Duvido que haja alguém que não lembre de boatos que pairaram sobre nossas cabeças por muitos meses ou estações. O Boato está em todos os lugares e em toda as esferas de nossa vida social. Ele é o mais antigo dos meios de comunicação de massa. Antes mesmo de existir a escrita, o "ouvir-dizer" era o único veículo de comunicação na sociedade.
O boato veiculava as informações, fazia e desfazia as reputações, precipitava motins ou as guerras. O aparecimento da imprensa, em seguida o do rádio, e, enfim, a explosão do audiovisual não conseguiram , entretanto, fazê-lo desaparecer. O público continuava a buscar informações através do "ouvi-dizer". E continua...
Muitas vezes ele é revezado na mídia. Eu diria até que o verbo revezar é insuficiente nesse caso: o boato é acelerado e autorizado. O efeito de aceleração é tão grande que ele penetra nas nossas casas e acaba ocupando o status de verdadeiro.
E foi isso que uma parte da imprensa brasileira fez, por ocasião da agonia do presidente Tancredo Neves, quando adoeceu na véspera de sua posse, pondo fim a vinte e um anos de ditadura militar. (lembro tanto de meu pai nesse dia).
Essa coincidência incrível fomentou os boatos. Conclusão: a imprensa armou o que se chamaria a "novela presidencial", dando "informações" para alimentar o "ouvi-dizer" que haveria alguma coisa escondida atrás da inesperada doença do presidente.
Lembro, perfeitamente, de uma passagem em que a revista Fatos & Fotos, equivalente a Newsweek, analisou uma foto do presidente Tancredo sendo removido numa maca e concluiu que era falsa: aquele não era o presidente. E não pararam por aí, chegando a envolver até a jornalista Gloria Maria, da TV Globo, em mil especulações.
Essa introdução foi para dizer a vocês que (boato ou não) recebi esse vídeo de uma amiga que trabalha na editoria de saúde de um jornal carioca, com um recadinho: "estou te enviando antes que ele saia do Youtube". Aí, resolvi trazer para o blog e compartilhar com os amigos que me visitam. Se bem que nesse vídeo "que muitos estão chamando de boato", aparece a fonte...
De repente, alguns de vocês até já assistiram . Pelo sim ... pelo não, pluguei minhas antenas naquela famosa máxima: "todo boato tem um fundo de verdade". Ou toda verdade tem um boato? rsrs Tem mesmo??
Lau, o boato nada mais é que uma fofoca querendo ser uma coisa verdadeira. Ainda nao ouvi um boato bom. Os boatos sempre trazem falsas noticias ruins, querendo atingir alguem ou fato. Boato é maledicência. Hoje em dia se acredita em qualquer coisa. Muito ruim isso. Está um disse me disse danado com relação aos mais variados assuntos. na época da faculdade, espalhávamos boatos em nosso interesse, tipo: a questão tal da prova qual vai ser anulada. Pura necessidade de anulação da dita, uma vez que nao havíamos estudado direito para a prova.
ReplyDeleteExiste um boato que o mundo acaba em 2012. Ainda longe. Estes boatos tem sempre um interesse por tras, e as vezes até na frente mesmo!!!!!!
Abraço!!!!!
Boa dia amiga Lau
ReplyDeleteSim já tinha conhecimento desse "boato", ou não".
No entanto, concordo plenamente contigo que em todo boato há um fundo de verdade e em toda verdade tem um boato. Os presupostos psicanalíticos demonstram que "Toda verdade contém uma mentira, assim como toda a mentira possui uma verdade".
Estava com saudades de poder estar em contato contigo, mesmo por essa via.
Tu tens uma produção intensa e eu não consigo acompanhar, às vezes leio mas não há tempo para deixar meu comentário.
Beijos e essa é a melhor época para estar na Serra Gaúcha. Está aí o Festival de cinema.
Bom dia senadora concordo com quem diz que são boatos mas que podem ai ter inseridas algumas verdades. O triste é que de entre um boato e outro quem sofre é o povo. Com dizia o personagem do Chico fazendo o papel de um político: o povo que se exploda. Mas a minha vizinha Salete tem razão e subirei a serra para pelo menos por um dia ver algumas estrelas do nosso cinema e Tv.
ReplyDeleteOlha, eu nao sou um cetico com relação a estas armaçoes. Porem, assistindo o video pela terceira vez, a unica coisa palpavel que o cidadão apresenta, é que as açoes da empresa fabricante de uma possível vacina subiram, o que me parece razoável de acontecer. O resto, são as argumentaçoes tipicas de americanos, cheias de tecnicismos, explicaçoes excessivamente detalhadas, o que já é um mal sinal. Se voce for pesquisar na internet este tipo de coisa, vai achar os mais variados lunaticos, falando com uma autoridade impressionante, mas semnunhuma prova razoavel, que possa ser levada em consideração.
ReplyDeleteAbraço!!!!!!!!!!!
Não creio que seja um boato risível aquele que diz do interesse de uma empresa em vender mais, seja qual for a causa, a necessidade ou o motivo que deva ser apresentado. Não sei se , de fato, a ação subiu ou não, mas que a capacidade inventiva e vendedora dos empresários e vendedores, de uma forma geral, é inesgotável. "No matter what." Dessa forma, verdadeiro ou não, ele é muito razoável de se pensar. Eu já havia ouvido algo nesta direção. Infelizmente. Beijos.
ReplyDeleteÉ minha cara Lau!
ReplyDeleteBoato dos tempos modernos ou não, eu fico com o pé atras.
Que tem gente se beneficiando, não tenha dúvida. Olha as ações subindo!!!
Abraço lau!
De uma certa forma, sim, Carlos. A fofoca refere-se ao objeto do boato ou do rumor.A fofoca (odeio) é mais em relação às chances e desgraças das pessoas,concorda?
ReplyDeleteDizem que os boatos surgem em razão de um erro de interpretação de mensagem. Igualzinho a fofoca.rssr Vc diz uma coisa e o fofoqueiro, linguarudo, que não tem o que fazer -um "loser"- passa outra.rsrs
Carlos, mas uma coisa vc não pode negar.As mulheres sooooofrem com os boatos. Se sofrem... A associação boato-mulher está na cultura popular. O Coisas Pessoais deveria abordar esse assunto, já que ele é o "protetor" das mulheres.Deus me livre!!!rsrsrs
Beijos e obrigada pela visita;.
Oi Sally querida!! Tudo bem, né? Que bom que vc concordou comigo.rs Vc deve concordar, então, que a psiquiatrização do boato é a consequência direta de se reconhecer um fato crucial? É interessante, não é? A falsa informação(não me refiro a esse vídeo, seria aético) é divulgada na vida social exatamente como uma informação verídica . Como partimos do princípio que a vida social baseia-se na confiança, a gente passa a acreditar. É complicado. So vc pra esclarecer essa confusão que fiz.rsrs.
ReplyDeleteMas que eu adoro essa interação, sem dúvida.Amo!!!
Um beijinho e apareça sempre.
Sally, esqueci de comentar sobre a delícia das serras gaúchas. Nem fale... Mas esse ano vou "ter que" pairar em outras serras. Depois te conto .Adoraria estar aí, mas...
ReplyDeleteBeijos
Nobre senador Antonio Campos, poeta Tricolor dos Pampas, estou de pleno acordo em relação ao boato. Agora...já que vi não é boato o que dizem dos senadores. Vc vai abandonar o senado e subrir a a serra para ver "estrelas"???rsrs É por isso que esse "senado" está do jeito que está. "Vc vai "digerir" algumas delícias gaúchas e "engolir" uns goles dos vinhos da terra???rsrsrs
ReplyDeleteUm beijo, Tricolor. Dia 20 está chegando, hein.Vamos comemorar esse anmiversário.
Mas não é Carlos??? Dá pra desconfiar. Se bem que todos nós sabemos que "vírus" são fabricados em laboratórios. Esqueceu da minha PHD? Metida, eu, né? Não é não. É reconhecimento do esforço e de muita dedicação da minha princesa.Depois te conto a opinião dela.rs
ReplyDeleteBeijos
"No mater what" . Eu também ouvi, li, arquivei e venho acompanhando por força das circunstâncias.rsrs
ReplyDeleteDjabal,a minha filha, nessa semana, atendeu mais de 10 com sintomas... na cidade em que ela vive. Até então não havia surgido um caso. É preocupante , pois com a temperatura do jeito que está... Agora mesmo falei com ela . Está um calor de 40. Imagine no inverno o que irá acontecer. Muito triste.
Um beijo, amigo, e obrigada
Olá Mariano!!! Ficamos com a pulga atrás da orelha, não é Mariano? Não somos nós quem estamos espalhando boatos ou afirmando nada. O vídeo está aí e a fonte aparece, logo...
ReplyDeleteEstamos vivendo num mundo em que tudo é possível, infelizmente.
Um beijo, amigo querido.
Lau, creio que boato (assim como a fofoca) é uma atividade desprezível, oriunda de almas sem escrúpulos e desprovidas de qualquer lampejo ético.
ReplyDeleteEntretanto, temos que conviver com ele pois o mundo está cada vez mais carregado de pessoas portadoras dessas imperfeições.
Um beijo!
Exatamente, mestre Dalton. É o resultado de se pertencer a um grupo social, no qual são divididas as opiniões, os valores, as atitudes...
ReplyDeleteO mais lamentável e repulsivo, na minha opinião, é a propagação do boato. Mas isso é um assunto muito longo. Não daria para discutirmos aqui, lamentavelmente. Mas é interessante. São tantos os boatos: no marketing, financeiros, político e etc...Eu escrevi um capítulo na monografia da minha pós em Assessoria de Imprensa sobre esse fenômeno. Boato no serviço público é que o mais existe. Mas com toda rejeição o boato é a/o mídia mais antigo do mundo.
Um beijo carioca pra você e obrigada por sua visita.
Lau, também recebi esse vídeo, e, quer saber? Acredito... infelizmente, acredito. E não entendo o porquê da imprensa, que tanto coloca todo mundo em pânico, nem comentar esse tipo de coisa... Mesmo que fosse só pra citar, que isso está rolando na internet... Não era necessário provar nada, uma vez que quem tem que se responsabilizar é quem colocou o vídeo lá. Parece que tudo nas nossas vidas é orquestrado mesmo, para benefício de alguns...
ReplyDeleteTriste demais isso, não?
Beeeijos!!!
Analú :)
Olá Ana!! Tudo bem? Como disse no meu post,recebi esse vídeo de uma amiga que "mexe" com essas matérias. Há coisas estranha por trás desses boatos ou não boatos, sabemos. Infelizmente, estamos vivendo num mundo cruel e traiçoeiro.
ReplyDeleteUm beijo e cuide-se.