Wednesday, April 28, 2010

Me encontrando...


"O espaço e o tempo"


Que sou?


Emaranhado de acontecimentos.

Fragmentos de tempos
diversos,
dispersos no espaço
labiríntico,
onde a luz é escassa
e os agoras
se "enovelam"
no antes
de sempre.

O mesmo embate
na vida
e na tela.

Busco a cor
como busco a luz
na vastidão das trevas.

Finalmente,
busco a cor como luz.

(Roza Moncayo)





 
Um beijo para todos os amigos que por aqui passam.



LEMBRETE
Queridos amigos, esse poema foi publicado na Oficina Literária, uma seção da revista Cult voltada exclusivamente para a publicação de inéditos.Os interessados em publicar seus textos devem enviar seus originais por e-mails: oficinaliteraria@revistacult.com.br ou pelo correio para: Revista CULT-Oficina Literária, Praça Santo Agostinho,70-10º andar-Paraíso-São Paulo, SP- CEP 01533-070.




Roza Moncayo, atista plástica e "poetisa". (esqueçamos o feminismo linguístico). É natural de Buriti Alegre (GO) e mora atualmente em São Paulo.

Imagem: Femme, by Pixdaus
.
Fonte: Revista Cult

37 comments:

  1. Busco a cor com luz. Busco o todo, ser completo de cacos colados, com cicatrizes ou não, mas completo.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. "Deixaram os poetas algo que não fosse perfeito? -ou
    reconheceste, nas imagens, o acampamento abandonado?
    Falem, tendas de Abla sobre o vale; me deem bom dia, tendas de Abla, e fiquem em paz!


    Essa poesia é da língua árabe (Ântara) e foi escrita no período pré islâmico.

    Ambas são eminentemente otimistas e servem como elogio à escolha que você fez. Da poesia perfeita e da paz reinante entre as tendas deles e as nossas daqui também.
    O distância das eras e a semelhança dos anseios é incrível. Apesar de tantas imperfeições todos, de uma forma ou de outra, buscamos a cor como luz. Sendo assim, muita cor.
    Muita. Beijos.

    ReplyDelete
  3. Oi Lau!Como vai?

    É verdade!
    É muito bom quando descobrimos que temos forças suficientes, não apenas, para irmos atrás dos nossos objetivos, como também, e principalmente,
    para alcançá-los... É preciso acreditar!

    Coicidências acontecem, e os encontros...
    MUITO LINDO ESTE POEMA!

    TENHA UMA LINDA TARDE!

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Buscar a cor, como buaca a luz nas treva.

    Magnífico esse poema.
    mas essa parte, ficou demais.
    Beijão Bau!

    ReplyDelete
  5. Os ventos nos levam e nos deixamos levar. obrigado pelas palavras. abraço

    ReplyDelete
  6. Em busca de nós mesmos vamos ao encontro de uma luz sempre. Nem que a encontremos lá no fim o túnel. Um abraço minha senadora voto em ti sempre.

    ReplyDelete
  7. Oi, Lau
    Muito interessante a sua indicação, será útil para muitos. O texto é muito bonito!
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  8. Um poema e tanto. Gostei muito
    Obrigada pela dica
    beijos

    ReplyDelete
  9. Lau, a ausência de luz nos remete à misteriosa beleza do preto. Daí, às trevas, dependerá da iluminação que destinarmos aos nossos agoras.
    Bem, é assim que sinto esse belo poetisar de Roza Moncayo. Parabéns por esta envolvente postagem!
    Um grande beijo procê!

    ReplyDelete
  10. Oi Wanderley, adoro te ver aqui, sabia? A gente acostuma com as pessoas, não é Wanderley? Pois é, amigo, hoje acordei ...na toda. Coloquei um pretinho básico e aí veio a inspiração para esse poema. [rs]
    Adorei o comentário poético.
    Um beijo

    ReplyDelete
  11. Não, não deixaram, Djabal.Obrigada pela aula de poesia na língua árabe -"Ântara". Lindo esse nome, Ântara. Gostei mesmo.
    Djabal, há dias em que procuro a luz nas cores, acredite. Hoje procurei o preto e como havia lido esse poema antes de me recolher, ontem à noite, me veio a vontade de dividí-lo com os amigos.
    Muita cor pra você ,também, tá?
    Um beijo e obrigada pela poesia das suas palavras.

    ReplyDelete
  12. Oi Luiz, seja bem-vindo! Verdade, quando conseguimos dar esses passo já podemos nos considerar "quase que plenos", não é Luiz?
    Quanto à coincidência/sincronicidade, respeito mesmo. Considero um fenômeno tão interessante e o que permeia esse fenômeno me encanta.

    Obrigada por sua visita e por deixar sua little foto aqui.
    Um beijo

    ReplyDelete
  13. Olá Mariano, poeta romântico, tudo bem?
    Concordo com você, meu amigo, esse poema é tudo de bom.
    Luz e cores pra você, amigo Mariano. Se bem que luz você já tem bastante.Vejo no brilho dos seus poemas.[rs]

    Beijossss

    ReplyDelete
  14. Olá Assis, seja bem-vindo. Eu que agradeço a gentileza da sua visita e por estar aqui com suas "impressões faciais".Esse nome "seguidor" me lembra o Aiatolá.[rs]
    Quanto aos ventos, quem sabe, são os do Outono. Ainda bem que eles levam e trazem, não é?[rs]
    Outro abraço.

    ReplyDelete
  15. Olá nobre senador, Poeta dos Pampas e grande Tricolor, há sempre uma luz no fim do túnel, tenha certeza. Até no Rebouças, um túnel que passo quase que diariamente, Tricolor.[rs]
    Adorei seu comentário poético, viu? Obrigada pelo voto. Mas quem vai se eleger será você. [rs] Sempre.

    Um beijo, amigo bagunceiro e querido.

    ReplyDelete
  16. Olá Zilda, realmente achei esse poema muito lindo. Quanto ao lembrete, o fiz porque aqui há muitos poetas maravilhosos e , de repente, poderá ser útil, não é ?

    Um beijo para o casal e obrigada.

    ReplyDelete
  17. Que bom ,Angela, que você gostou. Eu também, por isso compartilhei com os amigos.
    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  18. É isso aí, Ana.
    A busca é incessante, concorda?

    Um beijo, amiga, e obrigada por sua presença.

    ReplyDelete
  19. Oi Dalton, também "senti"/"vi" por esse ângulo. Por isso procuro sempre cores e luz(de preferência do astro-rei ou da rainha Lua)[rs]. Nada de trevas. Trevas nos remetem ao obscuro.Lembrei agora da cultura gótica, que cultua a apreciação pela dicotomia da vida, o contraste entre a luz e o escuro, o bem e o mal. Eu hein...você que foi o culpado dessa minha viagem, viu mestre Dalton? Aprecio mesmo a claridade. Bem melhor, concorda ?

    Um beijo pra você, meu amigo.

    ReplyDelete
  20. Oi JJ, que legal você por aqui. Já imaginou, você enviar suas obras ? Vai arrasar!!
    Depois me conte,tá ?

    Um abraço

    ReplyDelete
  21. A gente precisa sempre se encontrar, pois com os acontecimentos da vida, a gente vai mudando.
    e o q queremos q sempre seja para melhor.

    ReplyDelete
  22. Lau, obrigada pela força no meu blog, com suas visitas e comentários sempre muito gentis.
    Paz e bem!

    ReplyDelete
  23. Verdade, Mariana. Eu já me encontrei em dias melhores.[rs] E aí, tudo bem? Mariana para aquele candidato que você comentou no seu post, ofereço uma assessoria de imprensa gratuita, tá? Ele é peça rara nesse mundo hipócrita. Ele, sim, rende. Chega de tirar "leite de pedra", como disse uma dias desses.

    Um beijo e obrigada por vir me ver.[rs]

    ReplyDelete
  24. Olá Dora, imagine...só falo a verdade, Dora. Se não gostasse ficaria caladinha. Seu blog é muito fofo, muito.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  25. Olá Lau!

    É uma busca constanto
    que não consigo parar
    procuro e não encontro
    e que tanto tanto
    eu queria encontrar

    bom final de semana,
    um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  26. Oi José! Tudo bem ? Desculpe não ter respondido antes. Estou numa semana complicada. Como sempre, você me presenteando com seu talento e sua gentileza.Amei seus versos tão reais. O pior é quando encontramos e nos decepcionamos, não é José?[rs] E aí, seu xará, o Mourinho, está todo feliz. E falando em futebol, a seleção de Portugal está animadona com a Copa. Estou torcendo por vocês. Quando jogarem com a Argentina, tá ?[rsrs]
    Um beijo, e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  27. Que lindo, me fez pensar no que sou também, acho que me encaixo nessa definição, acho que só os poemas para alcançarem, para chegarem perto neah.. E é tão difícil porque nos perguntam sempre, querem todos saber de batepronto... aiai, vou decorar esse poema rs. Bjaooooooo!

    ReplyDelete
  28. Por esta vida eu passo
    E nesta vida me encontro
    Se marco o tempo em compasso
    E não acelero o passo
    Ai meu Deus! Que não te encontro!!!

    Um grande beijinho Lau!
    Estou com um pouquito de preça, para ir às 22h contar uma "estória" numa pequenita festa.
    Desejo tudo de bom...
    Áurea

    ReplyDelete
  29. Na ùltima frase, queria dizer desencontro.
    Peço desculpa
    bjo

    ReplyDelete
  30. Olá Lau,
    Hoje vou falar um pouco de bola consigo, eu nasci ai a uns quinhentos metros da casa do pai José Mourinho,mas havia um rio que nos separava,
    e só agora depois do o Mourinho já ser famoso
    é que eu os vi juntos uma vez, o Mourinho está fazendo um hotel de sete Estrelas a três quilometros da minha casa.
    Ele foi o treinador melhor do mundo.O Ronaldo o melhor jogador, deixa-me um bocadinho pequenino
    vaidoso, mas tanto um como o outro, parece que têm sempre o rei na barriga, são um pouco arrogantes,o Ronaldo vem de uma familia muito pobre,podia se um pouco mais humilde.

    na África do sul logo vejo por quem vou torcer rr
    um bom fim de semana
    um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  31. Oi Rê, querido amigo, tudo bem? Como vai o estágio? Rê, amei esse poema também. Me encontrei, sabe? [rs]Fiquei feliz de você ter gostado. Tenho tido pouco tempo para o blog, ando super ocupada. Desculpe só responder agora.

    Um beijinho e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  32. Olá Àurea, mesmo atarefada você não esquece de mim, que legal!!!! Obrigada, amiga. Sempre criativa, sempre passando aquela energia. Isso é muito bom! Desencontros não são bons, não é Áurea?
    Já sei que será um sucesso o evento de hoje.

    Um beijo, amiga, e obrigada por seu carinho.

    ReplyDelete
  33. Oi José, que bom! Amo futebol! Tanto que uma das propostas do meu blog é sobre esporte. Na época da campanha do Rio para sediar as Olimpíadas, divulguei bastante aqui alguns eventos e ainda divulgo aí ao lado.Quem alimenta o site, em inglês, é o meu filho.
    José ,sou fanzoca do Mourinho.Gosto do jeitão caladão dele. Você viu como ele vibrou com a classificação do Inter? Ficou empolgadão, mas não deu um sorriso. Quanto ao que você diz sobre a mudança de comportamento deles, infelizmente acontece mesmo. O dinheiro, o maldito dinheiro mexe com a cabeça das pessoas. Eu odeio dinheiro, José. E não estou fazendo gênero não. Não sei lidar com dinheiro . Eu queria ter vivido na época do escambo.
    Quando você encontrar com o Mourinho e o Ronaldo, pede um autógrafo pra mim.[rs]
    José eu acho que o Inter,do Mourinho, é o favorito a vencer a final da Liga dos Campeões, você não acha?
    Assim que o hotel dele ficar pronto me avise que vou passar uns dias lá.[rs] Vou fazer uma entrevista com o Mourinho e falo em você.[rs]
    Um beijo e adorei nosso papo.

    ReplyDelete
  34. Olá Lau! Venho agradecer por seu apoio ao meu blog e por conseqüência a minha escrita. Achei importante dizer o quanto me tem sido fundamental o seu incentivo. Assim, deixo aqui registrada a minha gratidão e lhe desejo um final de semana excelente; com muita poesia e boas histórias; tudo em tempo real. (sorrio).

    Abraço do Jefhcardoso

    ReplyDelete
  35. Olá "jefhcardoso", agradeço seu delicada visita e peço desculpas por nunca ter comentado seu blog. A falta de tempo tem me impedido de desfrutar esse momento tão agradável, que é o da interação com os amigos blogueiros. Mas prometo que irei, sim, lhe visitar.
    Outro abraço

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)