Monday, May 25, 2015

"Está na cara". Série Quintana.

                                                                                  (Gatos de Van Gogh)
                                                                                         
Uma cara é algo que reconhecemos à primeira vista mas é dificílimo ou impossível descrever traço a traço. Porque a memória é instantânea.Não lhe peçam explicações.Seria como pedir a um relâmpago que nos desse uma exibição em câmera lenta.

E da mesma forma que dizemos na rua: “Olha o Fulano!” – a gente logo exclama ao folhear um álbum:

“Olha um Renoir! Olha um Van Gogh! Olha uma Tarsila!”

“Mas isto só pode ser da Cecília,do Lorca,do Apollinaire! E assim também se nos dizem um poema:

Porque o estilo é a cara.  

(Mario Quintana (link) in a "Vaca e o Hipogrifo")


.
.
 .


Para se ler ao som de uma das músicas preferidas da minha gringuinha Leticia : ♪♪♪ (link)

Ou,se preferir,ao som de uma das músicas preferidas de Quintana: ♫♫♫ (link)




Disclaimer :
nada a ver,ou tudo,quem sabe,mas essa prosa de Quintana me lembrou uma palavra esquisita: a "prosopagnosia".E o que vem a ser esse palavrão :)? Significa a incapacidade de reconhecer rostos,uma estranha doença que torna o cérebro incapaz dessa atividade.Pessoas que, por exemplo,ao folhearem um álbum,como cita Quintana,não reconhecem quem já lhes foi familiar.Taí uma coisa que tenho de positivo:uma baita memória visual. Quem quiser ler mais sobre o assunto pode clicar aqui.(link)


Uma boa semana pra aos amigos que me visitam
[lau]





Imagem:"Gatos de Van Gogh".Visite a galeria de Van Gogh aqui.
Fonte:Mario Quintana."A Vaca e o Hipogrifo, página 243. Editora Alfaguara.

15 comments:

  1. Replies
    1. Uow! Que poder de síntese,Paulo !!
      Bom dia. Obrigada. Beijos.

      Delete
  2. Assim que cheguei e abri a minha tela,tá na cara kk que chamei meu chefe pra te ler.Ele amou a música clássica.E eu amei o seu post.Lembrei das duas doidinhasTicia e Rafa fazendo cover de Adele.Ela emagreceu,você já viu?Você não existe,canso de dizer.Vai ser inteligente assim em Trinidad e Tobago. kkkk
    Bjossss,sogrinha querida.
    Love you
    Ana

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Fofa!! Vou cobrar essas leituras hein? rs Verdade,Rafita tb gosta de Adele.
      Ele já chegou lá está tudo bem.
      Beijooos,amore.Obrigada.Gosto de te ver aqui.♥
      Love u tu :)

      Delete
  3. Lau, que mágico saber aqui pelos mundos da web que você já presenteou com O Limpador de Placas!
    Obrigada pela simpática visita.
    Volto, com calma, para conhecer um pouco mais do seu blog.
    A propósito, eu me lembro muito bem de fisionomias. O maior problema é encontrar o nome próprio delas!
    beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ana Paula, eu que agradeço sua visita. Eu tenho uma certa fxação em placas, leio todas,Tenho até um álbum no facebook sobre placas,epígrafes.

      Quanto ao livro,presentei, sim, minha neta,mas a leitura cai também muito bem aos adultos. :)
      Obrigada,volte sim.
      Beijos.

      Delete
  4. Amiga querida,já sei que me torno repetitiva,mas não tenho como não dizer que sou sua fã.E não sou só eu,posso afirmar.Lau,nunca havia ouvido falar nesse distúrbio.Quantas vezes já passei por situações de não lembrar de pronto da fisionomia de uma pessoa.Adorei a tela de Van Gogh!!Vi muita coisa linda no museu dele.Parabéns,amiga!Esse post está a sua cara:informativo,lindo e caprichado.
    Bjokas,minha linda.
    Lu.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ♥ :) Eu fico inchada de tanto elogio,Lu. rs Adoro!!
      Quem nunca teve essas falhas,imagine. A doença,sim,preocupa.
      A tela de Van Gogh foi pra homenagear a Magali,a gatinha da Leticia. Aqueeeeela que sumiu, lembra? Ela está aqui no tool bar,linda,charmosa.
      Gosto de te ver aqui,Lu.Obrigada.
      Beijo .

      Delete
  5. Do leonino Quintana à leonina Lau com suas certeiras escolhas,não restou um vácuo,tudo preenchido.
    Um grande beijo,minha querida Lau.
    Salute!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia,vou logo dizendo, não assinou, não baixo.:) Desculpe,amiga.Obrigada pela surpresa.Não sabia que Quintana era leonino não.Brigada.
      Beijos

      Delete

  6. Estou na hora do almoço ,vim aqui e nada de novidade no Renascendo?????? Já mudou de endereço,sogrinha poderosa???? E não me avisou????????? Amei as fotos do Instagram,estão lindas de viver.De pernas pro ar, kkkk,adorei!!!!!! Volto amanhã,porque hoje é sexta,dia de show.
    Bjoss
    lov u

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Oi linda, eu que estava no almoço,desculpe.Obrigada pela visita sempre bem-vinda,a sua.Mais tarde posto novidades.
      Estou migrando aos poucos.
      Depois nos falamos.
      Tá bom assim?
      Beijos

      Delete
  7. Lau querida,trademark, tá na cara.Esse seu post eu considero um dos mais fortes
    "Trademark",é isso aí sem tirar nem por.Mas não foi só você quem descobriu. Outros também.
    Nem sei o que dizer mais.Só te desejar mais um bom feriado.Sei que será.
    Beijão,amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não tinha te visto, caramba. Nem sei o q dizer, ando tão envolvida num projeto pessoal que... Só sei q a população está na mão de péssimos profissionais, gente aética, disléxica, burra . Caraca!, q decepcionante !!Por que faltou à aula?
      Estou arrumando minhas coisas. Beijo e bom feriado pra vc tb.

      Delete
  8. Não sei o q seria de mim sem a ajuda de vcs,Fredéric e Rodrigo. E dos stalkers tb. Esses "duents" têm o meu blog todo mapeado e vivem me relembrando meus post lindos (sei q faço).
    Só espero que não tenham se visto no gato de Van Gogh. Esses stalkers estão mais pra gato de armazém,né meninos?

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)