio enloquecia.Já seguiu pro céu,que descanse em paz.
      Bom domingo.
      Beijo,teacher querida.

      Delete
  2. Minha querida amiga,você sempre me emocionando.Muito linda a sua escolha.Sempre acertando,Lau.
    Amiga linda,terminou a novela,vim te ler.Chocante essa tragédia que abalou a todos.O Brasil está de luto,só se fala nesse acontecimento.
    O desenrolar dessa novela me assustava a cada dia,dada as cenas fortes e carregadas muito ódio,muita vingança.
    Penso que o lado religioso também muito explorado pelo autor fez com que em certas cenas o espectador sentisse assustado,via uma carga negativa,Lau.
    Não sei se exagero no que digo,mas quando soube da notícia do sumiço do ator,lembrei dessas minhas observações.
    Gostei por demais do seu post.
    Bjokas,querida.
    Lu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu,bom dia.Desculpe tb pela demora em te responder.Só voltei hoje.Obrigada sempre pelo seu carinho e por sua força.
      Lu,eu não assistia sempre a novela,mas entendo suas observações.
      O Luiz Fernando Carvalho é um espetáculo,mas sempre dá esse clima de obscurantismo,sei lá se é essa a palavra,às filmagens dele.Lamentável o q aconteceu com o ator.Uma tragédia.Trágico tb os comentários de analfabetos sociais em uma rede social,com insinuações maldosas sobre os atores.Gente desocupada e sem sentimento algum é o q mais se vê hoje em dia.Por isso ando economizando meus olhares. Mil vezes o IG.E vc não se anima,já dei a dica.
      Beijo,Lu querida.Beijos nos meninos e no maridão.

      Delete
  3. Sogrinha do meu coração,entendo toda essa sua emoção.Tudo num dia só não é fácil não. O acidente do lindo,o primogênito que tbém é um gato lindo já viajou pra casa,fica triste não.Fez bem em ir pra là ontem.Chorei muito quando li a notícia.Eu que te contei,lembra que vcs estavam almoçando na Majórica?
    Linda a homenagem como tudo que você faz.

    Love you
    <3

    ReplyDelete
  4. Oi amore,lindo é o seu comentário.
    E verdadeiro.Obrigada.Foi vc mesmo q me contou, tanto q quando publiquei no fb pedi ajuda à Santa Teresa de Calcutá, o ator ainda estava desaparecido.Perdeste a praia hoje, delícia pura.
    Beijo, princesa.Obrigada tb por gostar do post do Elio no IG . Esse lindo pro primogênito, hein? Hummmmm... ;)
    Love you tb. ❤️
    Beijo

    ReplyDelete
  5. Olá Lau
    Também fiquei muito sentida da morte deste ator, que morreu de forma tão boba e que tinha muita estrada pela frente.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Simone,não há quem não tenha ficado chocado com essa tragédia.Verdade,ainda tinha muito a realizar.
      Beijos e obrigada por sua visita. :)
      Boa noite.

      Delete
  6. Uma fatalidade que ficará marcada na vida da família,de todos os amigos e na própria emissora.Só o tempo fechará essa ferida.
    Não interprete sua fragilidade e sua tristeza como pontos negativos,cada pessoa apresenta a sua emoção,a sua reação.
    Isto é colocar-se no lugar do outro.
    Gostei MUITO da imagem e das palavras do poema.
    Grande abraço,
    Dante

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade,Dante Servedelo.Só o tempo pode apagar essa marca.
      Obrigada por suas palavras e por sua observação,pelo seu conselho.Mas quero lhe dizer que se há uma coisa que não me faz falta é a falta de expressão emocional.
      Extravaso tu-di-nho:alegria,dor,e por que não,até a indignação.Essa foi a educação que tive e que passei para os meus filhos.
      Boa noite e obrigada por sua visita.

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)