Monday, February 8, 2010

"A Falha"


Numa exposição de obras de arte,
havia um quadro de um pintor muito famoso na região.

Era uma obra impressionante
pela beleza dos desenhos e perfeição da luminosidade das cores.

Mostrava uma senhora em trajes muito pobres , batendo à porta de uma linda mansão, impressa em meio a bosques, céu azul e montanhas ao fundo.

Houve muitos elogios e admiração por aquela obra até que um dos presentes percebeu uma falha no quadro: a porta não tinha fechadura, e, chamando o Curador, apontou a terrível falha naquela obra de arte.

O Curador então, com um leve sorriso nos lábios, disse:

-É assim
mesmo. Essa é porta do coração. Só se abre por dentro.


Moral da estória:

"Ninguém conseguirá abrir a porta do nosso coração se nós mesmos não o fizermos antes".


A todos que têm seus corações abertos à amizade, ao amor, à harmonia, à paz, à justiça...


Em Tempo

Desde ontem estou triste, descrente, revoltada, indignada e mais alguma coisa...

ao tomar conhecimento do que o "destino"(????) é capaz de aprontar a algumas pessoas,

como "aprontou" para esse menino . ( veja )


Um beijo e uma boa semana (de coração aberto) para todos os amigos que passam por aqui.

Lau


Fonte:Do livro Parábolas Eternas (página 11)

Foto: The key to my heart, by Candy Torres.Creative.ly

34 comments:

  1. Minha cara senadora Lau. Essa chave esta conosco. Mas muitos de nós esquece de usar. E quanto ao caso do menino foi muito triste o que aconteceu. Um abraço desse ancião no ano do seu centenário.

    ReplyDelete
  2. É verdade, ninguém pode achar a chave que nós próprios escondemos.

    Quanto à situação daquele menino que faleceu, fico triste também pelo sucedido.

    Cara Lau não fique revoltada, apesar de ter sido um acidente que talvez pudesse ser evitado, o curso da vida é esse mesmo, nascer e morrer... é assim com a natureza do mesmo jeito é com a gente.

    Beijo pra você e boa semana

    ReplyDelete
  3. Lindo e emocionante,,,e real,,,a porta do coração não tem mesmo chave,,,,beijos e uma linda semana pra ti.

    ReplyDelete
  4. Olá Lau,
    Quando estava a ler o texto,penssei que a porta não tinha fechadura, porque não se abria para os pobres, ainda bem que a moral da história é outra
    Lau, tenho visto chamarem-lhe senadora, e eu às vezes não falo muito bem dos político lá no meu blog, mas tenho a certeza que você é daquelas pessoas boas, e eu dessas nunca falo mal.

    um beijinhio,
    josé

    ReplyDelete
  5. Olá José da cá um abraço.

    tomei liberdade
    de vir sem ser convidado
    vim para te dizer
    que foi eu quem levou
    nossa querida Lau ao senado

    mas tudo é só brincadeira
    na verdade é também critica
    ao político que só faz besteira

    como lá vi tua pergunta
    atravesso esse mar imenso
    para te dizer o que penso

    é lindo esse espaço
    tudo dentro do bom gosto
    sua veia poética coloca em alvoroço

    vários seguidores
    com seus belos poemas
    e esse que acabo de ler primeiro
    que entrelaça forte todos nós
    Portugueses e Brasileiros.

    Lau vi que o José quer saber porque te chamam de senadora e fui a Portugal responder no blog dele. E achei lindo e inteligente. Viu como arrumo confusão para você senadora rsrsrrsrsrrs. Esse comentário deixei lá para esse amigo que nos presenteou com linda poesia.

    ReplyDelete
  6. Olá Tricolor. Verdade...além de não saberem usar há também os que nascem com defeito de fábrica: "não têm coração". Como esse bandido que tirou a vida do menino. Ai Tricolor, fiquei arrasada com esse caso. Você nem imagina.

    Um beijo e obrigada amigo querido.

    ReplyDelete
  7. Olá Fátima, tudo bem? É ...há quem a esconda tanto que passa pela vida sem encontrar essa chave, não é? Quanto ao caso do menino, desculpe, estou ainda indignada e triste, pensando nessa pobre mãe.

    Um beijo e adorei te ver aqui.

    ReplyDelete
  8. Olá poeta, obrigada pela visita. Também apreciei muito essa fábula. Reflexiva, sem dúvida. Emocionante são seus poemas. Benza Deus!!!

    Um beijo e uma ótima semana

    ReplyDelete
  9. José, você me fez rir agora. Deus me livre de ser senadora. Nem passa pela minha cabeça. Odeio política, embora saiba que ela faça parte da nossa vida.Pode continuar a malhar os políticos. Não sou tão pessimista a ponto de afirmar que não existam políticos decentes. Mas,com certeza, é uma minoria, uma raridade.[rs]
    Isso de senadora é brincadeira do Antonio Campos (Tricolor como o chamo)do blog Vivendo em Versos "bloguedoantoniocampos.blogspot.com/ e do Dalton França( o prefeito)do blog "nocantinhodacurva.blogspot.com/". São meus amigos da antiga comunidade do jornal O Globo e brincamos muito com esses "títulos políticos.

    Um beijinho . Estava com saudade de você.

    ReplyDelete
  10. Oi Cah, tudo "up"? Eu também achei linda e reflexiva. Por isso compartilhei com os amigos que passam por aqui. Estou te devendo uma visita. Farei hoje, sem falta.

    Um beijinho

    ReplyDelete
  11. Oi Tricolor, que legal! Adorei o comentário poético que você deixou para o José. Eu adoro o José. Ele é muito carinhoso comigo e super talentoso também.Estou rodeada de amigos poetas. Estou me sentindo...como diz a minha Rafaella, a poetinha.[rs
    Um beijo, Tricolor, e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  12. Oi Lau
    Realmente abriremos corações se a porta do nosso estiver aberta. Quanto ao assassinato do moço é lamentável, triste e comovente.
    Beijos

    ReplyDelete
  13. Lau
    Quem tem o coração aberto não mata.
    Bonito post, linda fabula e triste história.
    beijos

    ReplyDelete
  14. Oi Wanderley, estive visitando você hoje. Adorei os posts, como sempre.
    Linda mensagem dessa fábula, não é? Quanto ao menino, nem fale...perdi o sono. Uma covardia.

    Um beijo, meu amigo querido.

    ReplyDelete
  15. Verdade, Angela. Só que, lamentavelmente, há quem nem tenha coração. Como os "assassinos" desse menino.
    Fiquei tão indignada que já envie até e-mail para o governo de Pernambuco pedindo que façam justiça. Que peguem esses bandidos, que, de repente, também são vítimas da sociedade, mas têm que pagar pelo que fizeram.
    Um beijo, amiga , e obrigada por sua presença e pelo seu belo comentário.

    ReplyDelete
  16. Bonito o texto que li
    E digo sem "rodeio"
    A chave do coração
    Deve estar sempre há mão
    E se possivel ao meio

    Porque se o coração,
    Se abre mesmo por dentro
    Somos nós que o abrimos
    E às vezes nem sentimos
    Fazemo-lo em pensamento

    É por isso que se diz:

    " O coração e os olhos
    São dois amigos leais
    Quando o coração está triste
    Logo os olhos dão sinais"

    Os teus olhos, também deram sinais pelo menino.
    A vida é assim Lau, atraiçoa-nos de vez em quado.

    Grande beijinho
    áurea

    ReplyDelete
  17. Olá Lau!Lindo poema, as vezes por medo ou desconfiança optamos por não usar esta chave e ela acaba caindo no esquecimento o que é uma pena.Quanto ao garoto é lamentável o que aconteceu e espero que alguém tome uma providência.Um beijo da Gauchinha.

    ReplyDelete
  18. Olá Àurea, tudo bem? Também gostei dessa parábola. Seus versos dizem tudo.
    " O coração e os olhos
    São dois amigos leais
    Quando o coração está triste
    Logo os olhos dão sinais"

    Os meus aprenderam a falar cedinho, cedinho.[rs]

    Um beijinho e obrigada pela alegre e sempre bem-vinda visita.

    ReplyDelete
  19. Oi Denise gauchinha, como vai POA?
    Está fiscalizando direitinho?[rs]
    É verdade,Denise, essa chave deve ficar sempre às mãos, não é ?
    Quanto ao menino, não gosto nem de imaginar como deve estar essa mãe.

    Um beijinho e obrigada por sua presença.

    ReplyDelete
  20. Oi poeta amigo, obrigada pelo carinho. Outro beijo pra você e um dia super inspirado.
    Bye

    ReplyDelete
  21. Oii. Que linda estória! Ainda bem que as pessoas podem bater a porta ao menos neh, senao como eu vou saber a hora de abrir a porta. Mas vou me esforçar para deixar sempre ab..nao, entreaberta! rs Bjuu!

    ReplyDelete
  22. É por causa dessa" falha" que muitos corações continuam fechados... e não há meio de os podermos abrir...
    Um anjo võou mais cedo para o céu, só porque teve a ousadia de sonhar mais alto...
    Um beijo a boa semana
    Graça

    ReplyDelete
  23. Duplo Díptico

    Para este a vida não foi feita
    para ser guardada num cofre.
    Guardada dentro dele, a vida
    é presença que em tudo explode.

    É como um nó: se indesatável
    e indigerível, um nó caroço.
    Essa vida, na sua vida,
    é um nó caroço, duro de osso.

    De osso: mas caroço e explosivo,
    com toda a explosão da semente,
    levando sua planta futura
    viva e mais, latejadamente.

    Se este descuida a menor freta
    a vida explode, extravasada,
    como a explosão de uma romã
    que em espanhol se diz granada.

    Apesar da chave ser uma imagem bela e sugestiva, procurei apoio em João Cabral de Melo Neto, para incluir uma aba explosiva, presa, ligada por dobradiças.
    Certo de que ela não mudará nada na essência, mas abrirá uma perspectiva de que o tempo da chave é um só e certo; a era da explosão chegará, cedo ou tarde. Lau, ficou excelente o seu texto, reflexivo e cantante; obrigado. Beijos, sempre.

    ReplyDelete
  24. Olá Rê, bom dia! Deixe pelo menos a porta encostada.{rs]Desculpe não ter respondido ontem.

    Um beijo

    ReplyDelete
  25. Oi Graça, é amiga...o mais grave é que há quem não se preocupe em corrigir essa falha a que você se refere.

    Mais uma estrelinha no céu, com certeza.
    Um beijo e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  26. Oi Djabal, e você fez uma bela e emocionante escolha.E ter João Cabral e você aqui é um prazer imenso.Eu faço das suas, as minhas palavras: "Djabal, seu comentário ficou reflexivo, cantante e super oportuno. Valeu, meu amigo.

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  27. Peço desculpas aos amigos Renato, Graça e Djabal pela demora na réplica aos gentis comentários. Problemas logísticos me impediram de acessar o blog.

    Beijoss

    ReplyDelete
  28. Olá Lau,
    Um bom dia para si, Olho foram daqui do seu blog,duas pessoas maravilhosas ao meu cantinho,o António Campos,que já é meu seguidor, eu dele, e a Áurea, que não consigo dar com ela possivelmente
    não deve ter blog, se souber onde é que ela mora
    diga-me alguma coisa por favor.
    Obrigada
    Um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  29. Olá José querido,tudo bem? Que legal, José, fico super feliz de ser uma agente multiplicadora de boas amizades. O Tricolor, como chamo o Antonio, e a Àurea, são pessoas maravilhosas. Pena que não os conheço pessoalmente. Mas um dia nos conheceremos. O Tricolor, você já sabe, é do Brasil, de Porto Alegre, um estado muito bonito. Mas a Áurea é sua "patrícia". Ela é de Portugal. Ela ainda não tem um blog. Mas tenho certeza que ela lerá o que você escreveu aqui. Ela me dá o maior prazer sendo minha visita diária.
    É muito bom "agregar", não é José? Lamentavelmente não são todos que pensam assim. Mas nós pensamos e é o que interessa, não é José?

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  30. Muito obrigada Lau...és um amor!!!
    Eu já respondi ao José e irei passar, sempre que tenha tempo no blog dele também.
    Beijinho para os dois.
    Áurea

    ReplyDelete
  31. Oi Lau!
    Apesar de estar um pouco afastado da net - por decisão pessoal e em função dos últimos temporais que têm sido desabados sobre o Sul de Minas - não dá pra ficar sem ler os ótimos posts com os quais você sempre nos brinda, querida amiga.
    Fábula perfeita para provocar nos seres humanos o questionamento sobre como (e para quem) permitir que o coração gire a sua chave. Perfeito. Parabéns pela escolha.
    Um beijão com o desejo de que o seu Carnaval seja repleto de pura alegria!

    ReplyDelete
  32. Oi Dalton!! É ...realmente não tenho visto você por aqui.Senti falta de seus comentários sempre oportunos, poéticos e inteligentes. Respeito sua decisão e ando pensando também em dar uma reduzida. Aliás, ultimamente, por falta de tempo, não tenho retribuído as visitas dos amigos e me sinto péssima. Mas não dá... ou você publica ou visita a todos os amigos.
    E quando se está sem tempo fica difícil, não é?
    Quanto aos temporais ,aqui também temos sido brindados com alguns. Nos últimos dias,quem tem incomodado e, muito,é o calor. Está insuportável.
    Em relação à fábula, achei bem singela e reflexiva. Concordo com você sobre o "como" e "para quem" girar a chave do coração. Bem filosófico, hein?
    Obrigada pela visita. Venha sempre que puder.

    Um beijo e um bom "descanso de Carnaval" pra você. [rs]

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)