Friday, April 29, 2016

Fechando abril com Drummond ( Linguagem do Êxtase) e com mais Flashbacks

Imagem com licença poética
Era uma lua ☾ tão pura que convidava à serenata,a menos que fosse a serenata que, de tão divina, chamasse a lua. 

Luar e serenata combinavam-se deliciosamente, mas de súbito Zeca Heliodoro depôs o violão na calçada e desfechou três tiros no ar.

Zeca era pacífico e não bebera.Os companheiros ficaram atônicos,várias janelas se abriram  assustadas,e a voz do Prefeito ressoou na noite:

- Se querem me depor, estão muito enganados! Exercerei meu mandato até o término legal!

E passando da palavra à ação, o prefeito descarregou seu revólver a esmo, pondo em fuga precipitada todos os seresteiros.

Menos Zeca, imóvel na praça,inatingido pelos disparos e tentando explicar, não ao Prefeito, mas à sua filha Zulmira (invisível) que a música era insuficiente para exprimir seu êxtase diante da jovem e que, em certos momentos do coração,três tiros no ar valem por uma salva de amor.


(Carlos Drummond de Andrade, (link) o Grande )



 Disclaimer

O próprio Drummonzinho dizia, e até já comentei sobre o assunto em um dos meus posts:"certos contos, os mai simples,parecem inverossímeis,e os inverossímeis, pois também escrevi alguns desta natureza,despertam comentários: 
"daí, quem sabe? Tudo pode acontecer".
Esse salto do real para o irreal, e vice-versa, é que me "alumbra" na escrita de Drummond. E a ironia, bem aplicada e inteligente,de Drummond também encanta a todos os seus leitores.Um montão de histórias do livro "Contos Plausíveis",se pensarmos bem,podem ser reais.Um exemplo é o flashback que destaco hoje: "A Revolta das Cabeças" (1) Atualmente,o que mais se vê na política são parlamentares perdendo a cabeça e/ou sempre atrás de uma solução para a falta delas (cabeças) .
O plausível aí,além dos aplausos que sempre dedico a Drummond,vem ratificar que tudo nesse mundo pode acontecer. 
Hã! Se pode!! 
FBI que o diga.
Cada uma que se vê por aí,né? 
Vade retrum!!!


E os flashbacks, todos " drummondianos",estão nos links a seguir:
12- 34 -5- 6 -7 

(pra quem gosta de ler, :) tem link pra dar e vender )

xxxxxxx

Hoje, (28) a grande cantora brasileira Nana Caymmim completa 75 anos.Minha homenagem vai  para a  #diva Nana, orgulho de todos os brasileiros.É  só clicar aqui e aqui.


                                       Bom fim de semana aos leitores amigos.
Um beijo ♥ 
Lau

Imagem captada na Web e "trabalhada" no Picasa.
Fonte: Contos Plausíveis- "Linguagem do Êxtase", pág.100- Editora Record Ltda.

6 comments:

  1. Uma fotografia bem diferente,resultou numa bela composição.
    Viciei em seus cenários e em seu blog.Muito bom estar aqui.
    Um abraço,
    Dante

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por sua gentileza,Dante Servedelo.
      Seja bem-vindo,então.
      Bom dia.

      Delete
  2. Bom dia,sogrinha querida.Que friiiiiooo,doida pra ficar mais na cama.
    Mas seu queridinho já tá no aquecimento e eu aqui nesse frio.AMEI suas postagens.TODAS!!Essa foto ficou lindaaaa!!! Eu não me lembro de ler o texto da opinião pública,achei maneiríssimo.
    PARABÉNSSSS!!!!!
    Nos vemos amanhã.Fique com Deus.
    Bjossss
    >3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia,princesa linda.
      Dia frio e feio,né?Chuvoso.
      Vc deve ter lido e esqueceu,o da "Opinião Pública" é de 2012.
      Um beijinho no meu artilheiro e outro pra vc.
      Obrigada.Cuidado aí.
      Até...

      Delete
    2. Lau querida,eu nunca cansarei de dizer que gosto muito do seu blog.Quanto trabalho você deve ter pra publicar tudo isso.
      Maridão também ficou impressionado com os textos do Drummond.Meu Deus,que imaginação.Minha linda,sei que vou te fazer sorrir,o texto dos "desconfiados" me lembrou as reuniões do Condomínio.,*-*Pensa bem,Lau ! rs Márcio também encantado com o repertório musical.
      Um beijo,querida amiga.

      Delete
  3. Oi Lu, obrigada. Que bom ouvir/ ler o q vc me diz. Faço meus posts com o maior carinho. Bem reunião de Condomínio qdo é pra eleger síndica rsrsrs, né Lu? Tudo a ver mesmo. Meu amigo curte som, tem bom gosto.
    Beijos nos meninos e pra vocês. Obrigada, querida. ❤️

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)