Friday, May 27, 2011

Sobre Dias...



Para que servem os dias?
Dias são onde vivemos.
Eles vêm,nos acordam
Um depois do outro.
Servem para a gente ser feliz:
Onde podemos viver senão neles?

(Excerto do poema "Days", de Philip Larkin.)




Assim como há quem prefira o branco ao vermelho;blues a jazz;MPB a funk;sorvete de menta ao de baunilha;viajar de carro a viajar de avião,há sempre quem tenha uma quedinha por um dia da semana.

Conheço uma pessoa que não marca nada,compromisso algum às terças-feiras.Já uma outra tem horror ao domingo.Logo domingo,que lembra Sol,descanso.Mas,segundo essa pessoa,o domingo passou a ser sacramentado de "sinistro",desde um acontecimento desagradável que viveu numa bela manhã dominical.

Mesmo sabendo que nem todos os dias são perfeitos, devemos brindar a cada um deles, brindar com alegria  nossa passagem por essa vida.

Leibniz diz que a alegria quando vivida em profundidade não deixa espaço pra mais nada.Ele a define como um sentimento totalizante que,estando presente, domina todos os demais.

Totalizante ou apenas passageira, temos que admitir que essa força motriz é que nos faz querer viver todos os nossos dias,que nos faz agir, né não?É claro que nem todos entendem a alegria desse modo.Para muitos,ela é apenas uma sensação fugaz de contentamento, algo que que apenas contrasta com a dor.

Já para filósofos como Nietzsche e Spinoza, a alegria é um sentimento vital, que se confunde com a própria potência de existir, uma disposição para a vida, digamos assim. 

Eu me sinto alegre e bem disposta às segundas-feiras.Talvez até por ser o dies Lunae.Rendo muito nesse dia. Já às sextas... o rendimento é devagar, quase parando.

E vocês,amigos, qual o dia da semana que  mais curtem? Já viram que estou animadinha pra puxar um assunto...:) Adoro diálogos.

Um beijo  e bom fim de semana!!

 Lau






Imagem: Seven 

Philip Arthur  Larkin  (09/8/1922 - 2/12/85) foi um poeta inglês.Seu primeiro livro de poesia,The North Ship, foi publicado em 1945.Philip fazia parte do grupo de poetas ingleses The Movement.

27 comments:

  1. Ah, eu gosto de todos os dias, mas você dez uma pergunta e eu como boa menina vou responder ;). Se é pra ter preferência então que seja a Quarta- feira e a Sexta. Explicação: A Quarta fica ali no meiozinho dando balanço para o fim de semana, e a Sexta porque dá pra esticar a noite pois no outro dia pode-se acordar... bem tarde! :D

    Beijo

    ReplyDelete
  2. Eu adoro todos os dias mas o melhor e o mais especial é a sexta-feira. Dia em que fico muito mais animada pois já estou cansada da semana isso me anima deveras.

    ReplyDelete
  3. Não sei escolher, todos tem seus encantos e coisas que me deixam feliz. Quando eu trabalhava muito eu adorava a sexta-feira e a liberdade que ela trazia,não ter hora para dormir nem para acordar. Agora com a vida mais amena todos os dias são bons.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Oi Lau
    Meu dia preferido é a quarta feira. Todas as quartas, e eu dou uma saída para quebrar a semana, e ela ficar menos estafante.
    Tenha um ótimo fim de semana
    Bjux

    ReplyDelete
  5. Independente do dia.. o importante mesmo é ser feliz rsrsrsr.. mas confesso que meu dia predileto ahhhh é sexta-feira [:)]

    Beijocas super em seu coração Lau e um bom fim de semana para vc também!

    Verinha

    ReplyDelete
  6. Bom dia Lau*

    Devemos agradecer todas as manhãs, pelo novo dia, que se ergue diante de nossos olhos. E que desfrutemos com muita sabedoria*

    Abraços,
    Lu

    ReplyDelete
  7. Os dias são mais,,,eles são para contarmos nossas historias,,,,fazermos nossas memorias,,,deixarmos vivas nossas presenças....grande beijo de bom dia pra ti querida.

    ReplyDelete
  8. Boa tarde Lau, eu não tenho dia preferido, uma coisa simples como o acordar, traz consigo diversos motivos para que eu agradeça, como agora, o poder estar aqui e compartilhar esse momento com todos vocês.

    O bom é que pessoas como você sempre tem aquele toque, para nos fazer pensar em como estamos levando a vida.

    Beijo, abraço e aperto de mão :)

    ReplyDelete
  9. LAU

    Boa tarde

    Estive ontem aqui e não consegui comentar. Acho que meu blog está com problema, pois não consigo fazer log para comentar em outros blogs ou responder no meu. O jeito é vir como anônimo.

    Meu "sumiço" é por conta de pedra nos rins. Estou só agora me recuperando, após expelir alguns cálculos.

    Em mbreve espero que o blog e eu estejamos 100%

    Eu gosto de todos os dias, mas, segunda feira, sexta e domingo são especiais.

    ReplyDelete
  10. LAU

    Esqueci de dizer, esse comentário anterior é meu.

    Do amigo 007BONDeblog

    ReplyDelete
  11. Oi, Lau.
    Compartilho com a Clarice: "Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas."
    Abç

    ReplyDelete
  12. Um excelente domingo pra ti querida amiga e uma semana repleta de carinho e poesia...beijos e beijos.

    ReplyDelete
  13. O dia. Uma criação para nos renovarmos a cada vinte e quatro horas. Escolhemos a volta que um astro dá em volta de uma estrela, como referencial. Ontem à noite olhei no céu estrelado. Algo que os cidadãos urbanos quase não conseguem mais fazer, e ao olhar percebi a natureza desse tal de dia. Renascer. É isso, renascendo, lendo e sorrindo é que se leva a vida. E ao terminar o dia, tudo de ruim pareceu um simples sopro. Não? Beijos. Sempre.

    ReplyDelete
  14. Obrigada, Fátima. Menina obediente, viu? [rs] Você tem razão nas suas escolhas.Tá explicado. :)

    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  15. Olá Kate, é isso aí... todo dia é dia de se curtir a vida. Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  16. Também aprecio as sextas, Angela, mas só pra descansar. Já na segunda...a energia é total. :)
    Um beijo e obrigada,amiga.

    ReplyDelete
  17. Wanderley, gosto das quartas por causa dos jogos na TV. Procedem as suas justificativas...um "break" na semana revigora, sem dúvida.

    Bjuxxx e obrigada.

    ReplyDelete
  18. Verinha, o importante é ser feliz. Você está certa.Curta bastante suas sextas. :)

    Outro beijo pra você.

    ReplyDelete
  19. Amém,Luciane! Vivamos a vida na paz de Deus.
    Um beijo pra você e obrigada.

    ReplyDelete
  20. Verdade, poeta amigo, os dias servem para que sejamos felizes e façamos tudo com amor e respeito.

    Um beijo pra você e obrigada.

    ReplyDelete
  21. Obrigada, Joakim, por seu comentário. Eu amo esse diálogo justamente porque existe esse retorno dos amigos através dos comentários, dos e-mails. Enfim, gosto dessa Internet que aproxima as pessoas do bem e para o bem.

    Obrigada por sua visita e pela força.
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  22. Olá 007, tomara que a essa hora você já tenha melhorado. Obrigada por passar por aqui.Estava sentindo sua falta. Quanto ao "tornado", é o que escrevi no seu blog. Curta seus dias preferidos, meu amigo. Um grande abraço.

    ReplyDelete
  23. Oi Will, como vai? E sábado é dia também de receber visitas .:) Um duplo obrigada pra você: por sua visita e por me trazer a grande Clarice nesse seu comentário tão poético.
    Um abraço

    ReplyDelete
  24. Obrigada, poeta amigo. O domingo está transcorrendo feliz e num friiiio. O Rio de Janeiro está uma geladeira.

    Beijossss

    ReplyDelete
  25. Olá amigo Djabal, renascemos sempre, seja segunda, terça ou domingo... Você tem razão.
    Você falou em olhar pra o céu e lembrei que adoro viajar pra casa de praia ou para longe do Rio porque o céu fica mais perto de mim. E fica mesmo, esse nosso lado urbano nos tolhe desses momentos tão agradáveis.
    Um beijo pra você,meu amigo, e obrigada.

    ReplyDelete
  26. Muito bonito seu blog...textos legais...gostei demais do seu cantinho.
    Eu gosto de quinta feira,não sei dizer porque...simplismente gosto.
    uma boa semana..vou voltar outras vezes aqui
    titi

    ReplyDelete
  27. Olá "café com bolachinha",seja bem-vinda! Obrigada e volte sempre. Um abraço.
    Lau

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)