Monday, April 26, 2010

Porções de alimentos aumentam até em quadro da "Última Ceia".

Olá amigos, tudo bem ? "Olha"...como diz o meu varãozinho, falta de assunto é um mal que atinge a qualquer ser humano. Falta de inspiração para um post (hã...hã...), falta de assunto com visita chata... Mas falta "do que" pesquisar? Sei não.

Agora mesmo, checando meus e-mails, vi uma pesquisa bizarra, na minha opinião, divulgada pela BBC, sobre um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos,onde especialistas em obesidade dizem que o tamanho das refeições mostradas em vários quatros da " Última Ceia" foram aumentando com o passar dos anos, o que reflete o aumento do tamanho das porções ingeridas em refeições através dos séculos.

Os pesquisadores chegaram a conclusão de que os acompanhamentos, pão e pratos colocados diante de Jesus e dos apóstolos aumentaram, progressivamente, em até dois terços. E afirmam que a descoberta sugere que o fenômeno - servir porções maiores em pratos maiores - ocorreu de forma gradual no decorrer do milênio.

Segundo o professor professor Brian Wansink, o fenômeno se deu porque no decorrer do tempo passou-se a servir porções maiores e em pratos maiores.

Nesse ponto , concordo com eles. Abrindo um parênteses, um dia desses fui a um evento e quase não consegui segurar o prato de tão grande e pesado.

Mas, continuando, de acordo com os pesquisadores, os últimos mil anos testemunharam aumentos dramáticos na produção, disponibilidade, segurança, abundância e capacidade de adquirir alimentos. E como a arte imita a vida estas mudanças passaram a ser mostradas em pinturas como, por exemplo, o mais famoso jantar da história.

Os cientistas foram tão minuciosos nessa pesquisa, que chegaram a calcular medidas dos objetos mostrados . Eles afirmam que as refeições principais aumentaram em 69% e o tamanho do prato aumentou 66% entre a pintura da "Última Ceia" mais antiga analisada (um quadro de cerca do ano 1000) e a pintura mais recente (dos anos 1700). Já o tamanho do pão, segundo estas análises, aumentou em cerca de 23%.

Craig Wasink, que é professor de estudos religiosos, afirma que as mudanças nos tamanhos das porções provavelmente é o reflexo da cultura nos quadros, e não da teologia. Para ele , não não há razões religiosas para as refeições ficarem maiores.

" Pode ser que as refeições realmente tenham crescido ou , então, as pessoas simplesmente ficaram mais interessadas em comida", afirmou.

Charlene Shoneye, nutricionista da instituição de caridade britânica ligada ao controle do peso Weight Concern, disse não está surpresa com estas descobertas, pois o tamanho de nossos pratos e porções de comida aumentaram realmente. Que descoberta, hein?

"Por exemplo", segue Charlene, " há 20 anos a maioria das batatas fritas vinham em pacotes de 20 gramas. Agora elas vêm em pacotes de 30 gramas, 50 gramas ou até 60 gramas, e ainda estamos comendo o pacote todo." E esse aumento de tamanho mudou a percepção do que é normal", acrescentou a nutricionista .

Diante de pesquisa tão "relevante", me interessei também e estou fazendo uma pesquisa à parte. Será que esses pesquisadores estão com razão ? Passamos , realmente, ao longo dos anos a comer mais ?

Um beijo e boa semana pra vocês.

Lau

Fonte: BBC News
Imagem :Google


pronto, tirei... :(

28 comments:

  1. Olá Lau
    Como gostam de pesquisas esse americanos! A maioria delas não serve para nada. Eles deviam pesquisar sobre o grau de simpatia que eles são vistos no mundo inteiro. Depois dessa pesquisa que você
    citou a vida da humanidade não será mais a mesma rsrsrs.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Lau, tal como o Wanderley diz (e eu concordo) que a maioria das pesquisas de pouco serve...rsrs
    Cuidem mas é lá da obesidade deles...
    Gostas-te dessas mini-férias?
    Sabe bem para recarregar baterias.
    Como sabes o 25 de Abril é o dia em que comemoramos a revolução com cravos vermelhos.
    Já lá vão 36 anos.
    também este ano estive na comemoração.
    Pela liberdade sempre!!!!

    bjo
    Áurea

    ReplyDelete
  3. Penso que comemos mais, pelo menos essa parte da humanidade que tem condições de comprar quanta comida quiser...já outros...a gente sabe a tristeza que é.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Lau,
    Da pesquisa relevante uma notícia em 'primeira mão': todos os dias milhares de pessoas morrem de fome, literalmente.















    ----@____
    Boa semana!
    Com uma refeição digna, para todos, no mínimo!

    ReplyDelete
  5. Lau minha senadora amiga boa noite fazia tempo....
    Mas velho preguiçoso é assim vou copiar tudo que o Vanderlei disse. Concordo com ele totalmente.

    "Eles deviam pesquisar sobre o grau de simpatia que eles são vistos no mundo inteiro."

    ReplyDelete
  6. Wanderley, nem fale. E olha que não posso falar deles. Se minha filha ler esse post...sei não.[rs]Depois te conto o motivo.[rs]
    Mas que é muita falta do que fazer, sem dúvida é.Eles deveriam pesquisar a obesidade nos adolescentes americanos, coitadinhos.

    Um beijo, amigo, e obrigada pela força.

    ReplyDelete
  7. Oi Áurea, tá vendo, esse assunto da revolução dos cravos vermelhos é bem mais interessante que essa pesquisa. Que legal, deve ter sido bem bonita a cerimônia. Liberdade, além de ser uma palavra linda, na minha opinião, é um sentimento forte e muito gostoso de se sentir, não é Áurea? Eu vi no blog do Epee uma imagem super legal sobre o Dia 25.

    Um beijo, amiga querida, e obrigada por sua opinião.

    ReplyDelete
  8. Olá Angela, daqui a pouco vou te visitar. Estou toda enrolada com as minhas visitas por causa dos dias em que fiquei fora daqui. Se por um lado a oferta dos alimentos aumentou e há quem realmente consuma bastante, por outro existe uma camada da população que não passa nem perto de um café da manhã, não é Angela? Infelizmente essa é a realidade.

    Um beijo e valeu, amiga, pela opinião.

    ReplyDelete
  9. Mas não é Epee? Fiquei tão indignada quando recebi essa newsletter... Quanta tecnologia eles utilizaram , quanta mão de obra para fazer essa pesquisa de tanta relevância, imagine. Mas há gosto e verba pra tudo, não é Epee? E como você muito bem lembrou,enquanto isso há quem morra de fome, lamentavelmente.
    Um abração e uma semana com as três refeições, no mínimo.

    ReplyDelete
  10. Olá Tricolor, que bom que você está de volta. Uhuuuuu!!!!
    Tricolor,nobre senador e Poeta dos Pampas, se a Alessandra ler o que você diz vai ficar uma arara.A Leticia, então...[rs]
    Meu amigo, quem tem grana sobrando tem mais é que fazer pesquisa bizarra, esse é o raciocínio.[rs]

    Um beijo e trate de publicar um poema, viu?
    Muito bom te ver por aqui.Obrigada .[rs]

    ReplyDelete
  11. Esses americanos gostam tanto de pesquizar não é mesmo, será que eles não tem outra coisa pra fazer? Fico imaginando o que virá amanhã ou depois de amanhã???

    beijooo.

    ReplyDelete
  12. Oi, Lau
    Tudo bem? Voltamos de mais um fim de semana, aí no Rio!
    Já observei que os pratos aumentaram muito mesmo, não só nas lojas que vendem como também nos restaurantes.
    Também e infelizmente muita gente ainda passa fome no nosso país, para eles nem pratos existem...
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  13. Olá Lau,
    Falando dos Americanos,aqui à quarenta anos os Americanos,num estudo que eles fizeram, diziam que o sul de Portugal ia ficar num deserto, nos próximos vinte anos, que é onde eu vivo,passaram quarenta anos e cada vez temos mais água felizmente,este ano nem falo choveu.
    Noutro estudo que eles fizeram, acusava armas de destruição massissa no Iraque,ainda hoje andam à procura, e não encontraram nada, mas a destruição da economia mundial, essa aconteceu e eles não fizeram nenhum estudo.
    Agora quanto à comidinha há pessoas a morrer de fome em certas partes do globo,e noutras comem demais,falo aqui na cidade onde eu more, que é onde conhece melhor, quando eu era moço,só conhecia um barrigudo que era o padre, agora cinquenta por cento das pessoas são barrigudas.
    Há uma pressão permanente para as pessoas consumirem.E há algumas empresas Americanas metidas nisso.

    continuação de boa semana
    e um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  14. vlw pela visita
    volte sempre..obrigado pelo comentario!!
    são pessoas como vc que fazem com que tomemos folego e continuemos
    a fazer o que o julgamos ser o certo!!

    na minha opinião uma pesquisa de certa forma inutil, ao invés deles fazerem pesquisas para tentar diminuir o numero de obesos no pais, ou diminuir o preconceito que la é muito grande efim.

    otima semana pra você!!! abraços

    CAOS MUNDIAL - CLICA AQUI

    ReplyDelete
  15. Eu acredito que a pesquisa é reflexo de uma tradição antiga que se conta no Vaticano e que foi quebrada pelo papa Bento XVI.
    A cada fumaça branca que saia do palácio comparecia, além de outras autoridades, o rabino de Roma, para congratular o eleito. E sempre trazia consigo um envelope que os papas anteriores, alertados pelo decano dos cardeais, se apressavam em recusar.
    O decano faleceu quando da eleição do papa alemão, e esse não teve dúvidas, recebeu o envelope, pela falta de aviso.
    E encontrou dentro dele um escrito em aramaico, que após traduzido, mostrou o valor a pagar da refeição servida na Santa Ceia. Até hoje em aberto. E agora se discute o valor pelo tamanho dos pratos, e por uma correção de mais de dois mil anos. Esta é uma história que pode fundamentar a pesquisa! E foi contada por Jean Claude Carrière, aquele francês contador de histórias no cinema.
    Como se pode ver, as coisas têm as ligações das mais inesperadas. Não? rsrsrs. Gostei. Beijos.

    ReplyDelete
  16. Olá Ana, é verdade. Eles ganham verbas para pesquisas e saem à cata do que pesquisar. Aqui no Brasil temos o "que" pesquisar mas temos que correr atrás de verbas. É por aí.

    Um beijo, amiga, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  17. Olá Zilda, e aí aproveitou bastante a minha cidade? Pra você ver...eu fui para os lados da sua.[rs]Adorei, como sempre.
    Zilda, eu até que gosto muito desses pratos modernos, bem maiores. Mas há alguns que são muito pesados. Pra você ver... a que ponto chegamos em termos de pesquisa.

    Um beijo para o casal e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  18. Olá amigo José, que interessante o que você me conta. Eses ameicanos ( e olha que tenho parentinhas lindas lá, hein..[rs] querem meter o bedelho em tudo. Agora vê...se meterem até no futuro de Portugal.Não sabia que eram também pitonizas,previam o futuro.
    José, essa dos barrigudos é preocupante.
    Barriga faz mal à saúde. Engraçado, eu lembro de um padre, quando eu era menina, que era também super barrigudo. Hoje em dia eles são mais sarados...e tarados, [rs]não é José? Desculpem os católicos, ma estou engasgada com outro assunto, o da pedofilia envolvendo padres.
    José, os americanos, além de incentivadores,são os mais consumistas do planeta.

    Um beijinho e obrigada por lembrar de mim e passar por aqui.

    ReplyDelete
  19. Olá Nato, que isso...Fui retribuir sua gentileza. Adorei seu blog. Você é um menino nota MIL. E gostei tanto que ele está aqui ao lado, na minha lista de preferidos.[rs]
    Quanto à pesquisa, sei que é uma característica do povo amricano. Eles pesquisam tudo que está à volta deles, mas não pesquisam e nem dão solução ao que está ali agarradinho ao umbigo de cada um, a "obesidade", como você bem lembrou.

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  20. Djabal, se você acredita, eu acredito, pronto.[rs] Olha...genial, você lembrar do roteirista francês. Eu conhecia o ritual da fumaça, mas desconhecia o envelope. Muito interessante.Super obrigada por "fundamentar" meu post tão "intelectual" e tão "inspirado", publicado num dia também "pra lá de inspirado".[rs] Eu só tenho uma curiosidade: saber o preço da "Santa Ceia". Do jeito que as coisas estão, imagino como o Vaticano deve ter superfaturado os produtos.

    Djabal, muito obrigada por mais esse seu comentário didático, tá? Adorei!!!
    Um beijo

    ReplyDelete
  21. Querida amiga.

    Hoje a minha visita é para agradecer.
    Nestes dias que celebro a minha vida,
    tenho certeza de que a mesma
    não teria o brilho de hoje,
    se não fossem os amigos e amigas
    que a tornam valiosa
    mesmo que distantes.

    A ti gostaria de dizer obrigado:
    Obrigado pelas visitas ao meu blog.
    Obrigado pelas palavras semeadas.
    Obrigado por sentir os meus textos
    com os olhos do coração.

    Sou eternamente grato a vida,
    por mais estes presentes
    que de modo gentil
    deixas em minha vida,
    fazendo de mim uma pessoa melhor,
    e pleno de felicidade.

    Lindos dias de vida para ti.

    ReplyDelete
  22. Interessante a pesquisa,,,apesar de que,,,sem muita valia....um beijo de bom dia pra ti.

    ReplyDelete
  23. Olá Aluisio, obrigada por compartilhar conosco um dia tão especial: o dia do seu aniversário.
    Já fui lá te cumprimentar e vi o quanto você é querido pelos amigos.Parabéns!!! Tudo de bom!!!

    Dias maravilhosos pra você também.

    ReplyDelete
  24. Olá Poeta, tudo certo? Temos a mesma opinião. Interessante, bizarra... diria, mas sem nenhuma utilidade pública.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  25. Oi Lau!
    Penso que a compulsão por 'comer, comer e comer' observada nas sociedades ditas desenvolvidas - especialmente nos obesos estados unidos da américa – além de caracterizar um generalizado distúrbio emocional, gera um inconcebível desperdício em detrimento da nutrição básica das nações por eles sugadas até o caroço.
    No mais, a-li-men-tar-se é a palavra de ordem, não é minha amiga?!
    Um beijo!

    ReplyDelete
  26. Oi Dalton!!
    Você não gosta mesmo dos americanos, já vi. Ah, se a Leticia ou a Giulina sabem disso. Brincadeira. Eu entendo seu ponto de vista. A minha pesquisa(irônica, confesso) foi pra ver a reação dos amigos quanto ao fato de afirmarem que ao longo dos anos passamos a comer mais. Não é bem por aí, pois há no mundo quem não tenha nem o café da manhã e muitas vezes não tem nada...nem água.Quanto à pesquisa, sem comentários. Se bem que o amigo Djabal nos trouxe uma informação super interessante que justifica,de uma certa forma, o comportamento bizarro desses pesquisadores.

    Obrigada,Dalton, por sua participação.

    Um beijo, meu amigo.

    ReplyDelete
  27. Olha a Teris aí, minha amiga. Aquela que comenta os próprios posts. Ouvseria a " alma"? Ou seria a " Vida"? Ou seria a " Carol Wil"?

    Um beijo, minha amiga. Saudades...

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)