Wednesday, August 26, 2009

Poetar, Citar, Comer e Não Ter Culpa.




LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
(Cecília Meireles)
Um dia desses ouvi uma amiga dizer que é como a Lua. Tem suas fases. Eu também tenho as minhas. E atualmente estou numa "fase doméstica surpreendente". Digo surpreendente porque ODEIO cozinha.Cozinha, esse lugar que durante tanto tempo as mulheres ficavam horas e horas para fazer alguma coisa diferente e hoje em dia , num piscar de olhos, não só mulheres como também homens podem fazer mil coisas rapidamente ... e deliciosas.

Tenho ouvido falar muito em “bolo de caneca”. Pronto. Virou um desafio fazer um “bolo de caneca”. Adoro bolos e aí é que o desafio se torna maior. E quando se pode fazer rapidamente e em pequenas doses,(menos culpa) é só botar a mão na massa.
E não é que ontem, com aquele tempinho lusco-fusco e depois de alguns probleminhas, (...problemas têm família grande, e aos domingos saem todos a passear ,o problema, sua senhora e outros pequenos probleminhas"- já dizia o grande poeta Leminski) , peguei o avental e resolvi dar uma de “chef de cozinha".

E, para minha felicidade,deu tudo certo. Fiz essa obra de arte que vocês estão vendo.Agora entendo o prazer de Picasso ao concluir suas obras. A minha tem um “excessozinho” de massa na caneca ... (visível na foto) mas como foi a primeira vez e como também excessos fazem parte da vida e de fases ... relaxei.

Vocês não podem imaginar a alegria de ver que fui capaz de fazer essa obra - prima. E mais: degustá-la todinha.. .Ficou uma delícia. Agora entendo o “porquê ” de alguém ter tido a ideia de escrever o livro “O Valor das Pequenas Coisas”. Como não sou egoísta, deixo a receita para quem aprecia o produto. É fácil, fácil.
Vale lembrar que esse texto foi "fabricado" há sete meses e o bolo da primeira caneca , idem. Mas o segundo está quentinho. Acabei de fazer. Acordei com vontade de comer algo diferente. São fases...
Observem que o segundo bolo ficou murchinho.O motivo, já sei, foi porque substituí açúcar por adoçante (a malvada e hipócrita culpa).
Aí vai a receita para quem se interessar. É uma delícia.
Bolo de caneca
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo ( não sou muito fã, mas...)
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
Como fazer: Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente ou "sutilmente" até incorporar a massa. Leve por três minutos no microondas na potência máxima.
Um beijo
Lau
.

1-

2-
Obs.: Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989 ) foi um escritor, poeta, tradutor e professor) .
Foto: Portrait de Françoise- Picasso- 20 de maio de 1946 .Cecília Meireles: Poetisa, professora e jornalista .
O Valor das Pequenas Coisas- Roque Schneider .

Bolos de caneca: L.M.

15 comments:

  1. blog lindo e aconchegante..amei.. me tornei sua seguidora.. virei te visitar sempre... beijos lindo dia para vc..Maria

    ReplyDelete
  2. Nada como preparar alguma coisa para se comer.
    Quando dá certo ainda fica melhor. O prazer de manipular ingredientes, acertar nas medidas, observar o crescimento e a alegria, eventualmente compartilhada, são dessas coisas que nenhum credicard pode colocar preço. Parabéns, pelo jeitão do menino, o resultado foi ótimo. Beijos.

    ReplyDelete
  3. Esse senado de fato permite esses digamos momentos domésticos mesmo não estando em recesso. Afinal as faltas lá são sempre abonadas rsrrsrsrsr vou roubar essa gatinha preta rsrsrrsrs. Mas lá no Gos havias nos dado uma receita e eu fiz agora vou preparar essa com certeza.

    ReplyDelete
  4. Que história bacana resolveste compartilhar conosco.
    Irei pegar a receita e arriscar.
    bjs

    ReplyDelete
  5. Olá Maria, obrigada pelas palavras incentivadoras. Fico feliz de você ter se sentido bem aqui.Adoro que as pessoas venham à minha casa e voltem. Aqui, "de onde" estou escrevendo costuma ser assim. E aqui,(rs) "para onde" rs estou escrevendo espero que seja igualzinho.rs. Um beijo e muito prazer em te "conhecer'. Retribuirei sua gentileza.

    ReplyDelete
  6. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  7. Ah...Djabal, é verdade. É uma delícia. Ainda mais nessa rapidez.rsr Cozinha é um lugar de "passagem". rsrs
    Você é um amigão. Sempre gentil e me dando aquela força.rs Pena não poder oferecer um pedacinho a você. Mas tenho esperança que num futuro bem próximo os blogs possam ser mais interativos ,ainda, e quem sabe ?rsrs Com o avanço da tecnologia, tudo pode acontecer.rs

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  8. Olá nobre senador, Antonio Campos, famoso Tricolor dos Pampas.Senador tem sempre muitos títulos, não é Tricolor? Você tem razão, essa receita foi dada no GO. Hoje eu fiz aquele que ficou murchinho. Foi a falta de acúcar e o frio, Tricolor.rsrs

    Quanto à minha gatinha, nem pense. Posso até ceder ao Dalton porque, afinal, o prefeito foi vítima, tb. Mas você me passou a perna. Pegou o Chico na minha frente.
    E vc viu que ela veio com um coração???? Tricolor, fique quietinho porque senão ligo para a sua mulher(odeio falar esposa,dá a impressão de submissão) e digo que você está atrás de uma gatinha.rsrsr Ah...Tricolor, me divirto. rsrs
    Beijos

    ReplyDelete
  9. Olá Mariana, tudo bem? Pode fazer a receita, dá certo.Eu garanto. Não sei se aí pelo sul vocês gostam de bolo de caneca... Aqui é uma "mão na roda", como dizem os mineiros .Muito prático.

    Um beijinho e obrigada

    ReplyDelete
  10. Minha nobre senadora então terei que frear essa vontade de furtar essa gatinha rsrrsrsrs.UM abraço Lau eu estou virado num escravo trabalhando todos os dias por isso tenho faltado ao bate papo no gmail mas voltarei.

    ReplyDelete
  11. Tricolor, que negócio é esse de senador trabalhando todos os dias e que nem escravo?? Onde isso??? Me diz que vou lá fazer uma matéria.
    A semana no senado começa na quarta e acaba na sexta.rs
    Como vc é meu amigo, gosta de uma farra, como eu, vou pensar no seu caso. De repente posso deixar a Maga ficar um fim de semana com vc aí em POA, tá? rs

    Um beijo,amigo.

    ReplyDelete
  12. Lau, as fases são próprias das mulheres sensíveis tais como você e a Lua. Parabéns por esta bela citação de Cecília Meireles.
    Tanto em janeiro quanto agora, os bolos ficaram muito legais plasticamente. Creio que também foram uma perdição para o seu paladar. Ah, gostei muito dessa caneca estampando o velho Elvis...
    Quanto à cozinha, pra mim não tem lugar mais gostoso e mais inspirador dentro de um lar. Especialmente se tiver um fogão à lenha.
    Beijos!

    ReplyDelete
  13. Oi Dalton, obrigada! Você é um amigão e muito gentil. Plasticamente rs é bom. Entendi, vc tem dúvidas quanto ao paladar, não é? Mas eu afirmo que é uma delícia.

    Quanto ao fogão à lenha,acho um charme e tive oportunidade de "ver" a Didi "pilotá-lo" com uma perícia invejável em Barbacena.Fazia chouriço (rs) , uma couve à mineira deliciosa... Concordo que o fogão faz parte da cozinha que , por sua vez, compõe um lar. E um lar é tudo de bom. Principalmente se ele for harmonioso. Graças a Deus temos um lar, não é? Quantas pessoas por aí, lamentavelmente, não têm um e desejariam tanto ter. Mas, sinceramente, não gosto de pilotar "fogão" de "jeito e maneira", embora tenha pilotado durante um bom tempo e ainda hoje, às vezes, tenha "que". rs

    Um beijo e obrigada, amigo.

    ReplyDelete
  14. Lau
    Lá vou para a "engorda" ( e eu que até ando a fazer dieta...) A CULPA é toda tua Lauzinha! Se me disserem:Graça, engordaste ?Eu respondo: É, por causa DE UMA AMIGA NO BRASIL!
    Nunca tinha ouvido falar nesse bolo da caneca!!!
    Logo, para o jantar, já vou experimentar. E como eu tambem tenho fases...esta a apetecer-me uma coisa docinha. Beijocas, linda! Graça

    ReplyDelete
  15. Olá Graça!!!! Que bom que você vai aproveitar a minha receita.Já estava ficando frustrada.rsrs
    Confesso, Graça, que coisinhas assim me apetecem muuuito, também. Mas não engorda, não mesmo.
    Não tenha culpa, isso mesmo. Passe pra mim. Já sou um poço de culpa...Mais uma, menos uma....rs
    Beijocas pra você, também, minha amiga dessa terra linda, que é Portugal.

    E.T. Qualquer dúvida me diga, tá? Em matéria de bolo de caneca, estou dominando.rsrs

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)