Friday, September 26, 2014

"Série Trechos de Livros II" ( Hoje, "pedaços" do Grande Guima)


1-"Porque tudo que vem, vem a invisível relógio,
 como os alísios e as trombas, como as calmarias".
(Guimarães Rosa  in A Simples e Exata estória do Burrinho do Comandante)

2-..."Não me assente o senhor por beócio. Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias".

3-“Vida, e guerra, é o que é: esses tontos movimentos, só o contrário do que assim não seja. Mas,para mim, o que vale o que parece longe e está perto, ou o que está perto e parece longe. Conto ao senhor é o que eu sei e o senhor não sabe; mas principal quero contar é o que eu não sei se sei, e que  pode ser que o senhor saiba".

4-"Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura". 

5-"Tudo é e não é. Ou: às vezes é, às vezes não é.Tudo o que muda a vida, vem quieto no escuro (...)Como é que posso com este mundo? Este mundo é muito misturado.A gente só sabe bem, aquilo que não entende". (eu também misturei os excertos) :)

6-"O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim.Eu sou é eu mesmo.Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa". 



 Disclaimer:
Não canso de dizer que sou apaixonada pelas obras de Guimarães RosaMuito mesmo.Grande Sertão: Veredas, então... Na minha opinião, uma das mais significativas obras da literatura brasileira.O tema sincretismo religioso que o autor explora no romance, a linguagem e  os aforismos, entre tantas outros atributos, me encantaram na primeira leitura e me encantam até hoje. 
Quem contestará que "viver é perigoso" ; "Quem desconfia, fica sábio".
Um homem que escreve: "Muitos hão de estar vigiando,e chorando, a noite toda, porque a água dos olhos nunca tem sono"... não pode ser desse planeta mesmo. 
Ave Guima!! Descanse em paz.
~

 Para quem aprecia, curte a nata da ♪♪♪ pode clicar aqui,



~~~~

E aqui, minha homenagem às crianças  e a "Cosme Damião", protetor dos baixinhos, que será festejado neste fim de semana,amanhã (27/9).
Que os "poderosos santinhos" protejam nossas crianças de gente que tem "olho"de maldade, ruim, frustrado, "mal-amado", perverso, "sem luz".
Um adulto que ironiza, maltrata, fere, mexe com uma criança de modo depreciativo, principalmente para tentar atingir a outro adulto, é um big beócio, hehe,como diz Guimarães Rosa. 
Merecia estar na cadeia, enjaulado. 
Né, gente? 


Bom fim de semana para os amigos que me leem
Um beijo.
Até...
Lau











Fontes:João Guimarães Rosa in "Estas Estórias"- A Simples e Exata Estória  do Burrinho  do Comandante) e "Grande Sertão: Veredas".(ROSA,Guimarães- 1969, páginas15, 32.125, 214, 287)
Poema  "Porque a água dos olhos nunca tem sono".(Magma)

Imagem: Minimal Watch by Horology
Aqui, a história de "Cosme e Damião".