Wednesday, June 17, 2009

"Cinquenta Reais"



Com “cinquenta reais” hoje em dia não se faz muita coisa.”Cinquenta reais já não é mais dinheiro”, assim “alguns” dizem . "Bem diferente de 50 dólares ou de 50 euros...” , diriam outros. Além de não ser “bem assim”, quando as pessoas são criativas até que a graninha pode render. E quando o cinquentinha é encontrado no meio da rua, então, todo amassadinho, coitadinho,misturado às folhas das árvores, pronto para cair num bueiro...o que nos resta é dar uma inclinadinha no esqueleto, pegar “a nota” e guardá-la, é lógico.E foi o que fiz.

Mas confesso que, antes de guardá-la, olhei à minha volta para ver se alguém estava à procura do dinheiro. O que não quero pra mim, não quero para os outros. Sem demagogia.Não sou candidata a cargo político. O candidato ao senado é o Antonio Campos,do blog "Vivendo em Versos", "O Romântico Poeta", o Tricolor dos Pampas, e que também não é demagogo.rs

Continuando...Consciência tranquila, fiquei pensando o que poderia fazer com R$ 50,00. Tanta coisa...Mas não toquei no cinquentinha.

De volta para casa, resolvi pesquisar com amigos para ver as ideias bizarras que surgiriam.Uma amiga disse que compraria tudo em chocolate. Adoro chocolate! Outra me confessou que compraria um livro. Os livros estão tão caros ... Uma outra disse que compraria uma peça íntima. E uma mais arrojada me sugeriu jogar os cinquentinha na “megasena”.

Já um outro amigo , místico dos pés à cabeça, sugeriu que a “nota” fosse guardada como um amuleto. “Afinal, não é sempre que se “acha” R$50,00 na rua”, garantiu.

Cada um, cada um ...

Como vivo com meus pensamentos macacos (pulando de galho em galho), como dizem os budistas, me "vi" encontrando 50 dólares ou quem sabe 50 euros. Na hora , os perfumes me vieram à cabeça. Afinal, um pouquinho de futilidade não faz mal a ninguém.E perfume ...é tudo de bom.

Mas logo voltei à realidade e lembrei que se por um lado os mais favorecidos não consideram R$ 50 aqueeeele dinheiro, muitos trabalhadores, que vivem nas cidades menos desenvolvidas do nosso país(o Brasil dos excluídos), não recebem essa quantia nem como salário. Me deu uma dor no coração...

Falei , falei... e não sei até agora o que fazer com essa nota de "50 reais". Aliás, me recusei a usá-la até para pagar os remédios(como estão caros) que tive de comprar para curar uma gripe, tipo influenza,(não suína) que me levou pra cama durante três dias.


Lau Milesi ( 17/06/09)

Foto abaixo: “a nota do cinquentinha”... a própria. Encontrada no sábado, pela manhã , numa rua super movimentada do meu bairro.


24 comments:

  1. Puxa, Lau. e eu que nunca achei nem dez reais na rua, rsssss... Em compensaçao, ja perdi muito. Realmente, dinheiro achado eh sempre bom, seja qual for o valor. Mas, pode estar certa, o ditado vale: veio facil, vai facil, rsss!!!

    Bjs

    ReplyDelete
  2. Ilustre senadora isso é sorte
    mas não faça como seu colega de bancada
    Josè Sarney aquele esperto lá do Norte

    sua consciência esta tranquila
    dinheiro não tem marca pega barca
    faz belo passeio atira fora essa gripe
    afinal essa quantia não compra nada de grife

    e uma senadora andando assim a pé
    fazendo campanha no meio do povão
    podia ter pegado a nota tomado um choppão.

    ReplyDelete
  3. Boa tarde Lau!
    Olha , como eu não estaria esperando por essa quantia , se ela aparecesse assim de repente, no chão , eu fazia uma fezinha no bicho, quem sabe ele renderia mais.
    Beijão Lau!

    ReplyDelete
  4. Eu, primeiramente, verificaria se a nota é real e não falsa. Confirmada a legitimidade, gaste com o que lhe der prazer. Um perfume (se possível) ou chocolate (também se possível, olhe o fígado primeiro). Se quiser gastar sem culpa, compre muitas frutas, e um sorvete. O muitas é para ser usado com moderação, afinal de contas são cinquenta reais, e agora sem trema. Não trema ao gastar. Beijos.

    ReplyDelete
  5. não sei quantos euros são 50 reais mas que a nota é real é. Assim sendo, a realidade é que lhe cairam 50 dinheiros do céu. Aproveito-os bem :)

    ReplyDelete
  6. Cinquentão? Que sorte! O que fazer... realmente não sei... Chocolate, chocolate, chocolate!!!???

    ReplyDelete
  7. Caramba Lau, vc achou isso tudo. Está com sorte, então aproveite e jogue nos números de série e 50, inclusive, na megasena. Ganhando não esqueça de nós aqui em Cabo Frio, pela idéia. Claro que brinco com vc, mas foi muito interessante o seu relato, como sempre.
    Um abraço e aproveite a vida!

    ReplyDelete
  8. Querida Lau, quem dera eu tivesse topado com esse 'galo', ou melhor, com essa onça pintada... Justamente hoje que dei com a cara na porta da tesouraria da prefeitura no encalço da minha remuneração do mês de maio, atrasada já há uma dezena de noites...
    Bem. Você ventilou diversas hipóteses, próprias ou sugeridas por amigos, de como gastá-los (e até de como não gastá-los).
    Certamente você encontrará um destino justo e adequado para desembolsar a judiada notinha.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  9. Olá Lau,

    Realmente, não é todo dia que encontramos dinheiro na rua, muito menos 50 reais. Não tenha pressa para gastá-lo. Guarde-o e, quando precisar ou tiver uma ideia interessante, use-o. Tenho certeza que ele será bem gasto, hehe.

    Bjs!

    ReplyDelete
  10. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  11. Lau disse...
    Nem eu, Dani. E nem sei como consegui esa proeza. Vivo tão desligada. Tinha que ser , como diz uma amiga . Ou então... "foi meu olho clínico"(rsrs) Essa vai ficar na história, não é Daniele ?
    Valeu, Dani!!!
    Um beijo

    ReplyDelete
  12. Olá, Tricolor dos Pampas!!!
    Que isso, amigo...Colega político???
    Nem "Al Dente"
    "Tiram" tudo da gente.rsrs
    O "tiram" aí foi pra ser ética.rsrs
    Adorei seu comentário/poesia!!
    Um beijo e a notinha ainda está aqui comigo.rsrs

    ReplyDelete
  13. Ah...Tricolor , esqueci de agradecer a sugestão do "choppão". Não sou de beber muitos... mas uns três e ainda escuro, amo de montão.
    Bjs

    ReplyDelete
  14. Adorei o Boa Tarde, amigo e também grande poeta, Mariano. Estive no seu blog e adorei suas poesias.
    Taí, eu não havia pensado nessa possibilidade de jogar no bicho. Mas tenho medo de estar fazendo um joguinho e a polícia chegar. Eu jásei o que vc vai dizer: "acorda Lau, a polícia chegar"???? rsrs Mas é sério, às vezes, eu vejo as pessoas jogando,me dá uma vontade... Vou pensar mais um pouquinho, tá?
    Um beijo, Mariano, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  15. Olá, amigo Djabal!!! Já verifiquei. Ela é verdadeira , mas está sujinha e amassada. Para escaneá-la eu deixei dois dias dentro de um livro bem grosso para que se recuperasse.rsrs
    Se eu for tomar 8 sorvetes de uma marca que tem aqui perto de casa, o Yogoberry,e que é uma delícia (sou viciada(, ainda posso guardar R$ 4. Perfume? Aqui no Brasil, não dá? rs Pode deixar que o cinquentinha será usado com moderação pela prória força de sua ( da nota)rs natureza.rsrs
    Um beijo, amigo, e obrigada pelo carinho de sempre.

    ReplyDelete
  16. Obrigada, Comboio Turbulento,pelos votos!!! Adorei seu "nickname". Bem...eu não sei "agora" quando está o euro, mas tenho a impressão que não daria pra fazer muita coisa com esse valor, se transformado em euros.rsrs
    Obrigada pela visita e comentário.
    Um beijo

    ReplyDelete
  17. Oi, Luísa!!! Tudeo bem?
    Taí, gostei da sua sugestão. Bem-vinda ao clube das "chocólatras"!!! rsrs
    Um beijo, amiga .

    ReplyDelete
  18. Olá, Zilda ! Tudo bem? Zilda, estou pensando mesmo em aproveitar os números contidos na nota e armar um jogo para a megasena.
    Quem sabe dou sorte ? Prometo que se ganhar na megasena, montarei um "site" para que voltemos àquela agitação. Lembra ,da antiga casa? rsrs
    Um beijo, amiga querida, e obrigada.

    ReplyDelete
  19. Tá brincando amigo Dalton? Jura que os salários dos professores no estado de MG estão atrasados? Que vergonha e falta de respeito com os mestres!!!!
    Logo em Minas Gerais, de onde "quer", eu disse "quer"...e estão dizendo que "vai" sair o sucessor do Lula????
    Tio Aécio tem que levar um belo puxão de orelhas, isso sim.E olha que ele tem uma legião de professoras na família...

    Um beijo carioca e espero que seu salário seja regularizado.

    ReplyDelete
  20. Olá, Ralph!!! E aí,trabalhando muito? Meu filho ainda está lá.Ralph, vc acertou em cheio. Vc sabe que pensei em fazer justamente isso? Ela está na minha carteira e vai chegar a hora de usá-la. Hoje mesmo eu pensei em comprar um livro, mas teria que acrescentar mais um pouco. Os livros estão caros, não é? Vamos ver o destino dela. Depois te conto.

    Um beijo, amigo querido.

    ReplyDelete
  21. Poxa, mas que sorte vc teve. Eu nunca achei dinheiro...nem falso! rsrsrs
    Sabe, delícia de humor nessa crônica com a olhadinha para os lados. E se fosse uma pegadinha: Andam pegando mt a gente assim...ainda mais achando dinheiro de bobeira.
    Mas talvez fosse de bêbado, afinal estava amassadinha.
    abraços

    ReplyDelete
  22. Lau, eu com cinquenta pratas ainda faço alguma coisa, uma feira por exemplo. Posso ainda levar minha amada para comer um churrasquinho na barraca aqui perto de casa. Acho até que el a nao vai gostar muito, mas levo, e ainda tomo umas cervas. Voce está com sorte. Achar dinheiro, nunca me aconteceu.!

    ReplyDelete
  23. Olá,JJ!!! Nem fala...é a primeira vez que acho dinheiro e isso tudo...rs
    Vc sabe qua na hora não pensei em pegadinha... A nota estava misturada às folhas. Mas numa coisa vc acertou, nessa rua em que aconteceu o inusitado(rs, existem vários bares e restaurantes. De repente, a nota é de algum "pinguço"... rs

    Um abraço e obrigada pela visita, meu amigo.

    ReplyDelete
  24. Oi, Carlão!!! Até que enfim.. até que enfim...rsrs Taí...vc me deu uma ideia. Fazer feira com o cinquentinha até que renderia alguma coisinha. (rimou) rs

    Carlão, por acaso essa barraquinha fica perto da Melo Mattos? rs Quando dei aula na Francisco Cabrita, costumávamos, depois da aula, comer um churrasquinho de gato. rsrs Coitada dessa namorada. Vou te enviar uma lista de restaurantes que ela vai adorar.rs
    Vc vai me matar, eu sei...rsrs

    Beijos,meu amigo.
    Desculpem ter demorado a responder os comentários, meu blog, desde ontem, sumiu outra vez.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)