Friday, September 23, 2016

Chegou a Primavera ?


Imagem com licença poética
                                                                                               
Chegou a primavera? 
Que me contas !
Não reparei. Pois afinal de contas
nem uma flor a mais no meu jardim,
que aliás não existe, mas enfim
essa ideia de flor é tão teimosa,
que no asfalto costuma abrir a rosa
e põe na cuca menos jardinília
um jasmineiro verso de Cecília.

Como sabes,então,que ela está aí?
Foi notícia que trouxe um colibri
ou saiu em manchete no jornal?
Que boato mais bacana, mais genial,
esse da primavera? 

Venham ver
a alma de tudo, verde, florescer!
Mesmo o que não tem alma? 
Pois é claro.

Na hora de mentir,meu São Genaro,
é preferível a mentira boa,
que o santo, lá no céu, rindo, perdoa,
e cria uma verdade provisória,
macia, mansa, meiga, meritória.

Como beijam os brotos mais gostoso
ao pé do monumento de Barroso!
E todos se namoram. 

Tudo é amor

no Meier e na Rua do Ouvidor,
no Country, no boteco, Lapa e Urca,
à moda veneziana e à moda turca.

Os hippies,os quadrados, os reaças,
os festivos de esquerda, os boas-praças,
o mau-caráter (bom neste setembro)
e tanta gente mais que nem me lembro,
saem de primavera, e a vida é prímula
a tecnicolizar de cada rímula.

(Achaste a rima rica? Bem mais rico
é quem possui de doido-em-flor um tico.)
Já se entendem contrários,já se anula
o que antes era ódio na medula.

O gato beija o rato; o elefante
dança fora do circo, e é mais galante
entre homens e bichos e mulheres
que indagam positivos malmequeres.

E prima, é primavera. Pelo espaço,
o tempo nos vai dando aquele abraço.
E aqui termino, que termina o fato
surgido,azul,da terra do boato.

  (Carlos Drummond de Andrade  (link) in Boato de Primavera- excerto)


  
 Acompanhando o "Boato de Primavera", nada mais nada menos do que   GrandeTim,o Maia,com sua clássica canção. É  só clicar a seguir: ♪♪♪ .

                                                       
                                                          Pedidos musicais. :)

Abro um parênteses para dizer que estou gostando muito dessa inovação aqui no Renascendo.Obrigada pela participação. 
Foram somente 2.
 Eis: 
  1- 
  

Tenham um feliz fim de semana 
Um beijo
Lau

                                                                  

Mais sobre a Primavera,que começou hoje (23) clique aqui .

Fonte: © CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE In: Versiprosa, 1967 -Poesia Completa. São Paulo: Nova Aguilar, 2002 

Imagem, já publicada aqui,recebida de uma pessoa amiga na rede Facebook,sem menção do autor, lamentavelmente.


22 comments:

  1. Boato ou não a Primavera chegou.E bem BONITA e FLORIDA.
    Uma boa iniciativa a sua de promover esse diálogo com os seus leitores.
    Se me permite,gostaria de ouvir Milton Nascimento.
    Abraço,
    Dante

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por sua visita,Dante Servedelo.
      Mesmo não sendo a minha favorita estação,reconheço que a Primavera de 2016 veio com algo diferente.
      Abraço e bom dia.

      Delete
    2. Qto à interação "musical",Milton Nascimento tem uma vasta obra,não sei qual lhe agradaria.

      Delete
  2. Minha querida amiga,chegou a Primavera e muito linda.
    Que poema,Lau!!! E as músicas me prenderam aqui.Muito bom gosto.
    Mas com a Primavera chegou o pólen trazido pelo vento e deixa as crianças alérgicas.
    E isso não é boato,minha amiga,é mais trabalho pras mães.
    Mas vou pedir música *-*,vou.
    E não te darei trabalho,sei que você encontrará rapidinho: "Quintal do Vizinho",música que faz parte do filme Aquarius.Adorei o filme,Lau!!!E adoro o rei.
    Desculpa a sua amiga se não for do seu gosto.
    Bjokas,linda.
    Bom domingo pra vocês.
    LU

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lu,hoje euzinha q vou reclamar.rsrs
      Me esqueceu,hein??Tô brincando com vc. Obrigada,querida.Ihii,os meninos são alérgicos,tadinhos.Não curto Primavera não,Lu.Doidinha que chegue o Verão.Não se preocupe,encontrarei a música.Não assisti ainda Aquarius.
      Rindo muito desse "Qual é a música",do Silvio Santos,amiga.rsrsrs
      Vou te enviar a stats do meu blog e vc vai ver.
      Beijos pra vcs tb.
      Bom domingo.

      Delete
  3. lau,venho tentar reparar seu constrangimento em publicar o rei do formol.
    roda um davis/coltrane que teu blog vai explodir.
    pra voce dar aquele sorriso,segura essa:a primavera trouxe tambem chuva .e quando chove surgem pererecas e outras do ramo. :-))
    c@r@io e dose,lau.
    beijao
    m.

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahahaha... rei do formol,foi d+ da conta.Q falta de respeito com o ídolo.A sua patroa vai te dar uma surra. rsrsrs
      Gostei muuuito da sugestão,xácomigo, providenciarei.
      Beijos pra vcs e pros meninos.

      Delete
    2. rsrs... não me provoque,ando zen... sucede que... não é só perereca,"pinta" rã tb. hahahaha... Não olho mais pra coisa feia,só pra coisa bonita.
      Vai lá no IG. :)
      Beijo, amigo.
      Haja coração pra não "enfartar".:)

      Delete
  4. Minha sugestão é que toque Wanessa Matta e Raul Seixas.
    : |

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por sua participação,senhor anônimo.
      E pelo seu bom gosto.
      Bom domingo.

      Delete
  5. quando o inverno chegar...
    é primavera, vai chuva
    bacana lembrar esse Drummond, sua fina ironia e bela poesia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia,João Esteves.Que honra receber o tradutor do romance original (Sono Io Taylor Jordan),de Tania Paxia, aqui no meu blog. Vi no Amazon,sabia? Drummond iria gostar de te ver aí pelo mundo.
      :) Mó orgulho.
      João,enviei pra minha filha o link,e vou deixar aqui para os meus amigos leitores que por aqui passam.
      Parabéns,muito legal!!
      Beijos e bom domingo.
      Tá aqui:
      https://www.amazon.com.br/Am-Taylor-Jordan-Fantastic-Disadventures-ebook/dp/B01L9YQHPC/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1474340346&sr=8-1&keywords=joao+esteves

      Delete
  6. Lau,aderi ao "qual é a música".kkkkk
    Por isso que nós te adoramos,Lau.Por isso que você não pode faltar às aulas.Você é muito divertida e uma companhia maravihosa.
    Bjsss da sua teacher.Curta bastante seu domingo.
    Cynthia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiiii teacher, estou na rua, almoçando. Daqui a pouco, falo rs mais. Beijo e obrigada. Bom domingo ! ❤️

      Delete
    2. Teacher querida,desculpe a demora,mas domingo é sagrado. temos almoço em família. E vc sabe como é agitado e divertido tb., sei q sabe. Obrigada por suas palavras.Tb adoro vcs e não tenho de que reclamar.Sou sempre bem recebida em todos os lugares. Vc sabia que meus inimigos viraram meus fãs?♥ Foi só eu falar aqui em rã, que já clicaram no meu post "Roupa Suja se lava em casa". Adorei!! rs Todos juntos e no mesmo ritmo, né amigos rs invisíveis? Morrem de ciúme da nossa amizade,do nosso love. rsrsrsrs
      Beijooooooooooooooooooooooooooooooooooos :)

      Delete
  7. E a música acabei por não definir.Gosto muito daquela do filme ´Como eu era antes de você´.Amo!!E o meu noivo também. >3
    Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que linda,excelente escolha!!!! Assisti ao filme com Rafa e Leticia. My Gosh!!,como choramos. Vou providenciar, tá? Beijos, teacher querida. Obrigada.

      Delete
  8. So you can keep me inside the pocket of your ripped jeans.
    Holding me close until our eyes meet,you won't ever be alone.
    Bjoss,sogrinha censura kkkkkkkkkkkk.Depois diz que é de esquerda.kkkkkk
    But you won´t be alone,amamos você.<3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, meu Deus,já falei,já falei... Pedi tanto...não adiantou, né?
      Thanks for your care,my daughter in law. :)
      Não se trata de censura.I hate tb quem me censure e não me deixe falar.Acontece que além da falta de tempo...e de "bag":),o problema é à noite. Vc não tem ideia. Não tem. :(
      Kisses
      Love you tb. ♥

      Delete
    2. Comente por e- mail.Adoro receber e-mail com comentários.
      Beijos.

      Delete
  9. Daughter in law , rsrsrs vc tem razão. hahahahahaha Lembra do Dusek?
    rsrsrs
    Beijoooooooooooooooooooos rsrsrs

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)